Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

12/08/2014

Administração faz balanço de 60 dias de gestão posssui-foto

Equipe coordenada pela reitora Berenice e pelo vice, Ludoviko Carnasciali, faz reuniões semanais: debate contínuo sobre a Universidade

A gestão da reitora Berenice Jordão e do vice-reitor Ludoviko Carnasciali completou dois meses no último dia 10, marcados pela regulamentação das cargas horárias diferenciadas, uma reivindicação de quase mil agentes universitários que se enquadram nesta categoria. Além disso, houve a escolha do novo prefeito do Campus Universitário por meio de uma consulta aos servidores da PCU, com a posterior nomeação e posse do indicado pela comunidade da prefeitura.

A reitora Berenice Jordão ressalta ainda que no mês passado houve a discussão e atualização para os planejamentos institucionais referentes ao PEI (2015-2018) e ao PDI (2020), ao programa institucional de desburocratização de processos e procedimentos (PIDPP) e aos processos seletivos de relotação (PSR). “Estamos fazendo um levantamento do quadro de vagas de agentes universitários em cada unidade para traçar uma política de adequação e reposição”, apontou a reitora. Foram também regularizados os pagamentos de insalubridade conforme determinação das ações judiciais.

Na área de planejamento, foi dado início pela PROPLAN ao projeto de criação do Sistema de Informação para Gestão Universitária (SIGU) e a nova sistemática para solicitação de novos projetos de espaço físico. A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação está organizando o Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC 2104) que será realizado em outubro na UEL, com a participação de 3,8 mil estudantes de Iniciação Científica e também elaborou projetos para financiamento junto à Fundação Araucária relativas à iniciação científica e à pós-graduação Stricto sensu.

A Pró-reitoria de Extensão (PROEX) aprovou um total de 12 propostas no Proext, programa do Ministério da Educação, totalizando cerca de R$ 2,2 milhões de recursos. Houve também uma gestão junto à Fundação Araucária para financiamento específico para bolsas de extensão, uma iniciativa inédita. O resultado da chamada pública lançada em julho deverá ser divulgado em breve.

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) está desenvolvendo uma reflexão contínua e permanente do ensino de graduação na UEL, assim como a consolidação do Grupo de Estudos em Práticas de Ensino (GEPE), bem como, acaba de desencadear novas ações que visam ampliar o debate sobre aprimoramento e potencialização da política de internacionalização da UEL, ampliação e fomento dos programas de intercâmbio e mobilidade acadêmica, além de políticas públicas de ingresso dos estudantes na universidade.

A reitora Berenice Jordão destaca que essas são algumas das prioridades colocadas em ação nesses 60 dias de gestão, embora existam outras sendo desenvolvidas pelas pró-reitorias, centros de estudos, órgãos suplementares e demais unidades da Universidade para uma gestão de excelência, que deve ser a meta perseguida nos próximos quatro anos.