Londrina, Domingo, 15 de Dezembro de 2019 -  Busca

13/08/2019

Projeto posiciona a Língua Inglesa como estratégia de internacionalização

Projeto realizado em conjunto pela UEL, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Goldsmiths, University of London, investiga o papel da Língua Inglesa como meio de instrução e estratégia de internacionalização nas duas Universidades paranaenses. Financiado pelo Conselho Britânico e Fundação Araucária, o projeto, intitulado "Inglês como Meio de Instrução em duas instituições públicas de ensino superior sob a perspectiva de língua franca: política em prática", entra em fase final de análise dos dados coletados.

Para coleta de dados, a equipe de pesquisadores do projeto utilizou análise documental, questionários, grupos focais e entrevistas. Foram entrevistados 20 gestores, 14 estudantes de pós-graduação, 27 docentes e 43 participantes de workshops de validação das análises iniciais realizados nas duas Universidades.

Também foram realizadas observações de aulas, que foram ministradas na UEM, pois durante o primeiro semestre de 2019 somente a Instituição ofereceu disciplinas em inglês na pós-graduação. De acordo com os pesquisadores, embora com potencial de crescimento, as primeiras análises consideram que as iniciativas ainda são incipientes, especialmente em função do fomento de agências externas que proporcionam treinamento para docentes interessados.

A pesquisa foi coordenada pela professora sênior do programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Telma Gimenez, em conjunto com as professoras Michele Salles El Kadri, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL, Luciana Calvo, da UEM, e Alessia Cogo, da Goldsmiths, University of London.

Telma Gimenez explica que, mesmo com algumas políticas para regulamentar o ensino por meio do inglês (EMI) na pós-graduação nas duas instituições, as atividades são impulsionadas principalmente pelos professores, que tiveram experiências anteriores no exterior. Em geral, eles desenvolveram pesquisas ou ministraram aulas em inglês, juntamente com outros profissionais estrangeiros.

Para avançar nas análises dos dados de entrevistas e grupos focais, Telma Gimenez e Michele El Kadri estiveram na Goldsmiths, no final do mês de junho. O relatório final do projeto deverá ser submetido ao Conselho Britânico ainda neste mês.

17h18 Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil
  15h52 Quando se trata de solo, sempre há solução
  15h07 Sociedade civil discute projeto de Hub de Inovação da UEL
  16h34 Curso Pré-Vestibular da UEL abre inscrições no dia 8 de janeiro
  14h42 HU moderniza compras e consegue economia de RS 3 milhões em 2019
  08h02 Coletânea aborda propostas pedagógicas para formação de professores
  16h50 Novo projeto do Atletismo Londrina deverá envolver Rede Municipal de Ensino
  15h39 Índice Geral de Cursos coloca UEL entre as 21 melhores Universidades Públicas
  10h01 ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?
  08h57 OSUEL encerra Temporada Ouro Verde 2019 nesta quinta (12)
  08h26 Documentário aborda militância de travestis e trans de Londrina
  16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses
  16h35 Prograd lança novo serviço de comunicação on line para estudante de graduação
  17h15 Aniversário de Londrina suspende atividades na UEL
  17h10 Inscrições para Residência Técnica em Gestão Pública abrem nesta terça (10)
  16h03 Estudante indígena apresenta trabalho de conclusão na Reserva Apucaraninha
  14h22 Cine Com-Tour/UEL apresenta dois longas esta semana
  14h59 HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
  14h55 Professor defende educação como direito humano e sinônimo de humanização
  17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  22h00 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população
  10h21 Inscrições abertas: Curso de Psicologia Hospitalar 2020
  10h29 Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL
  15h07 Pesquisador desenvolve insumo que controla pragas e melhora produção agrícola
  09h08 Museu Histórico de Londrina promove Bazar Solidário no sábado (7)
  08h26 Manutenção em rede suspende atendimento do Pronto Socorro odontológico, domingo (8)
  17h51 Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades rurais

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades

Jornal Notícia - 1.404