Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

02/10/2019

Professores integram 1º Encontro Estadual de Docência Universitária do Paraná

A UEL é parceira na realização do 1º Encontro Estadual de Docência Universitária do Paraná, que será nos próximos dias 3 e 4 de outubro, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O objetivo do evento é reunir o conhecimento das sete universidades estaduais em docência universitária e criar um novo espaço de debate sobre o assunto.

Organizado pela Unicentro, UEPG e UEL, o Encontro será voltado para os professores das universidades estaduais de diversas áreas e estudantes de graduação e pós-graduação. Representam a UEL as professoras Juliana Bayeux Dascal, do Departamento de Educação Física, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), e Evelin Massae Ogatta Muraguchi, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Como conta a coordenadora do Programa DES, Graciete Tozetto Góes, o evento é coordenado pelos programas voltados à formação para a docência no ensino superior; na UEPG, o Programa DES - Docência no Ensino Superior; na UEL, o Grupo de Estudos e Práticas de Ensino (GEPE); e na Unicentro, o programa Entredocentes. "A formação para a docência contribui para a qualidade do ensino, redução da evasão nos cursos e melhores resultados nas aprendizagens", afirma a coordenadora.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, apresentará uma palestra sobre a formação para a docência e os desafios das instituições de ensino superior. "O encontro terá um papel fundamental na construção de propostas e na troca de experiências, visando refletir e aprimorar a docência universitária", explicou o secretário.

O Encontro, que surgiu do Programa Institucional de Formação Continuada de Professores da Unicentro, também busca fomentar o desenvolvimento de redes de aprendizagem que estabeleçam a cooperação entre os docentes das universidades. O evento terá palestras, mesa redonda, círculo de diálogos e oficinas. "Esperamos que o evento se constitua em um espaço de avanço sobre os conhecimentos no campo da pedagogia universitária entre as instituições de ensino superior", afirmou a coordenadora do evento, professora Wanda Terezinha Pacheco dos Santos.

Confira a programação completa do Encontro Estadual de Docência Universitária do Paraná - AQUI.

(Com informações da SETI).