Representantes do COEP se reuniram na PROEX para conhecer atuação da UEL
Os projetos de extensão e outras ações de cidadania e promoção social desenvolvidas pela UEL serão divulgados no site do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – COEP.
Representantes do Comitê, Patrícia Baldarelli e Luiz César Vieira Tavares, estiveram hoje à tarde na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), para conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição e divulgar a atuação do COEP. Eles se reuniram com José Roberto Hoffmann (diretor de Acompanhamento Administrativo), José Roberto Pinto de Souza (Diretor de Planejamento e Apoio Técnico), Walace Luiz da Silva, chefe da divisão de Eventos e Anderson Sanches, chefe da Divisão de Integração Comunitária.
A UEL é parceira da etapa municipal da Jornada pela Cidadania, uma iniciativa de mobilização social, que busca resultados que sejam sustentáveis e contribuam para a melhoria das condições de vida e emancipação das populações locais. A Jornada terá duração de um ano e será dividida em quatro etapas.
Criado em 1993, o Comitê é resultado do movimento de mobilização da sociedade civil, liderado pelo sociólogo Herbert de Souza – o Betinho, frente ao quadro de pobreza do país. Com 1.100 entidades distribuídas em 27 comitês estaduais, incluindo organizações públicas e privadas, e mais de 5 mil mobilizadores em todo o país, o COEP constitui uma grande rede que incentiva iniciativas de promoção do desenvolvimento humano e social.
O COEP propôs uma mudança na cultura das organizações, estimulando a ação conjunta entidade/empregados e a adoção de práticas administrativas que contribuam na construção da cidadania.
Segundo Patrícia Baldarelli, representante do Comitê Nacional, as parcerias possibilitaram experiências bem sucedidas através de projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida da população excluída. São programas de desenvolvimento local, projetos de geração de emprego e renda, incluindo iniciativas na área de cooperativismo, de educação e capacitação profissional, projetos voltados para jovens e crianças, programas de mobilização social. Para conhecer os projetos que as entidades parceiras desenvolvem, basta acessar www.coepbrasil.org.br.
A COEP vai divulgar a Jornada pela Cidadania, no dia 27 deste mês, durante a edição do Projeto Justiça no Bairro, no Ginásio João Santana, no Centro de Educação Física e Esportes. Serão realizadas audiências visando solucionar problemas legais como divórcio, guarda e responsabilidade sobre filhos, reconhecimento de paternidade, pagamento de pensões e outros procedimentos.
O projeto integra o Programa Universidade Cidadã: a presença da UEL na comunidade, que terá como público alvo a população dos sete bairros do entorno do Campus. Um sábado por mês, até junho de 2008, o programa levará à população, ações de esporte, ambientais, de cidadania, de saúde, culturais, empreendedoras, de urbanismo e saneamento e de agronomia e veterinária.