Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

19/07/2017

Prêmio Sercomtel de Inovação é direcionadao aos universitários

O Sindicato da Indústria de Software do Paraná (SINFOR/PR) e a SERCOMTEL - empresa de telecomunicações do Norte do Paraná lançam a segunda edição do Prêmio Sercomtel de Inovação. O objetivo é incentivar a criação de projetos e pesquisas no Paraná na área de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC). As inscrições iniciam dia 1º de agosto e vão até dia o dia 18 de setembro de 2017.

O Prêmio é voltado exclusivamente para o público universitário do Paraná formado por graduandos do último ano de todas as áreas ou graduados com trabalhos de conclusão de curso apresentados entre os anos de 2014 e 2016 que não tenham recebido premiações. Poderão participar trabalhos individuais ou em grupo de até cinco pessoas. Três trabalhos serão premiados com base na relevância do tema, consistência e viabilidade técnica, aplicação prática e potencial inovador.

O primeiro colocado recebe R$ 12 mil, sendo R$ 7 mil para os autores e R$ 5 mil para o orientador; o segundo lugar ganha R$ 8 mil, sendo R$ 5 mil para os autores e R$ 3 mil para o orientador; e o terceiro recebe R$ 4 mil, sendo R$ 3 mil para os autores e R$ 1 mil para o orientador. Os trabalhos devem ser enviados através do formulário de inscrições disposto no endereço www.premiosercomtelinovacao.com.br, onde está também o regulamento com detalhes para a inserção do conteúdo.

Os finalistas terão seus trabalhos expostos durante a ECO-TIC 2017 - Smart Cities, o maior evento de tecnologia da informação e comunicação do país que será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, na Sociedade Rural do Paraná, em Londrina. A divulgação dos vencedores e a premiação dos três trabalhos classificados acontecem durante o Jantar de Confraternização do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina, no dia 21 de outubro.

O Prêmio é o primeiro do gênero no Paraná. A primeira edição, que aconteceu em 2016, recebeu 46 inscrições de projetos de todo o Estado. Foram premiados trabalhos da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, e Faculdade Guairacá - Guarapuava.

Roberto Nishimura, presidente da SERCOMTEL Participações e do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação (APL - TIC), destaca o mérito da iniciativa. "Mesmo que os participantes não saiam vencedores, terão a oportunidade de apresentarem seus projetos e despertarem o interesse do mercado. O Prêmio é uma excelente oportunidade para os alunos recebam reconhecimento externo. É uma porta que se abre para que ideias acadêmicas se transformem em projetos para o mercado", diz.

Para Marcus von Borstel, presidente do SINFOR - PR, a maior relevância do Prêmio está na interação do setor de TIC com a academia. "O Prêmio contemplará projetos que se aplicam ao uso comercial, gerando mais inovação e tecnologia aplicada. Desta forma, teremos mais profissionais empreendedores e com conhecimentos de mercado. A nossa expectativa, nessa segunda edição, é obter um número ainda maior de projetos inscritos e ampliar a visibilidade dos trabalhos acadêmicos para o setor", completa.

Mais informações e o regulamento completo estão disponíveis no site www.premiosercomtelinovacao.com.br. Inscrições e envio de trabalhos devem ser feitos diretamente no Portal.

2º Prêmio Sercomtel de Inovação.

Inscrições: de 01 de agosto a 18 de novembro de 2017.

(Com informações da Assessoria do Sercomtel)