Londrina, Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 -  Busca

19/09/2019

Estudo amplia metodologia de análise de solos

José de Arimathéia

Pesquisa sobre método de avaliação da estabilidade estrutural do solo representa um avanço na área e já despertou o interesse de pelo menos três países

Thadeu Rodrigues: experiência na Austrália deu à pesquisa um contexto mais global

Um estudo publicado em julho por pesquisadores da UEL na revista Soil & Tillage Research (Holanda), um dos periódicos de mais alto impacto acadêmico na área, traz uma inovação metodológica de análise de solos que já despertou o interesse de outros pesquisadores, de várias regiões do Brasil assim como dos Estados Unidos, China e Austrália.

O artigo representa apenas um dos resultados obtidos na pesquisa de Doutorado de Thadeu Rodrigues de Melo, que defendeu, em junho, sua tese intitulada "Estrutura de solo: dinâmica e sugestão metodológica", dentro do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UEL. Orientado pelo professor João Tavares Filho (Departamento de Agronomia), o estudo foi quase todo desenvolvido no Brasil, mas de setembro do ano passado a fevereiro deste, Thadeu esteve na Universidade de Adelaide (Austrália), num Doutorado Sanduíche, para dar à sua pesquisa uma contextualização mais global. Tudo isso foi possível pelos recursos do CNPq, CAPES e bolsa produtividade do orientador.

No artigo, Thadeu inova no método de avaliar a estabilidade estrutural do solo, ou seja, sua capacidade de resistir às chamadas forças disruptivas, como a chuva (que causa erosão) ou mesmo ações humanas, como as atividades agrícolas (aragem, plantio, etc.). A composição do solo lhe dá mais ou menos resistência. Quando há mais matéria orgânica, ou mais ferro (como é o caso de Londrina), por exemplo, o solo tende a resistir mais e não ficar suspenso na água, minimizando seu transporte para rios. Quando a resistência é menor, como em solos australianos afetados por sódio, a argila tende a ficar suspensa na água, mudando sua coloração (a "água suja" do senso comum).

Thadeu explica que, até então, os métodos utilizados no mundo todo até então consideravam que a argila podia ser classificada de acordo com seu comportamento estrutural em apenas dois tipos. Por argila se entende qualquer partícula menor que 0,002mm. Apesar de parecer pequena, tem superfície suficientemente grande para adsorver água e outros materiais. A argila pode então ser dispersável em água (a "água suja") ou floculada (agregada). Thadeu propõe uma subdivisão nesta última: refloculável (pode se agregar novamente após rompida) e não dispersável (resistente à ruptura). Em outras palavras, não há apenas tipos dicotômicos, mas gradações entre eles.

Aí entram os fatores disruptivos, como as ações humanas, que expõem o solo ao fenômeno. Quanto mais exposto, mais o solo está sujeito a tais fatores, por isso uma cobertura vegetal é importante para evitar erosão - o mesmo fenômeno, mas em grande escala.

Embora tenha concluído o Doutorado, Thadeu continua sua pesquisa. Provada a existência de três tipos de argila e a possibilidade quantificação, o próximo passo é estudar como os fatores afetam argilas com maior concentração de material orgânico, que tende a inibir a floculação da argila. Além disso, observar o comportamento destas argilas em campo sob condições naturais.

Para o professor João Tavares Filho, os resultados da pesquisa de Thadeu foram rapidamente validados e aceitos. Uma indicação disto é a procura pelo trabalho no Researchgate, uma das maiores plataformas voltadas para a produção científica e interação entre pesquisadores de todo o mundo. Tavares conta que esteve no XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, no final de julho (em Cuiabá) e lá também o trabalho, divulgado, despertou muito interesse. Além disso, Thadeu já coorienta trabalhos e ambos preparam um livro.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.399. Confira a edição completa:

09h36 Encontro de Pós-Graduação em Letras e Linguística tem aula-show com Arrigo Barnabé
  09h25 Simpósio de Gênero e Políticas Públicas apresenta o tema "Nenhum a menos"
  16h04 Formandos de quatro cursos de graduação colam grau em solenidade especial
  12h33 Sai 2ª convocação do SISU 2020. UEL convoca 140 candidatos
  10h59 Núcleo de Atividade Física abre período de renovação de matrícula
  10h21 Abertas inscrições do 2º Congresso de Direito da Família e Sucessões
  09h32 Farmácia Escola adota novo horário de atendimento a partir de 2 de março
  11h55 Paraná Fala Idiomas tem cursos básicos de francês para comunidade interna
  11h00 CMTU abre dia 17 agendamento para cadastro do cartão de transporte
  10h12 Laboratório de Línguas abre inscrições para teste de nivelamento
  10h33 Mostra segue aberta ao público até dia 29 de fevereiro
  09h49 Parasita: vencedor do Oscar volta às telas do Cine Com-Tour/UEL
  16h54 Comitê de Crise define estratégias de combate à dengue
  15h41 Estudo da Engenharia Elétrica é publicado em revista americana
  11h48 Casa de Cultura seleciona crianças e adolescentes para coros musicais
  10h58 Semana da Difusão da Cultura Surda tem videoconferência com pesquisadores americanos
  09h42 Teatro Ouro Verde é palco do Concerto Final da Masterclass de Regência Orquestral
  08h55 Serviço Social do AEHU arrecada peças para bazar beneficente
  18h06 Presidente do Conselho de Pró-reitores defende manutenção de bolsas sociais
  15h43 Minicurso abre atividades da 2ª Semana Internacional da Cultura Surda
  15h27 Prefeitura do Campus ganha veículos e equipamentos para manutenção e reparos
  09h20 Projeto estuda as transformações da paisagem em ruas comerciais de Londrina
  15h03 Projeto pedagógico moderniza aulas de educação física da rede municipal de Tamarana
  08h31 Abertas inscrições do programa de mobilidade internacional com Utah/EUA

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilid

Programa de iniciação científica reúne medalhistas d

Jornal Notícia - 1.405

Sorria! Você está sendo cuidado!