Londrina, Quarta-Feira, 28 de Junho de 2017 -  Busca

10/06/2009

Diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte visita a Casa de Cultura

A Casa de Cultura da UEL - Divisão de Artes Plásticas recebe nos dias 10 e 11 de junho, o curador de arte Ricardo Resende, que vem à cidade para discutir e conhecer os trabalhos em desenvolvimento, além de futuras exposições e projetos a serem realizados pela Divisão de Artes Plásticas. Resende tem grande envolvimento com a produção artística no país. São mais de 20 anos de carreira dedicados a museologia (educação em museus, museografia, produção de exposição, curadoria e direção técnica). Já foi curador do Museu de Arte Moderna de São Paulo e atua organizando exposições e escrevendo textos sobre análises artísticas.

A convite de Fernanda Magalhães, chefe da Divisão de Artes Plásticas, Resende vem realizar em conjunto a curadoria do projeto (des)Ocupação. Realizado em dezembro de 2008 na antiga sede da Casa de Cultura da UEL, o projeto foi uma ação artística que reuniu artistas, cineastas, músicos, alunos de artes, funcionários da UEL e todos que desejaram participar desta intervenção artística. O resultado foi diversificado, com grande produção de fotografias, desenhos, gravuras, vídeos e paisagens sonoras. A curadoria sobre o material produzido resultara na edição e na produção do projeto expositivo dos trabalhos. “Ele tem uma ampla experiência com exposições e tem um ótimo olhar para elaborar cada uma delas” aponta Fernanda Magalhães. O (des)Ocupação foi uma maneira de marcar a transferência da Casa de Cultura da UEL para novos espaços (hoje localizados na rua Tupi, 210; Av. JK 1.973 e Av. Duque de Caxias 339), além de levar à população de Londrina a refletir sobre a condição da produção artística na cidade.

Ricardo Resende ficará dois dias em Londrina e terá a oportunidade de conhecer também o projeto realizado na antiga sede, o “Vitrine das Artes”, ou seja, aquelas grandes imagens que ainda estão em exposição nas vitrines da Rua Mato Grosso. É importante que ele conheça mais de perto os projetos realizados pelas artes plásticas em 2008 além do que ainda será produzido. “Acho que ele tem muito a contribuir com os novos espaços, além de poder dar uma assessoria técnica para a nova sede da divisão de Artes Plásticas”, defende Fernanda Magalhães. Além disso, o curador vai conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Coletivo Manada. O Coletivo nasceu em março deste ano e desenvolve ações artísticas como instalações, projeções e intervenções urbanas. No evento Debandada que aconteceu na nova sede da Divisão (Av. JK 1.973) de 26 a 29 de maio, performances como “A Bolha” e “Para conservar meus bens – presente”, bem recebidas pelo público presente no evento.

Ricardo também terá a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pela Kinoarte, parceira em vários eventos com a Casa de Cultura. A Kinoarte desenvolve projetos de cinema tendo recebido já diversos prêmios nacionais e internacionais como com os filmes Satori Uso e Booker Pitman.

Atualmente, Ricardo Resende é diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte (Fundação Nacional das Artes). Através da visita de Resende pretende-se estabelecer uma parceria entre a Funarte e a Casa de Cultura da UEL - Artes Plásticas, para ampliar e aprimorar projetos. “Nós temos muitos projetos e com este apoio, poderemos aprofundar e ampliar nossos trabalhos, fortalecendo assim a produção artística de Londrina”, completa Fernanda Magalhães.

Curador Ricardo Resende em Londrina
Dias: 10 e 11 de junho
Local: Casa de Cultura da UEL – Divisão de Artes Plásticas
Endereço: Av. JK 1.973

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.

As Sinopses apresentadas têm como referência as edições digitais dos jornais citados disponíveis no dia.

17h40 Feira das Profissões atrai mais de 12 mil estudantes ao Campus posssui-foto
  15h38 Produtores participam de atividade sobre produção láctea
  14h50 Colóquio destaca organização da informação e do conhecimento
  10h56 Vestibular Indígena: inscrições abertas