Londrina, Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017 -  Busca

20/10/2009

Professora da UEL publica livro sobre o Rotary Clube posssui-foto

Nelma Camêlo de Araujo

A professora da Nelma Camêlo de Araújo, do Departamento de Ciência da Informação, está lançando o livro “A memória do Rotary Clube de Londrina e o Desenvolvimento da Cidade: uma trajetória pesquisada pela UEL”, que conta a história do Rotary Clube de Londrina. O lançamento será dia 29 de outubro, às 20 horas, na Casa da Amizade, localizada na rua Harry Prochet, nº 1.025.

O livro recupera informações e acontecimentos sobre a contribuição do trabalho dos rotarianos para o desenvolvimento da cidade, e foi organizado pela professora Nelma Camêlo de Araújo, e três alunos do curso de Arquivologia.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com antigos integrantes do Rotary, além de pesquisas em documentos históricos, reúne informações sobre integrantes do Rotary Clube de Londrina. Os alunos cruzaram as informações coletadas durante as entrevistas com os registros em documentos. A pesquisa faz parte do projeto “Tratamento, recuperação e disseminação da informação”, do Departamento de Ciência da Informação, do Centro de Educação Comunicação e Artes (CECA).

As entrevistas com os rotarianos, selecionados durante a pesquisa, começou no final de 2007. A professora Nelma Camêlo de Araújo explica que as informações das entrevistas eram contextualizadas com os documentos pesquisados – atas das reuniões, boletins e certidões – parte dos documentos está no próprio Rotary Clube, mas o grupo também consultou o acervo pessoal de integrantes do clube e recorreu a várias instituições para desenvolver a pesquisa, entre elas, Biblioteca Pública, Santa Casa, Arquivo Público e Associação Médica. “Este trabalho é fruto de uma pesquisa, não é um livro apenas para poder contar uma história, pois tem este contexto de pesquisa, fruto de uma pesquisa acadêmica”, avalia.

A professora diz que o a publicação do livro é resultado do trabalho da universidade, que tem o papel de devolver para a sociedade o que é investido na instituição, uma vez que a pesquisa está de acordo com os interesses da sociedade. “Este trabalho de pesquisa é uma contribuição para a comunidade”, afirma. Ela avalia que o trabalho superou as expectativas, e agora, é o momento de disseminar as informações coletadas.

Inúmeros fatos históricos sobre o desenvolvimento da cidade são descritos no livro. Ela destaca, por exemplo, que de acordo com as pesquisas, o Horto Florestal nasceu devido à preocupação das pessoas da época em não transformar a região em uma cidade somente de plantações. E, ainda, a professora observa que havia a preocupação das pessoas em trazer árvores que oferecessem uma cobertura agradável para a cidade, além da iniciativa de trazer diversos animais para a região.

A professora cita também que, segundo relatos, não existia na região um hospital adequado, e médicos pioneiros auxiliaram na construção da Santa Casa, inclusive os médicos rotarianos José Bonifácio Silva e João Dias Ayres, que trouxeram para cidades campanhas importantes de vacinação. “O médico João Dias Ayres faleceu ano passado, um senhor com mais de 90 anos. A pesquisa com ele foi muito interessante”, afirma.

A organizadora do livro informa que o trabalho de pesquisa do projeto continua. O próximo objetivo é contar o desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina ao longo dos anos, no período de 1972 a 2008. “A partir desta experiência vamos traçar a trajetória da UEL”, diz a professora.

Serviço
Nelma Camêlo de Araújo (organizadora).
600 exemplares.
136 páginas.

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

16h07 Reitora defende autonomia de gestão na Câmara de Londrina posssui-foto
  15h41 Edital seleciona professores de idiomas