Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
17/07/2008  

SINOPSE - A UEL NOS JORNAIS (17/7/2008 - Quinta-feira)

De acordo com as edições digitais dos jornais disponibilizadas no dia.

Agência UEL

www.folhadelondrina.com.br

Agende-se

Gestão contábil O Departamento de Ciências Contábeis da UEL está com inscrições abertas para a 5 edição do Curso de Capacitação de Empreendedores em Gestão Contábil, programado para agosto. Entre os assuntos estão a constituição de empresas, tributação, controles financeiros e captação de recursos no mercado financeiro. (43) 3321-9191.

Jornada de Psicologia As inscrições para a 7 Jornada de Psicologia do Hospital Universitário/UEL já podem ser efetuadas. O evento acontece de 25 a 27 de setembro e terá como tema central ''Corpo e desamparo''. Adolescência, atendimento em grupo, dor e sofrimento, infância, narcisismo e neuropsicologia estão na programação do evento. As inscrições serão aceitas até o dia 20 de julho pelo site www.hu.psc.br/jornada.

Ruth Bolognese

Sem golpe

Escreve o professor de História da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Marco Antônio Neves Soares, para dizer que todas ações e denúncias de entidades como a Aduel, Assuel e DCE contra a administração do reitor Wilmar Marçal têm como objetivo apenas apurar responsabilidades, previstas no Regimento e no Estatuto da própria Instituição. Nada a ver com atitudes golpistas para derrubar o reitor.

Problemas mil

Ele chama de ''barbaridades do reitor Marçal'' as contratações irregulares, os desmandos e equívocos sobre os rumos da UEL, que ocorrem na atual gestão.

UEL terá mestrado em música

Projeto interinstitucional envolve parceria com a UEM e a Unirio

Foi aprovado pela Capes e pela Fundação Araucária o Mestrado Interinstitucional em Música entre a UEL e UEM. O programa terá como proponente a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que é referência nessa área no Brasil. A UEM será a instituição receptora e a UEL entra como universidade associada. As inscrições para o processo de seleção estão previstas para setembro e serão oferecidas 20 vagas para servidores da UEL e UEM.

Na UEL, o mestrado em Música será gerenciado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) porque a finalidade será a capacitação dos músicos da OSUEL, já que todos os professores do Departamento de Música já possuem a titulação de mestre. ''Será uma oportunidade única para os músicos que desejam se qualificar'', disse o pró-reitor de Recursos Humanos, professor Fábio Cezar Martins. ''Além disso, está em conformidade com nossa política de capacitação dos servidores'', acrescentou o pró-reitor.

O corpo docente será o mesmo dos programas de mestrado e doutorado em Música da Unirio, mas também terá a participação de professores da UEL e UEM que possuem a titulação de doutor exigida pela Capes. Segundo a diretora da Casa de Cultura, professora Janete El Haouli, as aulas serão ministradas na UEM e na UEL e alguns cursos serão realizados no Rio de Janeiro. ''Como a UEL possui um departamento de música com laboratório, salas e instrumentos, vamos entrar com o apoio logístico ao programa'', informou Janete.

A diretora da Casa de Cultura disse ainda que o Programa de Mestrado em Música da Unirio possui conceito 5 pela Capes. ''Existem apenas 11 programas stricto sensu em Música no Brasil e todos estão nos grandes centros, portanto, essa será uma ótima oportunidade para nossos músicos se qualificarem, sem precisar sair de Londrina'', ressalta. Janete El Haouli acrescenta que existem 20 músicos da Casa da Cultura interessados em se inscrever no mestrado. Ela também adiantou que existe a expectativa de também trazer o doutorado interinstitucional para Londrina.

Os interessados passarão por processo seletivo que inclui prova de língua estrangeira, prova prática, apresentação de projeto e avaliação de currículo. Mais informações pelo tel. (43) 3323-8562 (pedir para falar com a direção da Casa de Cultura).

Reportagem Local

www.jornaldelondrina.com.br

Sobre "porra-loucas", preconceitos e vida acadêmica

Presenciamos, atualmente, vários esforços mundiais que tentam formular políticas públicas mais inclusivas, tolerantes e democráticas que levem em consideração a diversidade cultural e os direitos humanos. São iniciativas de governos, de órgãos internacionais, como a Unesco, e de entidades civis que se pautam nos debates das ciências humanas e do direito. Tal movimento se faz necessário e fundamental, na atualidade, se considerarmos os problemas decorrentes da exacerbação de preconceitos, dentre os quais, os genocídios e, mais recentemente, o tratamento dado aos imigrantes em conseqüência de políticas como as da União Européia, que atinge centenas de povos, entre eles, latino-americanos e inúmeros brasileiros.

A recente entrevista concedida pelo reitor Wilmar Marçal (Jornal de Londrina, 26/06/2008), na sua condição de representante da Universidade Estadual de Londrina (UEL), segunda maior universidade do Estado de Paraná, vem na contramão dessas preocupações e constitui exemplo de uma visão estigmatizadora, reproduzindo preconceitos amplamente disseminados por setores ultraconservadores da sociedade brasileira. O que tem a ver o uso de piercing, a religião e a "boa aparência" (sic), citados pelo reitor, com a qualidade acadêmica dos(as) estudantes?

O reitor se esquece dos critérios institucionais de mérito acadêmico que permitem o ingresso dos estudantes à universidade, fazendo-os detentores dos mesmos direitos e deveres, como o de representar a universidade em eventos acadêmico-científicos. Transformar critérios pessoais em critérios administrativos não só é preocupante, como também representa uma afronta ao pluralismo. Por outro lado, o reitor ignora as transformações históricas e comportamentais que, tendo como marco os eventos de Maio de 68, mudaram a face dos jovens em todo o planeta rebelando-se à sua própria moda contra a passividade e a reprodução acrítica do status quo e do conhecimento.

Expressamos nossa preocupação com tal atitude, que desqualifica os(as) estudantes e representa a perda do espírito de universalidade das instituições de nível superior, consideradas espaço crítico e de expressão do pluralismo e da liberdade.

Os/as estudantes dos grupos de pesquisa da universidade são estimulados a produzir e a pensar científica, crítica e criativamente. As contribuições desses(as) alunos(as) merecem e, efetivamente, têm maior visibilidade do que seus piercings, seus gostos e suas escolhas pessoais. Eles/as estão participando da vida acadêmica e representando a universidade em congressos nacionais, regionais e locais, através de suas pesquisas e estudos que nos ajudam a refletir, dentre outros, sobre as desigualdades sociais, as intolerâncias e os desrespeitos à diferença.

* Leila Jeolás, Martha Ramirez, Celso Vianna Bezerra de Menezes, Pedro Roberto Ferreira, Raquel Kritsch, Fábio Lanza, Sávio Machado Cavalcante e Simone Wolff, Ana Maria Chiarotti de Almeida, João Valentin Wawzyniak, Maria José de Rezende, Maria Nilza da Silva, Ronaldo Baltar, Eliel Ribeiro Machado e Renata Cristina Gonçalves dos Santos.


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br