Londrina, Domingo, 19 de Setembro de 2021 -  Busca

07/08/2019

Professor André Siqueira faz show com Duo Clavis e Toninho Ferragutti

Professor André Siqueira, do Departamento de Música e Teatro, da UEL (FOTO: Iris Zanetti)

A música autoral londrinense estará sob os holofotes do Cine Teatro Universitário Ouro Verde UEL no dia 10 de agosto, a partir das 20 horas, com o show André Siqueira Trio e Duo Clavis convidam Toninho Ferragutti (SP). André Siqueira é professor do Departamento de Música e Teatro (MUT), que ministra aulas no curso de Música da UEL, que pertence ao Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).

Desta vez, o projeto Circulasons vai destacar a música londrinense e suas conexões. O encontro foi pensado para valorizar os músicos da cidade, prestigiados com a presença de Toninho Ferragutti, compositor e arranjador dos mais requisitados pela música brasileira.

Toninho Ferragutti, o convidado, é um instrumentista e compositor capaz de misturar referências como a música erudita, o jazz e a música regional. Com dez discos lançados, Toninho Ferragutti compartilha sua arte com os mais diferentes parceiros em diversas áreas da produção musical.

"Será uma noite muito bonita. É sempre um prazer vir a Londrina, e estar no palco com meus amigos é mais prazeroso ainda. A gente vive do trabalho quase sempre autoral na música instrumental. Temos muita coisa em comum, somos músicos, produtores e professores, e é nesse caldo que a gente vai se encontrando pelo país afora", comenta Toninho Ferragutti.

Além dos discos solos ou em parceria, Toninho Ferragutti apresenta-se com frequência como solista em orquestras e já esteve ao lado de nomes como Gilberto Gil, Elza Soares, Hermeto Pascoal, Joyce, Dori Caymmi, Nelson Ayres, Ulisses Rocha, Marco Pereira, Maria Bethânia, Edu Lobo, Mônica Salmaso, Zé Ramalho, Sivuca, Dominguinhos, Paulo Moura e Marisa Monte, entre outros.

"Tanto o Duo Clavis quanto André Siqueira têm um nível altíssimo como instrumentistas e compositores, têm nível internacional. A gente sempre divide muitas experiências, temos esse viés de música instrumental contemporânea, que é uma música escrita e também improvisada. Nossas afinidades partem disso, de gostar de toda a música, inclusive da música erudita, do jazz, da música regional, da música popular em geral. Ao mesmo tempo, eu sinto que é através das composições que a gente reflete aquilo que a gente gosta, como se quiséssemos tocar tudo ao mesmo tempo e participar de toda a música possível", esclarece Ferragutti.

O professor André Siqueira tem três discos lançados - Lithos (2008), Catamarã (2014) e Afternoon improvisations (2014), este com o violonista Camilo Carrara. No show, o compositor, arranjador e multi-instrumentista vai tocar ao lado de Bruno Cotrim (bateria) e Gabriel Zara (baixo). Violonista tarimbado, André Siqueira está preparando o lançamento do quarto disco, SOLO, dedicado exclusivamente ao instrumento.

André Siqueira já se apresentou, como instrumentista, ao lado de Gilberto Gil, Egberto Gismonti, Paulo Freire, Zeca Collares, Déa Trancoso, Pereira da Viola, Almir Sater, Ivan Vilela e Titane, entre outros. "É um tipo de música que está fora do eixo do entretenimento. O olhar da curadoria do circulasons é muito preciso, tem uma estética. A gente raramente tem esse tipo de estrutura para tocar em Londrina, uma cidade que não olha para a própria produção com o carinho que deveria. A escuta de um teatro coloca a música em um outro nível, a gente toca melhor quando tem essa oportunidade", revela André Siqueira, que vai abrir o show interpretando Mamãe Oxum (domínio público) ao violão barítono.

Além de compor, o Duo Clavis - formado por José Marcello Casagrande (vibrafone/marimba) e Mateus Gonsales (piano) - recebe músicas feitas exclusivamente para a formação por autores de diversas localidades, registradas no álbum de estreia, lançado em 2015. A formação pouco usual de piano e vibrafone proporciona texturas musicais surpreendentes, que já levaram o Duo a realizar apresentações na Argentina, Peru e Estados Unidos. "Convidar um artista como Toninho Ferragutti valoriza o nosso trabalho, a gente vê com muita gratidão, é uma satisfação enorme", comenta Marcello Casagrande.

As atrações vão se apresentar em diferentes formações, incluindo solos, duos e trios. O repertório contará com obras de André Siqueira, Duo Clavis e Toninho Ferragutti. Pelo menos três músicas são inéditas: O Artista, do Duo Clavis, O Canto da Praia e A Terceira Margem, de André Siqueira.

O encontro de André Siqueira Trio, Duo Clavis e Toninho Ferragutti também é inédito, e seu palco não poderia ser outro: o Teatro Ouro Verde UEL, capaz de aguçar a imaginação do ouvinte, inclusive pela riqueza de sua história. É o ambiente natural para composições ricas em timbres e detalhes, que atraem um público cada vez mais fiel e exigente para o Circulasons, cuja edição de 2019 faz homenagem aos 85 anos de Londrina.

Serviço

André Siqueira Trio e Duo Clavis convidam Toninho Ferragutti - Sábado (dia 10), às 20 horas, no Teatro Ouro Verde UEL (Rua Maranhão, 85), em Londrina. Classificação: livre. Ingressos - Preço promocional: dois ingressos por R$40 na Sympla (https://bit.ly/2LtgNMg) e nos pontos de venda: Loja Ciranda (Rua Prefeito Hugo Cabral, 656, horário comercial, aceita cartão), Brasiliano (Rua Espírito Santo, 655 - das 19hs às 23hs) e bilheterias do Teatro Ouro Verde UEL (das 14 às 18 horas, aceita cartão). Um único ingresso sai por R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira).

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Circulasons).

16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)