Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

08/06/2016

Estudantes participam de maratona na ONU, em Genebra posssui-foto

Beatriz Pinese e Luciana Collete estão entre as 25 duplas selecionadas em todo o mundo

As estudantes do 5º do curso de Direito, do CESA, Beatriz Gennari Pinese e Luciana Collete, foram selecionadas para a 8ª Competição Internacional Nelson Mandela (World Human Rights Moot Court Competition), que será realizada de 18 a 20 de julho, no Palácio das Nações da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. A competição é uma iniciativa do Centre for Human Rights, da University of Pretoria, da África, e tem o objetivo de divulgar iniciativas humanitárias entre acadêmicos de graduação e de pós-graduação.

As duas alunas estão entre as 25 duplas selecionadas em todo o mundo e têm à frente o desafio de fazer uma defesa, em inglês, de uma hipótetica violação de direitos humanos, conforme o edital da maratona. O resultado da primeira etapa foi divulgado na última segunda-feira (6) e foi recebido com muita emoção e entusiasmo pelas acadêmicas.

As meninas são fluentes no idioma inglês, uma vez que participaram de intercâmbio na Austrália, o que acabou sendo definitivo para conseguirem a classificação. Beatriz e Luciana afirmam que fizeram uma sustentação com olhar jurídico, incluindo conteúdos relacionados ao tema como pena de morte, tortura e racismo. Apesar de estarem preparadas, elas não escondem o temor pelo grande desafio que será fazer a sustentação oral, em um uma sessão pública que deverá ser acompanhada por estudantes de vários países.

Como a classificação saiu bem perto da data da competição internacional, as duas buscam apoio para custear parte das despesas com passagem aérea, uma vez que a organização da World Human Rights Competition deverá se responsabilizar pela hospedagem. Juntamente com familiares e amigos, a dupla está contatando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e programas de Pós-Graduação da UEL. As estudantes também estão aguardando a confirmação para que um professor possa acompanhá-las na viagem, garantindo apoio na hora da defesa oral e também a representação institucional da Universidade.

No último dia 4 de maio a Agência UEL publicou a divulgação da World Human Rights Competition, atendendo solicitação da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEL, que buscava duplas de estudantes da área de Direito para participarem da 8ª Competição. A proposta era exatamente incentivar os acadêmicos a participarem desta iniciativa, aumentando a visibilidade e competitividade da Instituição no cenário internacional.

Os contatos com a dupla podem ser feitos pelo email biah_pinese@hotmail.com.