Londrina, Domingo, 19 de Setembro de 2021 -  Busca

18/01/2019

Laboratório do HU/UEL tem desempenho classificado como excelente

O Laboratório de Análises Clínicas (LAC), do Hospital Universitário (HU/UEL), recebeu placa do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), certificando que o setor obteve desempenho classificado como "Excelente" nas determinações das amostras-controle do ensaio de proficiência contratados. O LAC realiza anualmente mais de 1,1 milhão de exames laboratoriais.

"Basicamente, este controle é constituído de uma série de amostras biológicas com resultados desconhecidos que são recebidas mensalmente e processados pelos diferentes setores do LAC. Os resultados obtidos são enviados à SBAC e analisados pelo PNCQ", explica o farmacêutico-chefe do LAC, professor José Wander Breganó, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Segundo ele, além dessas amostras, o PNCQ aplica testes de proficiências, por meio de questionários, e análises de imagens via online. A certificação é referente ao ano de 2018.

O LAC participa de vários programas de controle de qualidade, interno e externo, que permitem certificar a qualidade de todos os ensaios executados nos diferentes setores do laboratório, entre eles o do PNCQ. "Este desempenho se deve aos modernos equipamentos, metodologias atualizadas e, principalmente, à capacitação e empenho de todo o pessoal do LAC", ressalta o professor Wander.

(Com informações e FOTO da Assessoria de Imprensa do HU/UEL.).

16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)