Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

16/02/2012

A Fonte das Mulheres é atração no Cine Com-Tour/UEL

O filme A Fonte das Mulheres será a atração do Cine Com-Tour/UEL, de 17 a 23 de fevereiro, em sessões diárias às 20h30, e no sábado, domingo e feriado, também às 16 horas.

Sinopse: Em um pequeno vilarejo situado entre o Norte da África e o Oriente Médio, as tradições islâmicas são seguidas a risca. Entre elas, a existência da mulher como procriadora é regra básica. Um outro mandamento faz com que elas tenham que buscar água em fonte distante e de difícil acesso, enquanto os homens matam o tempo bebendo, falando da vida ou discutindo entre si. Certo dia, Leila (Leila Bekthi), jovem e alfabetizada, resolve que a melhor maneira de transformar esta rotina e fazer com que os homens assumam esta tarefa é cortar o que eles mais gostam: o sexo. A polêmica decisão grevista do grupo acaba interferindo nas relações entre os habitantes e provoca uma verdadeira revolução cultural, mudando para sempre as vidas no povoado.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=Ea1xo8R_fhI

Ficha Técnica:
título original: La source des femmes
gênero: comédia dramatica
duração: 2 hr 15 min
ano de lançamento: 2012
direção: Radu Mihaileanu
roteiro: Alain-Michel Blanc e Radu Mihaileanu
produção: Luc Besson, Radu Mihaileanu, Souad Lamriki, André Logie, Marie Masmonteil, Gaetan David e Denis Carot
música: Armand Amar
fotografia: Glynn Speeckaert

Premiações:
FESTIVAL DE CANNES 2011
Seleção oficial - Competição

Curiosidades:
Fatos reais originando ficcionais: A verdadeira origem do filme está em uma notícia de jornal publicada em 2001, que falava sobre uma aldeia no interior da Turquia e o que as mulheres de lá tinham feito para forçar os seus maridos a resolver o problema de abastecimento de água: uma greve de amor.
Fonte de inspiração: Segundo o diretor e roteirista Radu Mihaileanu, o filme foi inspirado na peça "Lisístrata", de Aristófanes, e o humor contido nela.
- Nome do filme: Ainda segundo ele, o uso da palavra "fonte" deve-se ao fato de que ele considera as mulheres fonte de tudo que é sereno.
- Parceiros musicais: O compositor Armand Amar já tinha trabalhado antes com o cineasta franco/romeno nos filmes Um Herói do Nosso Tempo (2005) e O Concerto (2009).
- Literatura citada no filme: O clássico "Mil e Uma Noites", de Scheherazade, é mencionado mais de uma vez.
- História local, produção multicultural: Inteiramente falado na língua árabe, essa co-produção da França, Bélgica e Itália foi dirigida por um diretor francês de origem romena.
- Locações: Inteiramente rodado no Marrocos, numa aldeia situada a 50 Km de Marrakesh.
- O método de trabalho: 30 dias de "confinamento": O diretor mudou-se com o elenco e a equipe técnica para o local das filmagens e ficaram por lá durante 30 dias. A troca entre eles foi muito intensa, para dar veracidade nas relações retratadas no filme. Só depois desse período é que as filmagens começaram.
- Desafio do idioma: O cineasta Radu Mihailean fez questão de rodar o filme no dialeto marroquino Darija, algo que ele e boa parte do elenco não dominavam.
- Ficção e realidade se misturam: As atrizes Leila Bekhti e Karim Leklou tiveram seus nomes reais "batizando" o de seus personagens.