Londrina, Domingo, 30 de Abril de 2017 -  Busca

03/05/2013

Assembleia suspende greve no HU e UEL

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (3) pela manhã, no Hospital Universitário, os servidores técnico-administrativos da UEL suspenderam a greve aprovada no início desta semana contra a exigência de cumprimento de carga horária semanal de 40 horas, como prevê a Lei Estadual 17.382 de 2012.

Os servidores aceitaram solicitação do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), Alípio Leal, em encontro mantido nesta quinta-feira (2) com dirigentes das Universidades e dos Sindicatos, em Curitiba, para que suspendessem a paralisação até que o governo encontre uma solução que atenda a 12 categorias dos agentes universitários, que tem direito a jornadas diferenciadas, como enfermeiros, radiologistas, cirurgiões dentistas, assistentes sociais e jornalistas, entre outros.

Os servidores da UEL voltam a se reunir em assembleia, na próxima terça-feira (7), quando esperam uma resposta por escrito, oficializando a jornada de trabalho atual até que o governo estadual possa fazer alterações na Lei 17.382.

Em e-mail encaminhado na noite desta quinta-feira, à Assuel-Sindicato, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, salienta que a adequação da carga horária não pode ser feita por dispositivo administrativo simples, que suspenda a exigência legal.

"Esta Secretaria e a Secretaria de Governo vão envidar todos os esforços, juntamente com as demais áreas do governo, para buscar uma solução para as questões apresentadas especialmente no que diz respeito à regulamentação da jornada de trabalho diferenciada nos termos do previsto parágrafo 4 da Lei 17.382/2012", escreveu Alípio Leal. O secretário ainda afirmou que o governo estadual mantém o compromisso de diálogo sobre os temas de interesse das categorias profissionais que possam ser implementados, respeitando a capacidade econômico-financeira do Paraná.

Na assembleia geral realizada no final da manhã desta sexta-feira (03/04), no anfiteatro da Morfologia/CCB, no Campus da UEL, foi aprovada a suspensão da greve até a próxima terça-feira, dia 7. A categoria vai aguardar comunicado da SETI, autorizando os funcionários a fazer a carga horária diferenciada até julho, prazo que a comissão tem para apresentar uma solução para as categorias que tem jornada regulamentada por legislação Federal.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

16h04 Universidade terá recesso em 1º de maio
  17h23 Workshop debate nova Lei sobre resíduos sólidos
  10h16 Estudantes de Economia arrecadam alimentos

JORNAL NOTÍCIA - 22 de fevereiro de 2017