Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

01/09/2016

Produtores participam de Dia de Campo na UEL posssui-foto

Produtores rurais da região de Londrina conheceram novas tecnologias para o cultivo de hortaliças

Cerca de 200 produtores rurais da região de Londrina participaram nesta quinta-feira (1º) de um dia de campo, na Fazenda Escola da UEL, que demonstrou novas tecnologias para o cultivo de hortaliças. Além de palestra, os agricultores puderam visitar cinco estações com o cultivo de alface, rúcula, couve, repolho, salsinha e cebolinha. As verduras foram cultivadas em estufas utilizando tecnologias como hidroponia, slab e plantio em mulch, areia e vaso.

Alunos do curso de Agronomia, integrantes da Consoagro, foram os responsáveis por toda a estrutura e montagem do dia de campo

O objetivo é demonstrar metodologias que garantem alta produtividade, independentemente das intempéries do tempo. A iniciativa foi da Consoagro Consultoria e Soluções em Agronomia Junior, em parceria com a Orion Seeds. O diretor da Fazenda Escola, professor Cássio Prete, do Departamento de Agronomia (CCA), explicou que os mais de 30 estudantes, integrantes da Consoagro, foram os responsáveis por toda a estrutura e montagem do dia de campo. O trabalho teve início em julho, com o plantio das verduras. Coube aos estudantes acompanhar todo o desenvolvimento, inclusive aos finais de semana. Toda a produção deverá ser colhida já a partir desta sexta-feira (2), e vai abastecer o Restaurante Universitário (RU) e Hospital Universitário (HU).

De acordo com o professor, os estudantes tiveram a oportunidade, além de praticar em campo, de realizar treinamentos para aprender as tecnologias recomendadas para produção de hortaliças. Ele explicou que o uso da chamada plasticultura garante a proteção das plantas. "As estufas permitem ter melhor qualidade e programar a produção toda. É um investimento que compensa", finalizou o professor.