Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

07/11/2019

Pesquisadores debatem ações de Comitê de Ética em pesquisa envolvendo seres humanos

Representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), órgão ligado à Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde, do Governo Federal, estiveram esta semana na UEL para um encontro com professores que integram o Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP). A reunião foi realizada no Laboratório Escola de Pós-graduação (LABESC), no Campus da UEL, uma iniciativa do órgão federal, que desenvolve projeto de qualificação junto aos Comitês de Ética para padronizar as ações administrativas e fortalecer as análises e discussões no interior das Instituições de Pesquisa.

Pelo menos dois representantes do Conep, pesquisadores Gianina do Espírito Santo e Jorge Lincolins Pereira Soares, reuniram-se com os 28 professores que integram o CEP da UEL. Os representantes também fizeram uma visita ao Gabinete da Reitoria, onde foram recebidos pelo reitor, Sérgio Carvalho e pelo vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa.

De acordo com a professora Adriana Lourenço Soares Russo, do Escritório de Apoio ao Pesquisador da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) e vice coordenadora do CEP envolvendo serem humanos, no início de dezembro será realizado um encontro de grande porte para discutir as ações do Comitê. O evento ?Treinamento e atualização de membros do comitê de ética e pesquisa envolvendo seres humanos de Londrina e região? será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, no Anfiteatro Cyro Grossi, e deverá contar com a participação do médico Jorge Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).