Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 21 de Junho de 2018 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
17/09/2009  

Festival literário de Londrina faz homenagem a Paulo Leminski

Agência UEL

A 5ª edição do Londrix-Festival Literário de Londrina será realizada entre os dias 22 e 27 de setembro e homenageará o poeta curitibano Paulo Leminski, nos 20 anos de sua morte. Como nas edições anteriores, o Londrix trará para Londrina escritores e críticos para discutir a produção literária contemporânea. Além das palestras e debates, as oficinas, lançamentos, feira de livros e os shows, são destaques do Londrix 2009.

Com a maior parte das atividades concentradas na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, o Londrix abre na próxima terça-feira, às 19 horas, com a palestra de João Luís Ceccantini "Desajustados, ma non troppo: Sobre a Literatura Juvenil Brasileira Contemporânea”.

Às 20 horas, o poeta Sérgio Vaz aborda o tema “Cooperifa: Uma Experiência Literária na Periferia”, destacando as atividades da cooperativa que transformou um bar, na periferia de São Paulo, em reduto de um movimento cultural e literário.

A noite de abertura do Londrix 2009 termina com o show “Só o Amor Constrói”, com Kleber Albuquerque, com início previsto para as 21h30. No show, o cantor e compositor apresenta canções de seu novo CD, lançado em julho, acompanhado da MiniOrkestra de Polka Punk. O repertório traz uma fusão de música e poesia, gêneros que pontuam todo o evento, com destaque para a homenagem especial a Paulo Leminski que terá, nos 20 anos de sua morte, sua obra abordada em palestras, debates e shows.

Autor da biografia “Paulo Leminski, o Bandido Que Sabia Latim”, Toninho Vaz faz no dia 25, às 20 horas, a palestra “Introdução à Poética de Paulo Leminski.” No mesmo dia, às 21h30, os escritores Marco Vasques, Rodrigo Garcia Lopes e Maurício Arruda Mendonça participam de mesa “O Universo Leminskiano” e, às 22h30, o Grupo AARPA, que reúne artistas e escritores de Londrina, presta um “Tributo a Paulo Leminski”, com leitura de poesia e música.

Palestras, debates e oficinas

Um dos cinco debates programados para o Londrix 2009 destaca o que acontece nos bastidores da produção de livros reunindo no dia 23, às 20 horas, Plínio Martins Filho, diretor da Edusp, Wander Melo Miranda, diretor da Editora UFMG e supervisor do projeto de reedição da obra de Graciliano Ramos, e o editor londrinense Ângelo Bellusci Cavalcante.

No dia 26, às 14h30, o cartunista Allan Seiber, a especialista em mangás Sonia Luyter e o quadrinista e editor Eloyr Pacheco participam de um debate sobre HQ, falando sobre “Tradição e Novos tempos”.

No mesmo dia, às 16h30, o debate “Poesia: A Construção de Olhares” reúne as poetas Anitta Costa Malufe, Bruna Beber, Virna Teixeira e Beatriz Bajo, que vão abordar a criação contemporânea a partir de olhares diferenciados, que permitem a leitura poética do mundo.

Às 17h30, acontece o debate “Amor, Sexo e Ficção”, que reúne o escritor paulistano Reinaldo de Moraes, que acaba de lançar o romance “Pornopopéia”, o carioca André Sant’Anna que tem, entre seus livros, dois chamados “Amor” e “Sexo”, e o londrinense Márcio Américo, cujo livro “Meninos de Kichute” acaba de ser transformado em filme.

Entre as palestras, destaca-se a que será realizada pelo poeta, tradutor e ensaísta Claudio Willer, autor do livro “Geração Beat.” Ela fala no dia 23, às 21 horas, sobre o surrealismo e a produção beatnik, movimentos considerados rebeldes. Willer ainda ministra nos dias 24 e 25, no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) a Oficina "Geração Beat: Literatura e Místicas da Transgressão”.

O escritor, poeta e dramaturgo Maurício Arruda Mendonça também ministra a oficina “Criação Literária” nos dias 22 e 23, das 9 às 12 horas, na Biblioteca Pública.

E no dia 26, às 20 horas, no Cemitério de Automóveis, o escritor e dramaturgo Mário Bortolotto fala sobre literatura, teatro, cinema e música.

Para educadores

O Londrix 2009 traz ainda atividades voltadas aos educadores, com palestras direcionadas para a literatura infanto-juvenil, como a que será realizada no dia 23, às 19 horas, pela mestre em Literatura Neuza Ceciliato. Ela vai falar sobre “A Literatura Infantil Brasileira Antes e Depois de Lobato”.

Na quinta-feira (24), às 19h30, o diretor de Bibliotecas de Londrina Rovilson Silva aborda a “Política Pública de Leitura em Londrina: Do Palavras Andantes ao Sistema de Bibliotecas Municipais,” discutindo os caminhos que levam à política pública de leitura no município.

No mesmo dia, às 20h30, o professor Dilson Catarino fala sobre “A Arte de Formar Jovens Leitores” e, na sequencia, faz um Recital de Poesia.

No dia 25, às 19 horas, a professora e bibliotecária Suely Bortolin faz a palestra “Leitura: se Odeia não Medeia!”, em que aborda a necessidade do mediador de leituras ser também um leitor apaixonado.

Programação infantil

Este ano, a programação destinada às crianças inclui no sábado e no domingo (26 e 27), das 10 às 18 horas, no Cemitério de Automóveis, atividades como contação de histórias, desenho, pintura, brincadeiras do palhaço Coisa Fina e a “Oficina de Carrinhos do Valdevino”. A coordenação é de Fernando Góes e Daniela Fiorucci.

No domingo, às 16 horas, Madan faz o show “Brincando com as Palavras”, em que apresenta o repertório de um CD homônimo, com poemas musicados de José Paulo Paes. Na Feira de Livros, que será instalada no Cemitério de Automóveis, também haverá estandes destinados ao público infantil.

Shows e espetáculos

A programação conta ainda com espetáculos em que a poesia dá o tom como “Ana Cristina Cesar”, no dia 23, às 22 horas, no qual a atriz Marta Nowill leva ao palco poemas e passagens da vida da poeta carioca, que morreu em 1983, enquanto são exibidos depoimentos e cenas ficcionais de documentário sobre Ana C. O espetáculo foi concebido por Marta Nowill, Fernanda D’Umbra e Edson Kumasaka.

No dia 26, às 22 horas, a poeta Annita Costa Malufe e músico Silvio Ferraz apresentam "Poesia". A performance traz leitura de poesia com processamento eletrônico em tempo real, criando uma espécie de “música da fala” que aproxima o público das sonoridades da música contemporânea erudita e da eletroacústica.

Todas as noites, shows encerram a programação do Londrix na Vila Cultural Cemitério de Automóveis. Além de Kleber Albuquerque (22), haverá apresentações da banda Benditos Energúmenos e dos Radicais Livres (24); o show “É Isso Que Vai Acontecer”, com Bernardo Pellegrini e o Bando do Cão Sem Dono (25); “Solidão, Voz e Violão”, com Madan, e “Sacos de Ratos”, com Mário Bortolotto e Banda (26).

O evento termina no dia 27 com os shows “Canções do Estúdio Realidade”, com Rodrigo Garcia Lopes, Marco Scolari e Eduardo Batistella, e “Poesia’n’roll”, da banda londrinense Bônus Trash, conhecida por seu repertório de rock e poesia.

Serviço:
Festival Literário de Londrina – Londrix 2009
De 22 a 27 de setembro
Ingressos para os shows: (R$ 5,00 e R$ 10,00) - podem ser adquiridos na Vila Cultural Cemitério de Automóveis (Rua João Pessoa, 103), antes das apresentações.
Inscrições para as oficinas: no mesmo local, pelo telefone (43) 3344-5998, ou pelo e-mail festivalliterariodelondrina@bol.com.br. 
Patrocínio: Promic, Governo do Estado do Paraná e Seti (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia)
Realização: AARPA, Ong Mundoquelê e Kinoarte (Fonte: Assessoria de imprensa do Londrix 2009)



É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.


