Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

09/04/2019

Com vagas ampliadas em 38%, Cursinho inicia atividades de 2019

Reitor participou da aula inaugural, recebendo os mais 600 estudantes

Os mais de 600 estudantes selecionados para o Curso Especial Pré-Vestibular (CEPV) iniciaram oficialmente na noite desta segunda-feira (8) as atividades deste ano com foco na preparação do Vestibular 2020 da UEL, que será realizado em 20 de outubro (1ª fase) e nos dias 1, 2 e 3 de dezembro (2ª fase). A aula inaugural foi no Anfiteatro do Centro de Ciências Biológicas (CCB), reunindo instrutores, ex-alunos e representantes da administração da UEL. Este ano o CEPV ampliou em 38% o número de vagas oferecidas, saltando de 450 alunos atendidos no ano passado para 622 estudantes. Em 23 anos de atividades passaram pelo cursinho 6,5 mil estudantes, com índice de aprovação de 30%.

A ampliação das vagas foi autorizada pelo reitor da UEL, Sérgio Carvalho, no final do mês passado, considerando maior procura de estudantes carentes. Mais de mil estudantes fizeram a prova de Conhecimentos Gerais, de caráter classificatório, no último dia 24 de março. Antes, eles passaram por análise socioeconômica, realizada pela equipe do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC).

O reitor afirmou, durante a abertura da aula inaugural, que a UEL assume o CEPV como uma missão para ampliar a possibilidade dos estudantes terem acesso ao ensino superior público. Ele contou parte dos desafios que vivenciou durante a sua graduação, tendo de conciliar os estudos com a jornada diária do trabalho. "Eu nunca ouvi ninguém dizer que não poderia estar na Universidade, mas se fosse desafiado, eu afirmaria que entraria. Por isso nunca admitam que a UEL não é para vocês porque esta instituição é de vocês", afirmou o reitor.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, professora Mara Solange Delaroza, enalteceu o esforço dos então candidatos ao cursinho em participar de todas as etapas do processo de seleção, desde análise socioeconômica até a prova de conhecimentos gerais. Segundo a Pró-reitora, foi preciso disciplina e garra para chegar ao final do processo. "Quero que vocês nos honrem com o nome de vocês na próxima lista dos aprovados do Vestibular 2020", afirmou a Pró-reitora.

As aulas terão início a partir desta terça-feira (9), no Anfiteatro do PDE, no Campus Universitário, para dar conta da demanda maior de estudantes. O novo local passou por pequenas adequações para receber os novos alunos do CEPV. As modificações foram feitas pela equipe da Prefeitura do Campus (PCE) da UEL, juntamente com os instrutores do cursinho, que trabalharam voluntariamente para realizar a mudança de espaço. Nos últimos anos as aulas eram dadas em um grande galpão, localizado próximo à Diretoria de Materiais (DM) da Pró-reitoria de Administração e Finanças (Proaf).

Os estudantes estarão divididos em duas grandes turmas. Serão 379 alunos no período noturno e outros 243 no vespertino. As aulas são dadas de segunda a sábado, totalizando carga horária de 25 horas semanais. Ao todo são 40 colaboradores atuando como instrutores (estudantes de graduação da UEL), equipe pedagógica, administrativa e direção. O material didático é produzido pela própria equipe do CEPV, composto por três apostilas de 550 páginas cada, que trazem o conteúdo das 15 disciplinas de Ensino Médio exigidas no Vestibular da UEL.

Além das aulas, os estudantes realizam testes simulados, aplicados duas vezes por ano, têm atividades interdisciplinares, participam de eventos de integração e podem fazer empréstimos das 10 obras exigidas na segunda fase. No último vestibular da UEL, dos 280 estudantes que fizeram as provas, 113 conseguiram êxito de serem aprovados até a terceira chamada.

Repercussão - A segunda-feira foi um dia diferente para a estudante Ana Paula Luiza de Andrade, de 34 anos, uma das mais de 600 selecionadas para a turma deste ano do cursinho da UEL. Moradora do Jardim Vista Bela, na zona norte de Londrina, cadeirante, ela sonha em cursar Direito para se especializar na luta pela integração e maior participação da Pessoa com Deficiência na sociedade. Ana Paula já teve a oportunidade de estudar na UEL, há cerca de 10 anos, quando a Universidade abrigava a Educação para Jovens e Adultos (EJA), que funcionou na Central de Salas, no Campus da UEL. "Eu entendo que o cursinho é uma janela para novas oportunidades", considerou.

Ana Paula pretende disputar uma vaga para o curso de Direito

O construtor Carlos Moraes acompanhava a filha Maria Luiza, de 17 anos, na aula inaugural desta segunda-feira. Ele afirma que a filha deverá ser a primeira da família a entrar na Universidade. A menina pretende prestar vestibular para Arquivologia, sonho que alimenta desde o Ensino Médio. Segundo ele, a filha sempre se destacou nos estudos, com boas notas e ótimo desempenho. "Por isso acredito que ela vai conseguir", afirma.

Leonardo é mestrando em Engenharia Elétrica e trabalha como instrutor do CEPV há um ano

Já o mestrando em Engenharia Elétrica da UEL, Leonardo Ishizaki, de 22 anos, trabalha desde o ano passado como instrutor do CEPV, lecionando a disciplina de Física. Ele explica que o segredo para repassar o conteúdo é tentar aproximar a matéria do cotidiano dos estudantes, demonstrando que a Física pode ser uma experiência vivenciada. O mestrando fez escola pública, passou pela graduação em Engenharia Elétrica na UEL e resolveu trabalhar como instrutor por entender que a proposta do CEPV é relevante e interfere na vida de centenas de estudantes. "Penso também que é uma forma de retribuir", considerou.