Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

02/06/2008

AIESEC viabiliza intercâmbio para estudantes e recém-formados posssui-foto

Na visita ao reitor Wilmar Marçal, acompanhados do diretor do CESA, Anísio Ribas Bueno, os representantes da AIESEC, Mário Calzavara e Daniel Berbel, agradeceram o apoio administração da Universidade

Fabiane Boldrini, 23 anos, formada em Psicologia pela UEL no ano passado, e pós-graduada em Recursos Humanos, na PUC/PR, embarca nesta terça-feira, dia 3, para a Malásia. Ela vai trabalhar na Megawisra, empresa de telecomunicação, na cidade de Kuala Lumpur.

Essa experiência profissional foi viabilizada pelo programa Talentos Globais, da AIESEC, uma organização sem fins lucrativos, que seleciona jovens talentos com potencial de liderança, para realizar um intercâmbio profissional na área de formação, que pode variar entre dois meses a um ano e meio de duração.

Outra intercambista é a ex-aluna da UEL, Natália Leandro Lara, que se graduou em Administração no ano de 2006 e tem pós-graduação em Administração de Marketing e Propaganda. Em breve ela segue para a República Tcheca, onde vai trabalhar no Departamento de Marketing da Motorola, na cidade de Brno.

Também integrante do escritório londrinense da AIESEC, Richard Alexsander Wagner Felix, de 22 anos, graduado em Design Gráfico pela Unopar, já foi para Olsztyn, na Polônia, trabalhar como designer na StudioOFF, agência de propaganda. Em agosto do ano passado ele entrou na AIESEC para atuar na organização da área de Marketing. Depois de formado, decidiu fazer seu intercâmbio profissional.

No mês passado o comitê da AIESEC Londrina recebeu sua primeira trainee. Maria José Vasquez Polo, de 24 anos, veio de Santa Marta, Colômbia, para nove meses de intercâmbio profissional na Conexão Assessoria em Comércio Exterior, uma das líderes da região nesse ramo. A proprietária da empresa, Ana Flávia Pigozzo, já foi membro da AIESEC e também realizou o intercâmbio profissional ainda quando estudante.

A AIESEC está presente em mais de 100 países, num total de 1.100 escritórios. O de Londrina funciona na UEL, mais exatamente no CESA, e conta com 33 integrantes.

Todos os alunos da universidade podem se utilizar desse mecanismo internacional. “É uma oportunidade rara de conhecer outros países, novas metodologias de processos, indústrias, comércio. Uma atividade complementar ao que a universidade oferece para que o aluno tenha uma solidez no mercado do trabalho, de acordo com a sua formação. Entendendo o objetivo e a importância, viabilizamos espaço físico e apoio, para que o convênio entre a UEL e a organização fosse realizado”, disse o diretor do CESA, professor Anísio Ribas Bueno.

Na semana passada, ele acompanhou os representantes da AIESEC-Londrina em visita ao reitor Wilmar Marçal.

“Viemos agradecer o apoio que estamos recebendo da administração da Universidade, nesse um ano de atividades do escritório londrinense”, disse Mário Calzavara, formado em Relações Públicas pela UEL, que preside a AIESEC.

Segundo explicou Daniel Berbel, aluno do 4º ano de Administração, na UEL e diretor de Relações Corporativas do Escritório da AIESEC de Londrina, o intercâmbio é apenas uma das ferramentas que a organização utiliza, visando o desenvolvimento dos integrantes. “São experiências propiciadas aos universitários, na faixa etária de 21, 22 anos, para que eles assumam uma responsabilidade grande, gerindo um time, desenvolvendo tarefas que talvez fossem desempenhar somente com 30, 35 anos, já no mercado de trabalho”, comentou.

Podem se candidatar à AIESEC, alunos de qualquer curso universitário de Londrina e região, pós-graduandos ou pós-graduados até 2 anos. Para fazer o intercâmbio, o estudante deve ter concluído no mínimo 60 por cento do curso.