Londrina, Segunda-Feira, 23 de Janeiro de 2017 -  Busca

06/09/2013

Palestra aborda o estresse e transtornos afetivos posssui-foto

O estresse e os transtornos afetivos resistentes ao tratamento foram os assuntos em destaque na palestra do professor Mário Juruena, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), que ocorreu nesta sexta-feira (06/09), no Centro de Ciências Biológicas (CCB) e reuniu professores e alunos do curso de Psicologia da UEL. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa em Psicologia, coordenado pelo professor Célio Estanislau, do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, do CCB.

Conforme colocou o professor Mário Juruena, episódios de estresse podem desencadear quadros graves de depressão. Segundo ele, a depressão é considerada uma das doenças mais incapacitantes da atualidade, resultado de influências do ambiente, além de fatores de vulnerabilidade e a pré-disposição para quadros depressivos. “O estresse gera uma espécie de curto-circuito no organismo e sobrecarrega o estado emocional do indivíduo”, completou.

“Pacientes com histórico de estresse precoce têm mais chances de sofrer de quadros depressivos”, apontou. O professor defendeu que situações de estresse na infância, com casos traumáticos de abuso físico, emocional e sexual, interferem diretamente no desenvolvimento do sistema nervoso do indivíduo. “As mulheres têm mais risco de desenvolver a psicopatologia”, destacou.

Além da tristeza, outros sintomas indicam um quadro depressivo, entre elas, a perda de interesse pelo trabalho, alterações do sistema nervoso, perda de apetite e alterações no sono. “De cada dois pacientes com depressão grave, apenas um consegue alcançar resultados no tratamento”, apontou o professor. Mário Juruena alerta que além da abordagem junto à pessoa depressiva, o tratamento da depressão envolve também a família, e mais a associação de psicoterapia e medicamento.

O professor da USP destacou dois tipos de depressão. A depressão melancólica, em que a pessoa fica sem energia, perde o apetite e adquire insônia e angústia. Já a depressão atípica causa fome, fissura por doces e sono excessivo.

Mário Juruena é coordenador do Programa de Assistência, Ensino e Pesquisa de Estresse e Doenças Afetivas do Hospital de Clínicas da FMRP. Além de professor da pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Mário Juruena é membro revisor da Organização Mundial de Saúde, no Grupo de Transtornos do Humor e Ansiedade e membro de honra do Instituto de Psiquiatria do Kings College London.

O professor da USP desenvolve atividades de ensino, formação e capacitação de Recursos Humanos, além de planejamento e consultoria na área de Saúde Coletiva, com ênfase em saúde mental, psiquiatria, psicofarmacologia e neurociências. Ele acumula centenas de artigos publicados em períodos nacionais e internacionais.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

17h59 UEL oferece 600 vagas pelo SISU
  17h58 Cops disponibiliza Cartão Informativo do concurso da Câmara Municipal
  10h01 UEL forma mais de 200 profissionais em solenidade posssui-foto
  12h56 UEL recebe vice-reitor da Universidade Estadual de MS posssui-foto