Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 25 de Janeiro de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
17/12/2019  

Sorria! Você está sendo cuidado!

José de Arimathéia

Professor Ademar Takahama Júnior: os resultados do projeto são inéditos no que se refere ao estudo com pacientes ventilados.
Em março de 2016, no Hospital Universitário da UEL, teve início um projeto de extensão, envolvendo a Medicina, Enfermagem e Odontologia, para desenvolver procedimentos de higiene bucal em pacientes da Unidade de Terapia Intensiva 1, sujeitos à incidência de pneumonia - uma das mais importantes das infecções hospitalares - particularmente aqueles entubados ou ventilados, ou seja, respirando por aparelho (ventilação mecânica).
Desse projeto, nasceu em 2017 o projeto de pesquisa "Avaliação da condição bucal de pacientes em uma Unidade de Terapia Intensiva", coordenado pelo professor Ademar Takahama Júnior (Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil). É ele que explica que pacientes ventilados correm um alto risco de desenvolvimento da chamada pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), que pode até levar à morte. A doença normalmente, nestes casos, ocorre pela aspiração das bactérias bucais, que chegam aos pulmões pelo tubo de respiração livres das defesas naturais do corpo humano. O fato de o paciente estar sedado e imóvel contribui para o desenvolvimento da PAV.
O coordenador do projeto relata que a higienização bucal, comprovadamente, reduz os riscos de contrair a PAV. E ela é apenas um dos procedimentos que podem ser adotados na prevenção da doença. E embora a literatura odontológica apresente tais procedimentos, Takahama observa que nem todas as instituições possuem uma equipe para isso. O professor lembra ainda que a pneumonia é uma causa a mais de sofrimento do paciente, do prolongamento da sua hospitalização e do encarecimento dos custos.
O coordenador do projeto afirma que o ideal é a atuação de uma equipe especializada em todas as UTIs de todos os hospitais. Neste sentido, existe o projeto de lei 883/19, que torna obrigatória a presença de profissionais de Odontologia na equipe multiprofissional das UTIs, de clínicas e hospitais públicos ou privados em que existam pacientes internados.
 
Exame físico completo
Diariamente, membros do projeto de pesquisa vão até a UTI 1. Cada paciente que chega à unidade passa por uma avaliação da condição bucal, chamada de exame físico completo. A equipe verifica tudo - se há focos de infecção, perda de dentes (como num paciente que sofreu trauma em acidente de trânsito), gengivite, lesões de qualquer natureza, entre outros.
Após a primeira avaliação, o projeto acompanha o paciente para ver se desenvolve a PAV e inicia a pesquisa, já com várias perguntas: a presença de cáries interfere? E próteses? E as perdas dentais? O cruzamento de dados leva às respostas.
Desde 2017, mais de 1.800 pacientes já foram avaliados pelo projeto, e pouco mais da metade deles foi acompanhado, por estarem sob ventilação mecânica. O que a pesquisa tem mostrado é que os riscos de contrair PAV aumentam quando o paciente apresenta a chamada língua saburrosa, uma alteração que a deixa esbranquiçada, graças à presença de grande quantidade de bactérias, de diversos tipos, entre elas a da pneumonia. É comum na falta de higienização adequada e aumenta o risco da PAV em 50%.
Outro fator pela pesquisa é a presença de sangramento oral. Era uma hipótese dos pesquisadores, que acabaram comprovando o fator de risco. Takahama explica que o sangramento pode ter múltiplas origens, como uma gengivite, uma ferida, trauma, ou até uma plaquetopenia, ou seja, uma baixa contagem de plaquetas sanguíneas.
De acordo com o professor, os resultados do projeto são inéditos no que se refere ao estudo com pacientes ventilados. Os dados têm fundamentado discussões com a equipe do Centro de Controle de Infecções do HU e, em conjunto, já pensam em ampliar a atuação do projeto. Isso porque o paciente nem sempre vai direto para a UTI, e no período em que fica hospitalizado antes - no Pronto Socorro, por exemplo - ele já poderia receber a avaliação, higienização e acompanhamento do projeto.
O projeto de pesquisa envolve as áreas de Medicina, Odontologia e Enfermagem, e conta atualmente com 5 alunos de graduação (1 de Iniciação Científica) e 8 residentes de Odontologia (Periodontia e Radiologia), além de 13 docentes. O coordenador prepara um artigo para submeter à revista "Infection control and Hospital Epidemiology", da Inglaterra.





rodapé da notícia

  16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  14h35 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h46 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase
  16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  10h35 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)
D
DESTAQUES ::.

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br