Londrina, Terça-Feira, 19 de Junho de 2018 -  Busca

10/06/2009

Diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte visita a Casa de Cultura

A Casa de Cultura da UEL - Divisão de Artes Plásticas recebe nos dias 10 e 11 de junho, o curador de arte Ricardo Resende, que vem à cidade para discutir e conhecer os trabalhos em desenvolvimento, além de futuras exposições e projetos a serem realizados pela Divisão de Artes Plásticas. Resende tem grande envolvimento com a produção artística no país. São mais de 20 anos de carreira dedicados a museologia (educação em museus, museografia, produção de exposição, curadoria e direção técnica). Já foi curador do Museu de Arte Moderna de São Paulo e atua organizando exposições e escrevendo textos sobre análises artísticas.

A convite de Fernanda Magalhães, chefe da Divisão de Artes Plásticas, Resende vem realizar em conjunto a curadoria do projeto (des)Ocupação. Realizado em dezembro de 2008 na antiga sede da Casa de Cultura da UEL, o projeto foi uma ação artística que reuniu artistas, cineastas, músicos, alunos de artes, funcionários da UEL e todos que desejaram participar desta intervenção artística. O resultado foi diversificado, com grande produção de fotografias, desenhos, gravuras, vídeos e paisagens sonoras. A curadoria sobre o material produzido resultara na edição e na produção do projeto expositivo dos trabalhos. “Ele tem uma ampla experiência com exposições e tem um ótimo olhar para elaborar cada uma delas” aponta Fernanda Magalhães. O (des)Ocupação foi uma maneira de marcar a transferência da Casa de Cultura da UEL para novos espaços (hoje localizados na rua Tupi, 210; Av. JK 1.973 e Av. Duque de Caxias 339), além de levar à população de Londrina a refletir sobre a condição da produção artística na cidade.

Ricardo Resende ficará dois dias em Londrina e terá a oportunidade de conhecer também o projeto realizado na antiga sede, o “Vitrine das Artes”, ou seja, aquelas grandes imagens que ainda estão em exposição nas vitrines da Rua Mato Grosso. É importante que ele conheça mais de perto os projetos realizados pelas artes plásticas em 2008 além do que ainda será produzido. “Acho que ele tem muito a contribuir com os novos espaços, além de poder dar uma assessoria técnica para a nova sede da divisão de Artes Plásticas”, defende Fernanda Magalhães. Além disso, o curador vai conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Coletivo Manada. O Coletivo nasceu em março deste ano e desenvolve ações artísticas como instalações, projeções e intervenções urbanas. No evento Debandada que aconteceu na nova sede da Divisão (Av. JK 1.973) de 26 a 29 de maio, performances como “A Bolha” e “Para conservar meus bens – presente”, bem recebidas pelo público presente no evento.

Ricardo também terá a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pela Kinoarte, parceira em vários eventos com a Casa de Cultura. A Kinoarte desenvolve projetos de cinema tendo recebido já diversos prêmios nacionais e internacionais como com os filmes Satori Uso e Booker Pitman.

Atualmente, Ricardo Resende é diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte (Fundação Nacional das Artes). Através da visita de Resende pretende-se estabelecer uma parceria entre a Funarte e a Casa de Cultura da UEL - Artes Plásticas, para ampliar e aprimorar projetos. “Nós temos muitos projetos e com este apoio, poderemos aprofundar e ampliar nossos trabalhos, fortalecendo assim a produção artística de Londrina”, completa Fernanda Magalhães.

Curador Ricardo Resende em Londrina
Dias: 10 e 11 de junho
Local: Casa de Cultura da UEL – Divisão de Artes Plásticas
Endereço: Av. JK 1.973

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

09h24 Atlética XV de Setembro faz campanha para arrecadar agasalhos
  10h11 Projeto estuda ação da psicologia na Justiça
  10h11 Pesquisa avalia juventude e desigualdades

Curso de Biologia Molecular