Londrina, Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2017 -  Busca

03/05/2013

Assembleia suspende greve no HU e UEL

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (3) pela manhã, no Hospital Universitário, os servidores técnico-administrativos da UEL suspenderam a greve aprovada no início desta semana contra a exigência de cumprimento de carga horária semanal de 40 horas, como prevê a Lei Estadual 17.382 de 2012.

Os servidores aceitaram solicitação do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), Alípio Leal, em encontro mantido nesta quinta-feira (2) com dirigentes das Universidades e dos Sindicatos, em Curitiba, para que suspendessem a paralisação até que o governo encontre uma solução que atenda a 12 categorias dos agentes universitários, que tem direito a jornadas diferenciadas, como enfermeiros, radiologistas, cirurgiões dentistas, assistentes sociais e jornalistas, entre outros.

Os servidores da UEL voltam a se reunir em assembleia, na próxima terça-feira (7), quando esperam uma resposta por escrito, oficializando a jornada de trabalho atual até que o governo estadual possa fazer alterações na Lei 17.382.

Em e-mail encaminhado na noite desta quinta-feira, à Assuel-Sindicato, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, salienta que a adequação da carga horária não pode ser feita por dispositivo administrativo simples, que suspenda a exigência legal.

"Esta Secretaria e a Secretaria de Governo vão envidar todos os esforços, juntamente com as demais áreas do governo, para buscar uma solução para as questões apresentadas especialmente no que diz respeito à regulamentação da jornada de trabalho diferenciada nos termos do previsto parágrafo 4 da Lei 17.382/2012", escreveu Alípio Leal. O secretário ainda afirmou que o governo estadual mantém o compromisso de diálogo sobre os temas de interesse das categorias profissionais que possam ser implementados, respeitando a capacidade econômico-financeira do Paraná.

Na assembleia geral realizada no final da manhã desta sexta-feira (03/04), no anfiteatro da Morfologia/CCB, no Campus da UEL, foi aprovada a suspensão da greve até a próxima terça-feira, dia 7. A categoria vai aguardar comunicado da SETI, autorizando os funcionários a fazer a carga horária diferenciada até julho, prazo que a comissão tem para apresentar uma solução para as categorias que tem jornada regulamentada por legislação Federal.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

15h21 Curso Especial Pré-Vestibular abre inscrições dia 6 posssui-foto
  09h11 Universidade americana oferece oportunidade de estudos para mulheres