Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

26/04/2016

Fórum Estadual das Licenciaturas debate diretrizes curriculares posssui-foto

O evento reúne representantes de todas as universidades estaduais do Paraná

Foi aberto oficialmente ontem (25), no Anfiteatro Cyro Grossi do CCB, mais uma edição do Fórum Estadual das Licenciaturas, que prossegue até esta terça-feira, dia 26, com atividades no CCH. O evento reúne representantes de todas as universidades estaduais do Paraná - UEL, UEPG, UEM, Unicentro, UENP, Unioeste e Unespar.

O tema geral é "Resolução CNE: nº02/2015: debates e encaminhamentos coletivos pela qualidade da formação inicial e continuada de professores no Paraná". Esta Resolução do Conselho Nacional de Educação define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

A aula inaugural do fórum teve como tema "Desafios em cada IES/PR e rumos comuns para implantação/consolidação da Resolução CNE nº02/2015". O Fórum trabalha com Grupos de Trabalho, que discutem diversos aspectos da legislação.

A Resolução determina, entre outros pontos, um aumento de 400 horas nos cursos de licenciatura, o que poderia implicar, por exemplo, no acréscimo de um semestre letivo em cursos que já sofrem pela ocorrência de vagas remanescentes. Além disso, as diretrizes incluem 11 novos conteúdos, como LIBRAS, direitos humanos, diversidades étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, educação especial, direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Conforme destacou a pró-reitora de graduação da UEL, professora Ângela Maria de Sousa Lima, a participação de várias instituições já é um avanço promovido pelo Fórum, pois as instituições se fortalecem ao se unirem no debate em torno dos desafios da licenciatura.

Realização - Estão envolvidos no evento a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD/UEL), o Fórum Permanente dos Pró-reitores de Graduação das Universidades Estaduais do Paraná (PROGRADES), o Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE/UEL), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UEL), o Fórum Permanente das Licenciaturas da UEL e o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR/UEL).

O fórum conta ainda com apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UEL); Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES/UEL); Programa Novos Talentos Ciências Humanas da UEL; Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante (PROPE/UEL); Núcleo de Acessibilidade (NAC/UEL); Laboratório de Cultura e Estudos Afro-brasileiros (LEAFRO); Comissão Universidade para os Índios (CUIA/UEL).