Agência UEL de Notícias
    Londrina, Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
24/09/2019  

Encontro de Educação Ambiental e Colóquio

Agência UEL

A UEL recebe, de 15 a 17 de outubro, o 17º Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) e o 4º Colóquio Internacional de Educação Ambiental, no Anfiteatro Cyro Grossi, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), também com atividades em salas do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). A edição 2019 do EPEA tem como tema os 20 anos da Política Nacional de Educação Ambiental, e conta com parceria de instituições e órgãos públicos e privados.

As inscrições podem ser realizadas até 4 de outubro no endereço da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL) EPEA. Já as submissões de trabalhos devem ser feitas até 9 de junho no endereço EPEA/Trabalhos).

O EPEA está estruturado em torno de cinco eixos temáticos a partir da Lei 9.795/99 de instituição da Política Nacional de Educação Ambiental. Os eixos são: Sociedades Sustentáveis - políticas e ações, Padrões de Produções e Consumo Sustentáveis, Educação Ambiental: Riscos, Impactos, Soluções, Educação Ambiental: Riscos, Impactos e Soluções e Planejamento e Gestão por Bacias Hidrográficas.

Os artigos científicos submetidos devem se enquadrar em algum dos eixos, que também pautarão as palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos do evento. Os interessados em ministrar oficinas e minicursos devem enviar propostas no endereço EPEAaté o dia 9 de junho.

A professora Rosana Salvi, do Departamento de Geociências, do CCE, e coordenadora do evento, salienta que o Paraná tem desafios ambientais específicos, em função do uso excessivo de agrotóxicos. Ela declara que as demandas regionais foram fundamentais na formulação dos eixos temáticos do encontro.

Outro destaque é que quilombolas e indígenas, representados no evento por líderes de movimentos, têm grande participação no EPEA devidos às preocupações com o meio ambiente, também irão pautar os debates e demonstrações culturais.

Políticas - Queila Spaladore, gerente de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Londrina (SEMA) e organizadora do evento, destaca o interesse das autoridades do município em desenvolver políticas específicas para atender as demandas de Londrina. Além da SEMA, há outros órgãos públicos envolvidos no evento como a Sanepar e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), além de instituições privadas, como a Unimed.

Entre os convidados está Michèle Sato, professora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), especialista em Educação Ambiental pela Université du Québec à Montréal e mestre pela University of East Anglia. Michèle é consultora do Ministério do Meio Ambiente, autora do livro "Educação Ambiental - Pesquisa e Desafios", referência nacional e internacional na área de educação ambiental.

Marcos Sorrentino, ex-diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, também tem presença confirmada. Ele é professor associado da Universidade de São Paulo (USP) e tem experiências na York University, em Toronto, no Canadá.

Para o colóquio, que ocorre em paralelo ao encontro, um dos grupos de estudos que será apresentado pertence ao Instituto de Educação da Criança. O Instituto, da Universidade do Minho, em Braga, Portugal, promove ações e pesquisas de Educação Ambiental, e durante o 4º Colóquio Internacional de Educação Ambiental, eles irão apresentar resultados de estudos.

A realização do evento é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (PML), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Núcleo Regional de Educação (NRE), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais (ANPEA), Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA), Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (UNIMED) e Cooperativa Agroindustrial Integrada. A Livraria da Editora da Universidade Estadual de Londrina (EDUEL), a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL) e o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Londrina (CONSEMMA) também são parceiros o 17º EPEA.

Mais informações no site do Encontro EPEA.


rodapé da notícia

  11h10 Inscrições para o CEPV pela Análise Socioeconômica entram na reta final
  09h57 UEL divulga 3ª convocação do Vestibular 2020 na terça-feira (28)
  09h34 Pesquisadores da UEL produzem biomassa a partir de microalgas
  16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  14h35 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h46 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase
  16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  10h35 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
D
DESTAQUES ::.

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br