Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

18/07/2017

Camerata, Banda Marcial e Banda Sinfônica são atrações do 37º FIML

Camerata do 37º FIML tem a regência do alemão Gustav Frielinghaus (Foto: Elvira Alegre/ Rubem Vital)

Três grupos do 37º FIML e de jovens músicos sobem ao palco do Cine Teatro Universitário Ouro Verde nesta terça-feira (18) em um concerto aberto ao público, com início às 20h30: a Camerata do 37º FIML, a Banda Marcial do Colégio Estadual Marcelino Champagnat e a Banda Sinfônica do Festival.

A Camerata do 37º FIML abre o concerto e é formada por 40 estudantes das aulas de instrumentos de cordas e sopros e vem sendo preparada pelo professor alemão, o violinista Gustav Frielinghaus. O programa que o grupo apresentará será a "Sinfonia para Cordas nº 10", de Félix Mendelssohn, um "Divertimento", de W.A.Mozart e "Concertino para Flauta solo e Camerata Op. 107", de Cécile Chaminade. A peça de Chaminade terá como solista a estudante de flauta transversal, Gabriela Gaspar Maurício. A regência será do estudante, Akihiro Nakajima, aluno do maestro Daisuke Soga.

Após a Camerata, a tradicional Banda Marcial Champagnat se apresenta com seus dobrados e um repertório variado. A Banda Marcial tem 45 instrumentistas e é comandada pelo maestro Gilberto de Queiroz. A vibração de seus metais e percussão são resultado de um trabalho de inclusão desenvolvido pela associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Marcelino Champagnat.

A Banda Sinfônica do 37º FIML fecha o concerto. É formada por 45 músicos, estudantes de instrumentos de sopro e percussão do FIML, participantes do curso de "Prática de Banda Sinfônica", ministrado pelo professor e maestro Lélio Alves, regente do grupo no concerto. O repertório eclético traz um "popurri" de músicas de Michael Jackson e de Frank Sinatra - Frank in Concert -, entre elas New York e My Way. No programa ainda "Carinhoso" de Pixinguinha, a marcha "El Capitan", de John Philip Sousa e a peça erudita "Africata", de Quincy Hillard.

Confira a programação completa do FIML no endereço http://www.fml.com.br/.

Serviço

Concerto: Camerata do 37º FIML/Banda Marcial Marcelino Champagnat/ Banda Sinfônica do 37º FIML

Quando: Terça-feira (18), no Cine Teatro Universitário Ouro Verde (Rua Maranhão, 850, às 20h30.

Ingressos: Gratuito. Necessário retirar o ingresso nas bilheterias do Shopping Royal Plaza (Rua Mato Grosso, 310), das 10 às 18 horas, após somente na bilheteria do Teatro Ouro Verde.