Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

01/10/2015

Instrumento de Avaliação de Cursos é tema de oficina posssui-foto

Com o objetivo de orientar os cursos de graduação da UEL que passarão por Avaliação do Conselho Estadual de Educação nos próximos meses, foi realizada nos dias 28 e 30 de setembro a "I Oficina sobre Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação", no Laboratório Escola de Pós-Graduação (Labesc).

Participaram das atividades os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), juntamente com representantes dos cursos de Arquivologia, Letras Inglês, Letras Espanhol, Geografia, Matemática Empresarial, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Artes Cênicas, Relações Públicas, Biblioteconomia e Ciências Sociais.

Entre os cursos presentes, participaram coordenadores de colegiados, chefes de departamentos e coordenadores de Núcleo Docente Estruturante (NDE/Prograd) de cursos que já passaram pelo processo de avaliação, para possibilitar a troca de experiências entre os cursos no que compete ao tema avaliação.

As atividades foram ministradas por Silmara Sartoreto, presidente da CPA e professora do Departamento de Biologia Geral, e Elisa Tanaka, chefe do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil e colaboradora do Grupo de Estudos em Práticas de Ensino (GEPE/Prograd).

Foram discutidos todos os indicadores do "Instrumento de Avaliação" que orienta o processo de avaliação nas seguintes dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Do mesmo modo, foram debatidas propostas e desafios que propiciem medidas mais eficazes para o atendimento dos indicadores na instituição.

Entre as propostas, foram definidos novos procedimentos, organização e divulgação de dados e informações que melhor assessorem os coordenadores de colegiados no preenchimento do Instrumento de Avaliação. A solicitação foi discutida na presença das pró-reitoras de Graduação, Angela Maria de Souza Lima, e de Planejamento, Cleuza Catsue Takeda Kuwabara, que, de forma integrada, apoiaram e sugeriram mudanças no acompanhamento dos processos de avaliação na UEL.

Segundo a pró-reitora de Graduação, o evento inaugura uma série de novas atividades de formação e de orientação sobre processos de avaliação dos cursos de graduação na UEL, que serão ofertadas pela Prograd e pela Proplan, com o apoio da CPA e do GEPE/Prograd. "O intuito é melhorar a qualidade do ensino superior, com foco nos indicadores de qualidade, na discussão permanente da política curricular e na busca por atingir reconhecimento com níveis de excelência cada vez mais elevados para nossos cursos de graduação", explicou Angela Maria Souza Lima.

A oficina teve assessoria e apoio técnico dos servidores da Divisão de Colegiados e Currículos da Prograd, Marina Silva e Cláudio Cavalcanti, e das servidoras da Diretoria de Avaliação e Acompanhamento Institucional (DAAI/Proplan), Martha Marcondes e Marinalva Calabrez Rissi. Participaram também a diretora da Biblioteca Central (BC), Maria Aparecida dos Santos Letrari, avaliadores de cursos, além dos professores Paulo Olak, Jorge Daniel e José Roberto, também membros da CPA.

A Oficina sobre Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação foi promovida pela Prograd, pelo GEPE/Prograd, pela CPA, com o apoio da DAAI/Proplan e da BC.