Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

07/11/2016

Congresso sobre metabolismo, nutrição e exercício começa nesta quarta

A UEL e Universidade Estadual de Maringá (UEM) promovem a partir desta quarta-feira (9) o 6º Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício (CONBRAMENE). O evento vai reunir cerca de 800 participantes de todo o país. O Congresso segue até sábado, dia 12, no Centro de Eventos do Aurora Shopping (Avenida Ayrton Senna, 400).  A edição deste ano irá sediar o 1º Encontro de Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O CONBRAMENE é direcionado para pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em Educação Física, Esporte, Medicina, Biomedicina, Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Biologia e Farmácia/Bioquímica, de diferentes instituições.

Programação - O Congresso vai contar com a presença de conceituados pesquisadores brasileiros. Eles vão debater temas que estarão em pauta. Na quarta-feira, a programação começa às 8 horas com inscrições, confirmação de participação em módulos temáticos e entrega de material. A partir das 9h15 será aberta uma série de mesas redondas com diferentes temáticas, conferências e exposições ao longo do dia.

Abertura - A cerimônia oficial de abertura do CONBRAMENE será realizada às 20 horas e a conferência de abertura será proferida a partir das 21 horas, com o tema Quando o Metabolismo, a Nutrição e o Exercício se encontram: Mas afinal por que esta tríade?, que será apresentada pelo pesquisador Luís Bettencourt Sardinha (Lisboa/Portugal).

O Congresso, que teve sua primeira edição em 2006, é promovido pelo Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), e pelo Departamento de Educação Física da UEM. O evento é o primeiro desenvolvido pelas duas Instituições após a implantação do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL (Mestrado/ Doutorado).

O CONBRAMENE completa 10 anos, consolidado como um dos melhores do país e eleito pela CAPES entre os 10 melhores deste segmento. Os temas que serão apresentados e debatidos são os seguintes: exercício físico e a doença e Parkinson, atalhos e armadilhas na nutrição esportiva, interação corpo-mente-cérebro no exercício físico, avaliação, preparação e monitoramento de atletas de elite, atividade física e saúde, sobrepeso e Obesidade, Atividade Física e Envelhecimento, Atividade Física na Prevenção e no tratamento de doenças crônicas não-transmissíveis, e exercício físico e HIV: para onde caminha a ciência.

Os interessados poderão se inscrever no dia da abertura do evento, no Centro de Eventos do Aurora Shopping. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site http://www.gepemene.com.br/conbramene2016/.