Londrina, Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020 -  Busca

09/10/2019

Projeto de Extensão utiliza banners usados na confecção de sacolas sustentáveis

Na esteira do desenvolvimento sustentável, um projeto de extensão da UEL pretende aproveitar banners utilizados em eventos para a confecção de sacolas e ecobags de alta resistência, feitos por profissionais da Economia Solidária do Distrito de Irerê. O projeto está em fase de implantação, mas já iniciou o recolhimento de doações, que podem ser feitas na Divisão de Serviços Gráficos da Coordenadoria de Comunicação, no Reciclauel, na Prefeitura do Campus Universitário e secretarias do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A iniciativa reúne a professora do Departamento de Design, Camila Doubek e a coordenadora do Reciclauel, Maria José Sartor, interessadas em dar uma destinação criativa e adequada para as lonas das centenas de banners que sobram. Segundo a professora Camila, também diretora da Divisão de Serviços Gráficos da UEL, as sacolas serão feitas com assessoria do projeto, que reunirá estudantes dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda, responsáveis pelo desenho e acabamento das peças.

De acordo com a professora, a ideia é aproveitar a logomarca da UEL para que as sacolas possam ser reutilizadas em novos eventos ou ainda serem comercializadas em feiras ou diretamente pelos artesãos da Economia Solidária. Camila explica ainda que as sacolas serão confeccionadas em equipamentos próprios, pela equipe de profissionais que integram um grupo que trabalha com confecção. As máquinas utilizadas são adequadas para fazer a costura no tecido resistente, permitindo um acabamento profissional.

Dessa forma, explica a professora, cada sacola será feita individualmente, com modelagem personalizada. Os banners que serão coletados nesta fase inicial do projeto servirão para a confecção de peças piloto. O projeto de extensão faz parte do recém-criado Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (NINTER).

11h10 Inscrições para o CEPV pela Análise Socioeconômica entram na reta final
  09h57 UEL divulga 3ª convocação do Vestibular 2020 na terça-feira (28)
  09h34 Pesquisadores da UEL produzem biomassa a partir de microalgas
  16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  14h35 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h46 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase
  16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  10h35 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil