Londrina, Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2021 -  Busca

30/04/2019

Grupo Proteu volta aos palcos do Ouro Verde e apresenta Tango

O grupo Proteu de Teatro retorna ao palco do Cine Teatro Universitário Ouro Verde neste final de semana (dias 3, 4 e 5 de maio), às 20 horas, com o espetáculo Tango, do dramaturgo polonês Slawomir Mrozek (1930-2013). O espetáculo mistura ex-integrantes do Proteu e jovens atores da Escola Municipal de Teatro de Londrina, com direção de William Pereira.

Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) e podem ser adquiridos no endereço Tango ou na bilheteria do Ouro Verde.

O Projeto Proteu 40 anos conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Promic, com apoio do Projeto Integrado de Política e Ação Culturais: Interfaces entre Universidade e Movimentos Culturais de Londrina (PROPCULT) da UEL.

Obra - Tango é o texto mais conhecido de Slawomir Mrozek, apontado como um dos mais importantes do século XX. O espetáculo foi apresentado pela primeira vez em Belgrado, Iugoslávia, em de abril de 1965. Na Polônia, foi apresentado no ano seguinte.

É um conto sobre o conflito entre gerações, destacando o idealismo juvenil que se transforma em luta pelo poder sem escrúpulos e abre caminho para o despotismo. Para o diretor do espetáculo, William Pereira, depois da configuração política brasileira, sem dúvida, o texto é bastante oportuno, porque traça um painel político, histórico e afetivo.

História - O atual diretor foi um dos integrantes do grupo, criado em 1978 por iniciativa da ex-vice reitora da UEL, Nitis Jacon, como atividade extensionista da UEL. O Proteu (Projeto Experimental de Teatro Universitário), encerrou as atividades em 1996, depois de 18 anos de montagens ousadas e de forte viés político, que alcançaram repercussão mundial. Ao todo mais de 350 atores passaram pelo grupo, dos quais três atuarão no palco neste final de semana (Mira Rocho, Poka Marques e Fernanda Coelho) e outros dois na produção, Paulo Castro e João Darwin.

O espetáculo vai lembrar ainda a trajetória de outro integrante, o ator Remir Trautwein, que participou da montagem e dos ensaios do espetáculo que comemora os 40 anos de criação do Proteu, mas acabou morrendo no último dia 15 de abril, de infarto fulminante.

Grupo Proteu apresenta Tango

Dias: 3,4 e 5 maio, às 20 horas, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde.

Ingressos: R$ R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) - Bilheteria do Ouro Verde ou online - Tango

16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)