Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

14/04/2011

Workshop de Química levará laboratórios para escolas públicas

O curso de Química da UEL realiza de 9 a 12 de maio, o workshop “Contribuições da Química para o uso de nanopartículas na sociedade moderna” que tem o objetivo de divulgar a amplitude da ciência e marcar as comemorações de 2011 como Ano Internacional da Química.

O encontro será realizado no Teatro Ouro Verde e no Campus da UEL, com palestras, minicursos e incursões em três escolas públicas de Londrina, para um corpo-a-corpo com estudantes do Ensino Médio. As inscrições custam R$ 20,00 para estudantes e R$ 50,00 para profissionais e podem ser feitas no site www.uel.br/eventos.

A principal proposta do workshop é difundir a importância da tecnologia para a qualidade de vida. Em nome disso os participantes têm agendado programações científicas em escolas públicas. As atividades serão realizadas no dia 10 de maio, no Colégio Estadual José Aloísio Aragão (Colégio de Aplicação); no dia 11, no Colégio Estadual Marcelino Champagnat e no dia 12, no Colégio Estadual Professora Maria do Rosário Castaldi.

O corpo-a-corpo com os alunos inclui atividades direcionadas, durante os períodos da manhã, tarde e noite. A grade traz o “Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia: "Show da Química" e "Show da Física" e observação astronômica no período da noite, com a participação de professores e estudantes que atuam no Planetário. Além disso haverá uma conversa organizada entre estudantes com pelo menos dois pesquisadores internacionais. Trata-se de um debate intermediado por um professor brasileiro que atuará inclusive como tradutor.

Segundo o professor do Departamento de Química, Dimas Zaia, a comissão organizadora entende que esta é uma estratégia importante para aproximar o mundo acadêmico dos estudantes. Dessa forma, levar pesquisadores e laboratórios às escolas é uma forma de difundir a tecnologia, por meio de uma linguagem acessível.

Programação científica

A palestra de abertura, será realizada no dia 9 de maio, a partir 19 horas, no Teatro Ouro Verde, com o responsável pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (UNICAMP), Yves Petroff, que vai falar sobre “The uses of hard and soft X-rays sources in chemistry".

No dia 11, a partir das 16 horas, no Ouro Verde, está previsto uma palestra com o professor Samuel Traina, da School of Natural Sciences, University of Califórnia. O tema da palestra será "Nanoparticles and the environment".

Completando a grade internacional, no dia 12, no Ouro Verde, a partir das 16 horas, o professor espanhol Joaquin Coronas, do Chemical and Environmental Engineering Department and Nanoscience Institute of Aragon (Universidad de Zaragoza), falará sobre"Zeolites, MOFs and related materials".

Na grade local, a programação prevê, além de palestras, cinco cursos sobre áreas em expansão da Química, com professores da UEL. Os cursos serão no Campus Universitário, com direito a certificados, e são limitados a apenas 50 alunos. O preenchimento das vagas será de acordo com a ordem de inscrição. A grande completa do workshop pode ser conferida no endereço www.uel.br/eventos.