Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 22 de Junho de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
04/02/2019  

Revista Economia & Região dissemina pesquisas no país e exterior

Agência UEL

Capa permanente do periódico

A revista Economia & Região é uma publicação eletrônica, semestral, do Departamento de Economia, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). Foi criada a partir dos Seminários Interdisciplinares dos programas mestrado do CESA, desenvolvidos desde 2010. Os objetivos são aprimorar, desenvolver e disseminar a pesquisa e a produção acadêmica em Economia em nível nacional e internacional.

De acordo com a editora responsável pela revista, professora Márcia Regina Gabardo da Camara, do Departamento de Economia, a publicação é destinada a divulgar trabalhos científicos produzidos por pesquisadores brasileiros e de outros países, que contribuem para o avanço da discussão teórica e prática no setor. São aceitos artigos originais e inéditos no campo da economia, economia regional, desenvolvimento regional e local e temas afins.

Além disso, segundo ela, o nome Economia & Região não limita atuação da revista. "Quando falamos em região podemos falar de determinado lugar, desde problemas locais até mundiais. Assim, não se limita a questões exclusivamente do Paraná. Podem ser abordadas, questões da cidade e também internacionais", explica Márcia Regina.

"A revista tem como proposta uma abordagem interdisciplinar, com temas que se cruzam. Como questões relacionadas à pobreza, que acabam sempre envolvendo aspectos ligados ao serviço social e não apenas economia, administração e contabilidade", afirma a professora.

Em geral, as publicações são sobre estudos voltados ao desenvolvimento regional, avaliação dos impactos regionais de políticas públicas, repercussões territoriais dos processos de reestruturação econômica e globalização, além do acompanhamento da conjuntura e dos indicadores socioeconômicos das regiões.

Os artigos são de autoria de professores que atuam em grupos de pesquisas com cientistas de várias áreas, e cada área tem sua avaliação Qualis perante a Capes. Assim, seguindo a avaliação Qualis Capes 2016, as áreas de Economia, Saúde coletiva, Serviço Social possuem avaliação B5 e as áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, Planejamento Regional e Urbano/Demografia, e Interdisciplinar possuem avaliação B3. A área interdisciplinar corresponde aos artigos de programas que são compostos por pesquisadores de áreas diversas.

Qualidade - "A nossa boa avaliação é resultado da qualidade do conteúdo publicado que também é de livre acesso, a diversidade na composição do quadro de avaliadores nacionais e internacionais", destaca Márcia Regina. Ela conta que o conselho editorial do periódico é composto por professores da Universidade de Évora (Portugal), Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e Universidade Federal de Goiás.

Desse modo, o corpo de avaliadores é formado por professores de formações distintas, além da atuação diversificada, sempre focada na produção de conhecimento regional, cuja estratégia visa contribuir para a excelência no campo teórico e quantitativo. "O fato de estarmos anexados no Directory of Open Access Journals integra a política de internacionalização da revista que já teve números com artigos em inglês e espanhol. Isso demonstra que há interesse amplo em divulgar e disseminar conhecimento, a partir daí temos desde artigos teóricos até empíricos que visam a transversalidade", explica a editora do periódico.

DOAJ - Directory of Open Access Journals (DOAJ) é uma base de dados com periódicos de acesso gratuito e de qualidade, um diretório de revistas eletrônicas de acesso aberto, fundada em 2003, mantida pela Lund University Libraries, na Suécia. Contém milhares de artigos e periódicos de 133 países, dando direito aos usuários de ler, baixar, copiar, distribuir, pesquisar e criar link para o texto integral dos artigos. Só fazem parte do DOAJ revistas com artigos que não há cobrança para enviar, nem para publicar.

Artigos - A submissão de artigos é de fluxo contínuo, com aproximadamente 15 artigos por edição e publicação de oito artigos por edição. Além de professores, os trabalhos de caráter interdisciplinar e transversal são também de estudantes de diferentes programas de pós-graduação do Brasil (mestrados e doutorados).

Os artigos originais são submetidos à apreciação de membros do Conselho Consultivo da revista. Conforme especificidade do tema e da especialização e titulação do membro do conselho, dotando-se o sistema de avaliação cega por pares (Double Blind Review), na qual os trabalhos enviados não possuem identificação de seus autores.

O processo de seleção de artigos para a publicação envolve a avaliação de membros do Conselho Editorial. De acordo com Márcia, as resenhas são aceitas para publicação de acordo com a atualidade e importância da obra para o perfil editorial da revista. ?Consideramos a qualidade, a relevância, a revisão teórica e empírica, além de levar em conta a contribuição para a ciência?, salienta.

Outra característica que reforça a boa avaliação da revista é o fato do conteúdo ser de livre acesso, sem custo para o autor ou para o leitor. A ideia é disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, visando a democratização do conhecimento. Por outro lado, conforme reforça a editora do periódico, o amplo acesso às informações auxilia no desenvolvimento de profissionais mais qualificados, com conhecimentos teóricos e quantitativos em métodos regionais, de forma a contribuir para o melhor desempenho e a sustentabilidade econômica.

"Com todos esses anos de existência e publicações interruptas, a revista Economia & Região coopera para a geração de conhecimento científico e tecnológico e o treinamento de profissionais, para a implementação e á análise de políticas públicas, de forma a promover a redução das desigualdades regionais, a superação dos problemas locais e a promoção do crescimento e desenvolvimento regional", finaliza Márcia.

Serviço: O periódico está disponível no endereço Revista Economia & Região .


rodapé da notícia

  14h47 18/06/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h44 17/06/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h07 14/06/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h33 13/06/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h00 11/06/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br