Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 04 de Julho de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
26/06/2020  

UEL lança campanha de arrecadação de tablets para inclusão digital

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

A Universidade Estadual de Londrina lançou nesta sexta-feira (26) a campanha ACESS@ UEL - Rede Inclusiva para Estudantes, com o objetivo de arrecadar tablets para promover a inclusão digital no retorno das atividades acadêmicas, previsto para o próximo dia 29. O calendário da graduação está suspenso desde o dia 17 de março por causa da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus. O retorno das atividades, em um primeiro momento, será de forma remota, respeitando-se as características de cada curso da Universidade.
A campanha foi lançada durante cerimônia online de encerramento do "VIRTUEL: refletindo e capacitando", evento voltado para o debate sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação no ensino remoto. A cerimônia contou com a presença do reitor da UEL, Sérgio Carvalho; do superintendente estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI), professor Aldo Bona; do diretor do Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED), professor Pedro Paulo Ayrosa.
O reitor Sérgio Carvalho disse que a campanha ACESS@UEL objetiva criar uma rede inclusiva para dar suporte a estudantes em situação de vulnerabilidade social. Ele disse que a UEL tem parceria com a SETI para fornecer internet para os estudantes, mas muitos não têm acesso a equipamentos digitais que comportem a navegação para a realização das atividades não presenciais de seu curso.
Ele complementa que a vulnerabilidade dos estudantes não se refere apenas ao acesso à tecnologia. Muitos tinham estágio e emprego que perderam, por causa do distanciamento social, imposto pela pandemia de COVID-19 e, hoje, inclusive passam necessidades básicas. Conforme o professor, é preciso dar condições a esses estudantes e, também, a grupos como os de indígenas e de apenados. Confira o áudio.

Conforme Sérgio Carvalho, a instituição vai mobilizar professores, técnicos, estudantes e egressos que tenham condições de adquirir um tablet para que seja doado à Universidade, que vai repassar a estudantes que não têm acesso ao equipamento digital. Assim, esses universitários poderão acompanhar o conteúdo não presencial do curso. A compra do tablet deve ser feita de forma identificada, na qual o comprador assina um termo de doação do equipamento à UEL. O documento deve constar nos registros da Universidade. Confira o Termo de Doação - Termo de Doação.
Lançamento online da Campanha, nesta sexta-feira (26), durante cerimônia de encerramento do VIRTUEL: refletindo e capacitando (Divulgação/UEL)
Configurações mínimas - O tablet precisa ter uma configuração mínima com as seguintes especificações: possuir entrada para chip de telefonia celular (3G ou 4G); no mínimo 16 Gb de memória física e 1 G de memória virtual (RAM); no mínimo 7 polegadas; sistema operacional Android 8.1 ou iOS 10.1.  Para facilitar a escolha, a UEL sugere alguns modelos que atendem às necessidades das atividades remotas. São aparelhos com valor abaixo de R$ 1.000,00: Samsung TAB A - T295 ou 7290N; Philco 10 - PTB10RSG e Philco 7 - PTB7RSG ; Multilaser M10 NB331, NB287 ou NB253, Multilaser M7 - NB325, NB304, NB305 ou NB306.
O equipamento pode ser adquirido em qualquer loja física ou virtual e deve ser encaminhado ao seguinte endereço: Serviço de Bem Estar à Comunidade da UEL (SEBEC), Rodovia Celso Garcia Cid - PR 445 - Km 380, Campus Universitário:Cx. Postal 10.011 - CEP 86.057-970 - Londrina/PR. Pessoalmente, as entregas podem ser feitas às segundas-feiras, das 8h30 às 11h30; às quartas-feiras das 14 às 17 horas; e às sextas-feiras, das 8h30 às 11h30.
Calcula-se cerca de 20% dos estudantes necessitam de algum tipo de apoio, sendo equipamento ou acesso à internet. Isso equivale a cerca de 3 mil pessoas. Conforme os critérios da Universidade, os primeiros contemplados com o tablet serão os alunos em maior situação de vulnerabilidade social, identificados pelo SEBEC. O estudante da UEL deve receber o tablet mediante empréstimo, assinando um termo de compromisso. Essa modalidade já existe em alguns cursos, conforme a necessidade, como o de Odontologia que realiza empréstimos de aparelhos odontológicos.
O vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini, lembra que a importância da mobilização da comunidade interna e externa reside na constituição de uma rede de solidariedade para estudantes que não têm condições financeiras, visando a inclusão digital. "A UEL é uma Universidade inclusiva. E tem que ser mesmo", afirma o professor. Por isso, a necessidade de mobilizar a comunidade interna e sensibilizar a comunidade externa.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL aprovou na última quarta-feira (24) o retorno das atividades acadêmicas para o dia 29 próximo. A proposta da Câmara de Graduação da Universidade prevê o retorno levando em consideração três pilares: garantia da qualidade de ensino, inclusão social e segurança sanitária. Pela proposta, em etapa inicial as atividades serão não presenciais para todos os cursos e séries que tiverem condições. Em uma segunda fase, as atividades serão retomadas de forma gradual e escalonada com atividades presenciais, associadas às não presenciais.
A última fase prevê o retorno ampliado das atividades presenciais. Tanto a segunda quanto a terceira etapas não tem previsão de data. O professor Décio Sabbatini afirma que as atividades acadêmicas remotas, com o retorno da graduação na UEL, não podem ser confundidas com a modalidade de ensino a distância, cuja legislação estabelece exigências específicas. Confira o áudio.





rodapé da notícia

  15h15 Gráfica atende setores da saúde com produção e impressão de material gráfico
  14h49 Equipe do Sistema de Bibliotecas começa empréstimo de livros via agendamento
  13h53 03/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h56 UEL divulga convocação extraordinária do Vestibular e nova seleção para vagas remanescentes
  09h36 Seti prorroga inscrições do 33º Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h23 Professor e estudante da UEL têm acesso a pacotes Google e Microsoft
  16h42 Chamada da Rede Unesco apoia ações para erradicação do racismo no ensino superior
  13h51 02/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h08 Abertas as inscrições para curso online de direito eleitoral
  10h13 Programa de pós-graduação tem roda de conversa sobre invisibilidade lésbica
  09h44 Simpósio debate os temas gênero, sexualidade e educação
  17h10 Fundação Araucária promove live sobre o Programa Centelha
  13h40 01/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h02 UEL mantém suspensão de atividades presenciais até o próximo dia 2 de agosto
  16h26 Abertos trabalhos do Programa de Residência Técnica em gestão pública
  16h25 Artigo científico destaca importância da higiene bucal em pacientes de UTI
  10h37 UEL lança portal em inglês para estudantes e professores estrangeiros
  18h37 CCE arrecada alimentos e agasalhos nesta quarta-feira (1º) via drive-thru
  17h08 Cops divulga lista da 2ª convocação das vagas remanescentes
  13h52 30/06/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h23 Programa de Formação Complementar em Ciências Criminais realiza série de painéis temáticos
  16h02 Núcleo de Agroecologia repassa mais de 100 quilos de alimentos a famílias
  11h42 Sistema de Bibliotecas oferece serviços e auxilia em atividades não presenciais
  20h04 UEL e SETI garantem ferramenta para acesso virtual a 5 mil estudantes
  16h17 Sai nesta terça-feira (30) 2ª chamada das vagas remanescentes
  10h12 Gedal promove Asteroid Day nesta terça-feira (30), às 20 horas
  13h40 29/06/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h36 2º Ciclo de palestras da Engenharia Civil aborda temas inovadores
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br