Londrina, Terça-Feira, 28 de Setembro de 2021 -  Busca

23/03/2020

Cursos de Design de Moda e Enfermagem ensinam a confeccionar máscara em SMS

Os cursos de Design de Moda, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), e de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), produziram um tutorial para ensinar a confeccionar máscaras descartáveis em SMS, o Spunbond Meltblown Spunbond. Esse material é vendido pela indústria como um não tecido. É muito usado para embalar instrumentos cirúrgicos. O tutorial pode ser usado para a confecção das máscaras por qualquer hospital e clínica que tenha o SMS.
O tutorial da UEL alerta que essas máscaras são para uso em situações extremas e devem seguir as recomendações de uso das máscaras de TNT descartáveis. O projeto do Design e da Enfermagem fornece - além do tutorial - os moldes e um manual técnico para a confecção das máscaras, ensinando o processo de costura. Confira o tutorial e, na sequência, o molde e o manual técnico para a elaboração das máscaras. As responsáveis pela proposta de confecção das máscaras em SMS são as professoras Danielly Negrão, do Departamento de Enfermagem/CCS e Thassiana Miotto, do Departamento de Design, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).
Confecção - Os professores do curso de Design de Moda, conforme a professora Thassiana Mioto, estão se mobilizando, com o objetivo de organizar a confecção de máscaras e pijamas a partir do SMS, para direcionar ao Hospital Universitário (HU/UEL), caso a instituição venha a precisar. O pedido à professora foi feito pelo vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini, que é professor do CCS.

Durante o final de semana, a professora Thassiana Miotto, em parceria com a professora Danielly Negrão, confeccionou alguns modelos para serem testados no HU/UEL. Outra Uma professora do Departamento de Design de Moda conseguiu uma doação grande de SMS com a indústria. "Hoje a gente começa uma nova frente que é pensar a logística da produção [das máscaras e pijamas]".
A professora Danielly Negrão, do Departamento de Enfermagem, integra o Núcleo Interdisciplinar de Resíduos (NINTER) da UEL, que pesquisa há algum tempo a destinação final para o SMS, descartado pelo HU/UEL. Os professores do NINTER, de vários cursos e centros, fazem um trabalho de discutir a destinação de resíduos e materiais recicláveis.

14h35 27/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h59 24/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h36 23/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h36 22/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)