Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

08/07/2013

Quimioterapia do HU lança campanha por ampliação posssui-foto

O Setor de Quimioterapia do HU está recolhendo lacres de latas de refrigerante, cerveja e de suco com o objetivo de levantar recursos para ampliar o tratamento dos pacientes com câncer. O setor é considerado referência na região, responsável por 500 atendimentos mensais, em média.

De acordo com a enfermeira Marina Fernandes, uma das organizadoras da ação, o dinheiro arrecadado será usado em campanhas de prevenção contra o câncer, que orientam as pessoas a identificar a doença ainda em estágio inicial, quando o atendimento é considerado mais eficaz. O dinheiro será depositado em uma conta da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do HU (HUTec).

Outra necessidade urgente é a compra de ventiladores, aquecedores e macas. A organização da campanha planeja ainda usar parte dos recursos levantados com os lacres para auxiliar famílias de pacientes de baixa renda. Os recursos ainda serão revertidos para a promoção de eventos de formação profissional e para a confecção de materiais didáticos para os pacientes. ?É um investimento científico?, diz a médica Tânia Anegawa.

Segundo a assistente social Eliana Rodrigues, a ação é ainda uma forma de garantir que o atendimento seja agilizado e o setor angarie fundos para as festas para os pacientes, como o arraial do último dia 1º, organizado para as crianças tratadas na unidade.

Há cerca de um ano, o setor viabilizou uma campanha do gênero, trocando lacres arrecadados por 15 cadeiras de rodas. Durante aproximadamente um mês, a equipe da campanha arrecadou 36 quilos do material, comercializado no mercado a R$ 2,70 cada quilo.

Os interessados em colaborar podem entregar os lacres dentro de garrafas PET, no Setor de Quimioterapia, localizado no prédio do Hemocentro, na Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156, Jardim Aruba. Outras informações pelos telefones (43) 3371-2609 ou 3371-2465.