Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

15/08/2017

Professora participa de evento internacional sobre cana-de-açúcar

Professora Gisele de Aquino, do Departamento de Agronomia

A professora Gisele de Aquino, do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), é uma das palestrantes convidada para a 25ª edição da Fenasucro & Agrocana, considerada a maior feira do setor da cana-de-açúcar em todo o mundo, que será realizada entre os dias 22 a 25 de agosto, em Sertãozinho (SP), com a expectativa de reunir mais de 35 mil visitantes, inclusive autoridades de 41 países.

A professora irá palestrar sobre Cana transgênica - gene NPK1: impactos no desenvolvimento e na produtividade da cultura no painel que tem como tema principal Cana Transgênica, um passo à frente na produtividade. Os resultados que serão apresentados são decorrentes de projeto de pesquisa desenvolvido pelo Departamento de Agronomia em parceria com o IAPAR e UFPR. Dentre os fatores que afetam a produtividade da cana, o déficit hídrico é uma das principais causas de prejuízo por afetar o desenvolvimento da cultura.

De acordo com a professora Gisele de Aquino, o gene NPK1 ativa o metabolismo que ajuda a proteger a planta contra os danos ocasionados pela falta de água. Esse gene já foi inserido com sucesso no milho, obtendo resultados satisfatórios, pois plantas sob déficit hídrico apresentaram tolerância à seca e aos extremos de temperatura. O estudo desenvolvido pelos pesquisadores foi o primeiro a inserir o gene NPK1 na cana.

"O trabalho foi iniciado e agora estamos avaliando o impacto no desenvolvimento e produtividade. Os resultados são preliminares, mas já têm nos deixado otimistas porque apontam que será uma tecnologia promissora para melhoria no desenvolvimento e aumento de produtividade", afirma a professora. O estudo foi desenvolvido em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e com o professor João Bespalhok, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).