Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

03/11/2011

GEPE encerra atividades do ano com palestra de Léa Anastasiou posssui-foto

Léa Anastasiou falou sobre Desafio da Docência Universitária

Para marcar o encerramento das atividades deste ano, o Grupo de Estudos em Práticas de Ensino da UEL (GEPE/UEL) realizou hoje (3/10), no Anfiteatro do CESA, palestra com o tema “Desafio da Docência Universitária”. A palestrante foi a professora aposentada da UFPR que atua no curso de Pedagogia Universitária para docentes, coordenadores e assessores pedagógicos da USP, Léa Anastasiou. Ela é pedagoga formada pela USP, com doutorado e pós-doutorado concluídos na mesma instituição.

Com o objetivo de refletir sobre o fazer docente no ensino superior, a discussão de hoje foi direcionada para docentes da UEL. Léa Anastasiou abordou questões sobre a formação continuada em docência universitária e as mudanças curriculares na educação superior. “A formação pedagógica para a docência superior precisa de formação específica”, ressalta a professora. Ela também defendeu a necessidade da revalorização da docência dentro da carreira do Ensino Superior.

A professora ainda mostrou a história dos modelos de organização curricular, e ainda o sistema de avaliação das Universidades, que enfrenta desafios pontuais no que diz respeito a função social da Universidade brasileira.

Outro desafio para a docência gira em torno da organização dos currículos dos cursos. Para a professora, a matriz curricular no ensino superior, ou seja, a grade curricular, no nível superior deve sofrer mudanças. Com isso, a proposta é estruturar o currículo de maneira articulada, organizando as disciplinas por áreas do conhecimento ou eixos, com foco na convergência de conteúdos.

Ainda segundo a professora, a ação educativa está carente de pesquisas. “É preciso valorizar a ação educativa como um cenário importante de pesquisa”. Ela também destacou a institucionalização nas Universidades do Núcleo Docente Estruturante, previsto na legislação federal. Além do incentivo da capacidade crítica do universitário, para o professor fica o desafio da construção da autonomia do aluno.