  16h43 Seminário divulga pesquisas do programa em Estudos da Linguagem
  15h50 Vila cultural debate obras literárias do Vestibular da UEL
  15h28 Grupo Vocal Épocas apresenta diferentes estilos musicais
  15h02 Eleições dos Órgãos Suplementares e unidades da UEL posssui-foto
  15h16 Formandos colam grau em cerimônia especial
  18h03 Vestibular 2019 da UEL ganha identidade visual posssui-foto
  10h52 Semana da Farmacologia começa em 9 de julho
  09h53 Encontro discute ensino do espanhol na educação básica
  09h12 UEL FM apresenta faixa a faixa do CD de Paulo Freire posssui-foto
  08h55 CAPES recebe inscrições para duas premiações de melhores teses
  08h16 Estado confirma 1ª parcela de Banco de Horas na folha de junho
  15h20 Atividades administrativas serão suspensas nos jogos do Brasil/1ª fase
  10h09 Encontro aborda o corpo na perspectiva da psicologia e fisioterapia
  16h39 Abertas inscrições da Jornada de Estudos Contábeis posssui-foto
  09h01 Pesquisadora recebe prêmio internacional na Áustria
  09h16 Cine Com-Tour/UEL exibe Os Fantasmas de Ismael posssui-foto
  11h48 TV UEL exibe autobiografias de estudantes indígenas posssui-foto
  11h33 Departamento divulga encontros sobre Fenomenologia da Animalidade
  11h46 Crianças autistas e psicóticas são temas de curso
  10h52 Reitoria recebe Declaração para Permanência Estudantil posssui-foto
  11h18 Lenpes promove sábado (30) debates sobre desigualdades
  10h44 Feira das Profissões atrai 10 mil estudantes ao Campus posssui-foto
  09h30 Cônsul do Japão visita Universidade nesta sexta-feira (22)
  16h36 Dirigentes da UEL participam de workshop sobre internacionalização
  10h14 Carne suína é tema da 5ª edição do Simcarne posssui-foto
  15h06 Programa Idioma sem Fronteiras oferta 18 cursos
  11h26 Simpósio Nacional de Educação em Astronomia posssui-foto
  11h15 Projeto atende 134 crianças com serviços odontológicos
  11h31 Eleições dos Órgãos Suplementares e unidades da UEL posssui-foto
  10h32 Semana de Secretariado está com inscrições abertas
  10h05 Copa UEL faz final entre categorias ouro e prata posssui-foto
  09h24 Atlética XV de Setembro faz campanha para arrecadar agasalhos
  14h27 Governo apresenta proposta para regulamentação do TIDE posssui-foto
  08h48 Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cidades posssui-foto
  08h43 Simpósio de Educação Musical: submissão de trabalhos posssui-foto
  16h40 OSUEL faz concerto com compositores nacionalistas
  15h50 Prograd cadastra egressos para atuação na Feira das Profissões
  14h58 HU é reconhecido pela atuação no setor de transplantes posssui-foto
  14h36 Professora faz palestra sobre 110 anos da imigração japonesa
  11h31 Aplicativo da UEL FM volta a funcionar com capacidade de mil ouvintes
  10h47 Simpósio reúne pesquisadores e debate Educação em Astronomia
  10h11 Gesen discute instituição de longa permanência idosos posssui-foto
  08h37 Conferência de Restauração Ecológica recebe trabalhos posssui-foto
  08h39 Encontro debate desafios da comunicação no espaço urbano
  16h11 Curso de Biologia Molecular posssui-foto
  08h10 CEI/Campus recebe pais e apresenta nova diretora posssui-foto
  18h04 Simpósio de Educação Musical recebe submissão de trabalhos
  15h56 Ex-superintendente do HU faz balanço da gestão
  18h05 Músico paulistano ganha especial na UEL FM
  09h36 CEFE divulga final da 2ª edição Copa UEL de Futebol
  08h58 Encontro debate o livro Clara dos Anjos de Lima Barreto
D
DESTAQUES ::.

Eleições dos Órgãos Suplementares e unidades da UEL

TV UEL exibe autobiografias de estudantes indígenas

OSUEL faz concerto com compositores nacionalistas

Jornal Notícia 1.377
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br