Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

24/04/2014

GEPE ganha prêmio internacional

O Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE), ligado à Pró-Reitoria de Graduação, ganhou o Prêmio ‘Paulo Freire’ do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (PASEM) na categoria ‘Impacto das Tecnologias’. O prêmio, em sua primeira edição, reconheceu experiências inovadoras na formação docente. Foram 237 concorrentes em quatro categorias. Ao todo, foram premiadas onze, das quais três brasileiras, quatro argentinas e quatro uruguaias, avaliadas por 25 jurados dos países envolvidos.

O PASEM definiu que inovações são “transformações precisas que, no campo da educação e da formação, concebem e põem em funcionamento dispositivos novos ou específicos, e simultaneamente os analisam e os avaliam”. O prêmio consiste em apoio financeiro para aquisição de material bibliográfico e equipamentos, além da participação num Seminário, em nível de Mercosul, a ser realizado em data ainda a ser definida. Contudo, o PASEM já fez os primeiros contatos com a Prograd visando à preparação do evento. Além disso, o trabalho do GEPE comporá um Banco de Experiências e será divulgado não só no âmbito do Mercosul, mas também do outro lado do Atlântico, pois o PASEM está vinculado à União Europeia.

O GEPE, direcionado aos docentes da UEL, funciona desde setembro de 2011 e tem como objetivo institucionalizar um espaço de discussão e reflexão sobre a prática educativa, com foco na relação professor, aluno e conhecimento. Todos os aspectos importantes do processo de aprendizagem já foram abordados pelo Grupo, como os atores do processo, metodologias, avaliação, tecnologia educacional, entre outros. Em busca da melhoria da qualidade da formação profissional nos cursos de graduação, o foco do GEPE também é servir de fonte para a revisão da ação docente, práticas de ensino e interação pedagógica.

Ao se inscrever no PASEM, em janeiro deste ano, o GEPE apresentou uma retrospectiva das ações desenvolvidas, e é aqui também que, segundo a pró-reitora de Graduação, professora Maria Helena Guariente, o Grupo deve ter se destacado. Além das ações em si realizadas pelo GEPE, a própria forma de socializar seu trabalho se constitui numa ferramenta útil, importante e diferenciada. É que as atividades do Grupo são registradas em vários suportes (fotos, áudio, vídeo), não apenas relatórios e documentos convencionais, e disponibilizados no site da UEL http://www.uel.br/prograd.