Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
04/02/2020  

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilidades

José de Arimathéia

Segundo a coordenadora do projeto, professora Karen Ribeiro, as instituições participantes revelam dificuldades e problemas muito semelhantes, o que colabora para a convergência de esforços na busca por soluções.

Para responder a demandas dos cursos da instituição, o Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC) montou, em 2016, grupos de estudos para promover o aprofundamento teórico de sua equipe sobre temas pertinentes e também para aprimorar o atendimento a estudantes com algum tipo de deficiência ou altas habilidades/superdotação.

Na mesma linha, a professora Karen Ribeiro (Departamento de Educação), atual vice-coordenadora do NAC, criou em 2018 o projeto de ensino "Grupo de Estudos sobre estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação no ensino superior". Neste nível de ensino, a educação especial se traduz em ações em favor do acesso, permanência e participação dos estudantes, o que inclui a promoção da acessibilidade, em todas as suas formas.

De acordo com a professora Karen, o projeto nasceu em função da demanda interna por estudos mais aprofundados, mas acabou alcançando também membros da comunidade externa, de outras instituições. Uma vez por mês, o grupo realiza um encontro de 3 ou 4 horas, no Centro de Educação, Comunicação e Artes da UEL, para debater temas selecionados semestralmente, a partir de leituras (artigos, dissertações e teses) escolhidas e disponibilizadas previamente a todos, e apresentadas por alguns membros, que conduzem as discussões. "É uma formação continuada", sintetiza Karen.

Além da equipe do NAC, o Grupo é formado por estudantes do curso de Pedagogia e por professores e profissionais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, do Instituto Federal do Paraná/Campus Londrina e da Universidade Federal de São Carlos (SP). Desta última também já participou do projeto um aluno de pós-graduação (doutorando do Programa de Pós-graduação do Departamento de Educação), que contribuiu na discussão da metodologia, pesquisa bibliográfica, entre outros assuntos. A coordenadora do projeto lembra, porém, que ele é aberto a toda a comunidade interna, especialmente membros dos Colegiados dos cursos de graduação.

"Cada instituição tem suas particularidades, assim como cada estudante tem suas próprias características. Todas as abordagens são bem vindas, porque existe uma grande demanda por pesquisa na área"

Um detalhe curioso apontado por Karen é que todas as instituições participantes revelam dificuldades e problemas muito semelhantes, o que colabora para a convergência de esforços na busca por soluções. Levantada a demanda, o Grupo parte para o estudo. Entre os temas já debatidos, estão a adaptação curricular, políticas institucionais e a abordagem específica de determinadas deficiências e altas habilidades, uma vez que, como lembra a professora, cada uma tem suas particularidades, assim como cada estudante tem suas próprias características.

Além das leituras e discussões, os membros dos grupos falam de suas respectivas instituições e serviços oferecidos, assim como foram promovidas visitas a todas as instituições-membros. "O aprendizado entre instituições é muito grande", destaca a professora Karen. Ela observa que não há inclinação teórica específica: "Todas as abordagens são bem vindas, porque existe uma grande demanda por pesquisa na área", diz. O projeto também já realizou oficinas sobre adaptação curricular.

Especificamente com a UTFPR, há uma parceria para investir na formação dos professores, pela qual são desenvolvidas ações de conscientização na UEL (as atividades de conscientização também são voltadas aos demais integrantes da comunidade interna), assim como existe a participação do NAC na Semana Pedagógica da Federal e do projeto de extensão "Ações de Sensibilização e Formação para Inclusão de Pessoas com Deficiência da Educação Básica ao Ensino Superior", coordenado pela psicóloga Camila Sudo e professora Cristiane Rezzadori, da UTFPR.

O projeto já publicou três trabalhos em 2019 e se prepara para desenvolver ações em abril, quando existe um dia mundial de conscientização do autismo (2). Ampliar a divulgação do projeto é uma de suas metas.  A previsão de conclusão do projeto é julho deste ano, e antes disso será submetido a uma avaliação final.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.405. Confira a edição completa:



rodapé da notícia

  18h02 Atividades administrativas na UEL serão retomadas na quinta-feira (27)
  17h25 Edital divulga selecionados para Prova do Curso Especial Pré-Vestibular
  16h15 Oficina no CCB reforça combate ao mosquito da dengue no Campus
  14h51 UEL será Posto de Coleta Municipal para o Censo 2020 do IBGE
  18h06 Universidade tem gama de serviços de apoio à vida acadêmica
  18h03 Pesquisador é professor visitante na Universidad de Granada
  08h50 Organizadores do Pint of Science Londrina 2020 recebem sugestões de temas
  18h10 Esmalte "verde" é alternativa para tratamento de micose em unhas
  16h44 Divulgado pela Prograd resultado final da Transferência Externa 2020
  09h30 Abertas inscrições do Curso de Língua e Cultura Japonesas
  09h05 Ranking destaca UEL na 24ª colocação entre Universidades brasileiras
  15h00 Curso discute adoção e acolhimento institucional na escola
  12h03 Liberada 3ª convocação do SISU. Lista tem 145 candidatos convocados
  11h56 Prograd divulga procedimentos e processos acadêmicos aos novos alunos
  17h36 Parasita fica mais uma semana no Cine-Com-Tour/UEL
  09h55 Avaliação da aprendizagem da Língua Inglesa é tema de curso do LABTED
  16h13 Estrutura de Geração de Energia a Biogás da UEL servirá de referência para USP
  10h32 UEL libera edital da 3ª convocação do SISU nesta quarta-feira, dia 19
  10h09 Inscrições para cursos de idiomas do LabLíngua terminam sexta-feira (21)
  17h59 Abertas inscrições para estudante especial em programas de mestrado e doutorado
  09h47 Centros de Estudos recebem R$ 1,22 milhão em equipamentos, veículo e mobiliário
  15h23 Projeto aposta no uso da comunicação audiovisual em escolas indígenas
  16h51 Projeto do CCB associa paisagismo a espécies da flora brasileira
  14h43 Pesquisadores identificam ferramentas e técnicas contábeis
  15h21 Projeto desenvolve ilustrações para meios de comunicação
  11h42 UEL divulga edital de seleção socioeconômica para Programas de Permanência Estudantil
  09h36 Encontro de Pós-Graduação em Letras e Linguística tem aula-show com Arrigo Barnabé
  09h25 Simpósio de Gênero e Políticas Públicas apresenta o tema "Nenhum a menos"
  15h31 Hannah Arendt tem muito a ensinar sobre felicidade pública
D
DESTAQUES ::.

Projeto aposta no uso da comunicação audiovisual em

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilid

Pesquisadores identificam ferramentas e técnicas con

Projeto desenvolve ilustrações para meios de comunic
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br