Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

21/07/2017

Edital da Capes seleciona projetos conjuntos de pesquisa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga o Edital n° 28/2017, referente ao Programa CAPES-FCT, que selecionará projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e portugueses vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa, públicas ou privadas, com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico. O Programa visa fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado sanduíche e pós-doutorado. A inscrição das propostas poderá ser feita até o dia 22 de setembro de 2017.

De acordo com o edital, o programa selecionará até 10 projetos conjuntos de pesquisa, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. Serão aceitas propostas das seguintes áreas do conhecimento: Ciências do Espaço (ex.: Engenharia Aeroespacial, Meteorologia, Climatologia, Astronomia); Transportes (ex: Infraestrutura, Planejamento, Organização e Engenharia de Transportes e tráfego urbano), Direito, Ciências da Informação, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Ciências Ambientais e Farmacologia.

Inscrições - As inscrições serão gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos, dentro dos prazos estabelecidos no Edital. O link está disponível na página do Programa capes.gov.br.

São itens financiáveis no âmbito do programa: Recursos de manutenção do projeto de até R$10.000,00; Missões de trabalho, consistindo, cada uma, na concessão de auxílio deslocamento, auxílio referente a seguro saúde ou seguro viagem e auxílios diários voltados à viagem internacional para um docente/pesquisador doutor da equipe brasileira oficialmente incluído no projeto; além das missões de estudo e outros benefícios previstos no edital. A CAPES será responsável pelo repasse de recursos, incluindo bolsas de estudos e pesquisa, auxílios e verba de custeio somente para a equipe brasileira do projeto.

(Com informações da CAPES)