Londrina, Segunda-Feira, 03 de Outubro de 2022 -  Busca

30/07/2008

Diretores de ONG pedem apoio do Museu posssui-foto

Estela Okabayaski Fuzii, Angelita Marques Visalli, Paulo HenriqueMartinez e Chico Guariba

A diretora do Museu Histórico de Londrina, professora Angelita Marques Visalli, recebeu a visita de diretores da Organização Não Governamental Ecofalante, de São Paulo. A ONG, entidade sem fins lucrativos, está produzindo, em parceria com a Associação para as Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa para o Brasil e a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social uma série de cinco documentários para TV e DVD, dentro do projeto Histórias da Imigração Japonesa - 100 Anos. Cada documentário terá 24 minutos, com histórias que envolvem os 100 anos da Imigração Japonesa.

A visita teve como objetivo solicitar o apoio cultural do Museu Histórico de Londrina para o projeto, através de materiais de pesquisa e indicação de possíveis personagens a serem entrevistados.

Segundo Chico Guariba, diretor e produtor da série, Jorge Guedes, diretor de produção e Paulo Henrique Martinez, professor de História da UNESP – Assis/SP, é de grande interesse para o projeto, anexar e captar diversas imagens e depoimentos da cidade de Londrina relativas ao tema da Imigração Japonesa.

Participaram da reunião a professora Maria Fusako Tomimatsu, do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa que integra a Assessoria de Relações Internacionais da UEL; a professora Estela Okabayaski Fuzii, diretora do Departamento Dekasegui e assessora do Departamento Internacional da Aliança Brasil-Japão do Paraná; Toshihiko Tan, vice-presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná e vice-presidente da APAEX - Associação Paranaense de Ex-Bolsitas, além de funcionários do Museu ligados ao Setores de Imagem e Som e Biblioteca e Documentação.

Segundo os diretores, a intenção é iniciar os trabalhos de filmagem, entrevistas e depoimentos no final de agosto e início de setembro. Em contrapartida para essa importante iniciativa, o grupo se propôs a doar os filmes editados ao Museu e também fará constar nos créditos dos filmes o nome da instituição, a título de agradecimento especial.

Portal O Perobal

Jornal Notícia