Londrina, Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019 -  Busca

19/09/2019

Estudo amplia metodologia de análise de solos

José de Arimathéia

Pesquisa sobre método de avaliação da estabilidade estrutural do solo representa um avanço na área e já despertou o interesse de pelo menos três países

Thadeu Rodrigues: experiência na Austrália deu à pesquisa um contexto mais global

Um estudo publicado em julho por pesquisadores da UEL na revista Soil & Tillage Research (Holanda), um dos periódicos de mais alto impacto acadêmico na área, traz uma inovação metodológica de análise de solos que já despertou o interesse de outros pesquisadores, de várias regiões do Brasil assim como dos Estados Unidos, China e Austrália.

O artigo representa apenas um dos resultados obtidos na pesquisa de Doutorado de Thadeu Rodrigues de Melo, que defendeu, em junho, sua tese intitulada "Estrutura de solo: dinâmica e sugestão metodológica", dentro do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UEL. Orientado pelo professor João Tavares Filho (Departamento de Agronomia), o estudo foi quase todo desenvolvido no Brasil, mas de setembro do ano passado a fevereiro deste, Thadeu esteve na Universidade de Adelaide (Austrália), num Doutorado Sanduíche, para dar à sua pesquisa uma contextualização mais global. Tudo isso foi possível pelos recursos do CNPq, CAPES e bolsa produtividade do orientador.

No artigo, Thadeu inova no método de avaliar a estabilidade estrutural do solo, ou seja, sua capacidade de resistir às chamadas forças disruptivas, como a chuva (que causa erosão) ou mesmo ações humanas, como as atividades agrícolas (aragem, plantio, etc.). A composição do solo lhe dá mais ou menos resistência. Quando há mais matéria orgânica, ou mais ferro (como é o caso de Londrina), por exemplo, o solo tende a resistir mais e não ficar suspenso na água, minimizando seu transporte para rios. Quando a resistência é menor, como em solos australianos afetados por sódio, a argila tende a ficar suspensa na água, mudando sua coloração (a "água suja" do senso comum).

Thadeu explica que, até então, os métodos utilizados no mundo todo até então consideravam que a argila podia ser classificada de acordo com seu comportamento estrutural em apenas dois tipos. Por argila se entende qualquer partícula menor que 0,002mm. Apesar de parecer pequena, tem superfície suficientemente grande para adsorver água e outros materiais. A argila pode então ser dispersável em água (a "água suja") ou floculada (agregada). Thadeu propõe uma subdivisão nesta última: refloculável (pode se agregar novamente após rompida) e não dispersável (resistente à ruptura). Em outras palavras, não há apenas tipos dicotômicos, mas gradações entre eles.

Aí entram os fatores disruptivos, como as ações humanas, que expõem o solo ao fenômeno. Quanto mais exposto, mais o solo está sujeito a tais fatores, por isso uma cobertura vegetal é importante para evitar erosão - o mesmo fenômeno, mas em grande escala.

Embora tenha concluído o Doutorado, Thadeu continua sua pesquisa. Provada a existência de três tipos de argila e a possibilidade quantificação, o próximo passo é estudar como os fatores afetam argilas com maior concentração de material orgânico, que tende a inibir a floculação da argila. Além disso, observar o comportamento destas argilas em campo sob condições naturais.

Para o professor João Tavares Filho, os resultados da pesquisa de Thadeu foram rapidamente validados e aceitos. Uma indicação disto é a procura pelo trabalho no Researchgate, uma das maiores plataformas voltadas para a produção científica e interação entre pesquisadores de todo o mundo. Tavares conta que esteve no XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, no final de julho (em Cuiabá) e lá também o trabalho, divulgado, despertou muito interesse. Além disso, Thadeu já coorienta trabalhos e ambos preparam um livro.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.399. Confira a edição completa:

10h08 Projeto Capela Sonora apresenta guitarrista Pedro José, quinta-feira (17)
  10h19 Inscrições: 24ª edição da Semana da Física
  09h38 Campeonato de Xadrez integra programação da 24ª Semana da Física
  08h48 Encontro Integrado tem prazo final para inscrições em oficinas
  17h28 UEL sedia 1º Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente
  15h32 Encontro paranaense de educação ambiental contabiliza cerca de 400 inscritos
  15h02 Instituições de pesquisa do PR discutem incentivos à inovação
  14h10 Semana Nacional do Livro e da Biblioteca tem oficinas e exposição
  10h44 Coro de Ópera Barroca Color Rhetoricus apresenta Actéon
  10h09 18ª Semana da Educação está com inscrições abertas
  09h54 Ciclo de Atualizações em Farmacologia está com inscrições abertas