Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

18/07/2017

Professores do CCE falam sobre programa R em Lavras

Os professores Mariana Ragassi Urbano e Rodrigo Rossetto Pescim, do Departamento de Estatística, do Centro de Ciências Exatas (CCE), participam nos próximos dias 24 e 28 deste mês em Lavras (MG) da 62ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e do 17º Simpósio de Estatística Aplicada a Experimentação Agronômica (SEAGRO). Os professores irão ministrar curso, cujo tema é "Learning R, in R: Como desenvolver cursos para o ensino de estatística usando o pacote swirlify".

Com o objetivo de contribuir com as pesquisas da RBras, a professora Mariana Urbano vai falar sobre o software R e o site CRAN (Comprehensive R Archive Network). O R é um software livre e gratuito, que pode ser usado para realizar diversos tipos de análises. Os recursos são disponibilizados na forma de 'pacotes'.

"A vantagem do R é que os recursos são desenvolvidos pelos próprios usuários, como alunos, professores, pesquisadores da área, na forma de pacotes, e estes são disponibilizados de forma gratuita no site CRAN, para que toda a comunidade científica tenha acesso aos pacotes", explica a professora Mariana Urbano. O objetivo do curso é mostrar o desenvolvimento do curso, usando o pacote swirlify de tal forma que o uso do software R fique mais fácil.

O tema geral da 62ª Reunião Anual da RBras e do 17º SEAGRO é "Desafios recorrentes da estatística aplicada: a informação em tempos de big data". A organização é do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O programa científico visa aspectos da modelagem e análise estatística, incluindo desenvolvimento metodológico, aplicações e métodos computacionais na Experimentação Agropecuária, Bioestatística, Estatística Genômica e Bioinformática. Fazem parte dos eventos minicursos, conferências, sessões temáticas, além de sessões orais e pôsteres para apresentação de trabalhos científicos.

A RBras é uma Sociedade Científica Internacional sem fins lucrativos, de caráter cultural e científico, e representa uma das regiões da International Biometric Society (IBS), direcionada aos pesquisadores que trabalham com os aspectos matemáticos e estatísticos das pesquisas desenvolvidas em Biologia, Medicina, Ecologia, Análise de Riscos, Geografia, Agronomia, Economia e áreas afins. A RBras é um evento anual e o SEAGRO um evento bianual.