Londrina, Domingo, 15 de Dezembro de 2019 -  Busca

08/08/2019

Estão abertas inscrições para provas do Celpe-Bras

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), do segundo semestre de 2019. A UEL é um polo aplicador da prova. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 18 de agosto, no Portal do Celpe-Bras - Inscrições/CELPE-BRAS. Outras informações pelo e-mail celpebras.uel@gmail.com

As provas serão aplicadas entre 16 e 18 de outubro em 107 postos aplicadores credenciados no Brasil e no exterior. O Celpe-Bras é um exame para certificar proficiência em português para estrangeiros, uma iniciativa pelo Ministério da Educação, por meio do Inep, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

UEL - A UEL é um posto aplicador do Exame Celpe-Bras desde 2008. Segundo a professora Viviane Aparecida Bagio Furtoso, coordenadora do Projeto de Extensão Be UEL, desenvolvido pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), e responsável pela aplicação do teste, ao ser credenciada como posto aplicador, a UEL, juntamente com as demais Universidade brasileiras, projeta-se internacionalmente como uma instituição que produz conhecimento. No estado do Paraná, apenas três instituições são postos aplicadores do exame - a UFPR, a Unila, além da UEL.

"Paralelamente temos outros ganhos institucionais como a possibilidade de atrair discentes e docentes para intercâmbio e a produção de conhecimento em nível internacional", comenta a professora. Em 2008, primeiro ano de aplicação do teste, a UEL recebeu 15 participantes. Em maio desse ano, quando foi realizada a última prova, 140 estrangeiros se inscreveram para realizar a prova aqui. De acordo com a professora, a expectativa é que 300 estrangeiros se inscrevam para a segunda edição deste ano.

Provas - Ainda de acordo com a professora, o Celpe-Bras é composto por uma parte escrita e uma oral. A etapa escrita, aplicada a todos os participantes, está marcada para 16 de outubro, no período da manhã. São quatro tarefas de produção de texto escrito, que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da Língua, exigindo do participante registro escrito em Língua Portuguesa, a partir de compreensão de textos orais e escritos. A prova tem duração de três horas.

Já a etapa oral, a ser agendada entre os dias 16 e 18 de outubro pelo posto aplicador, é uma interação "face a face" entre o participante e dois avaliadores, com duração de 20 minutos. A interação consiste em uma conversa a partir das informações registradas pelo participante no momento da inscrição e em três momentos de conversas sobre textos de variados gêneros, que mesclam linguagem verbal e não verbal, denominados elementos provocadores.

17h18 Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil
  15h52 Quando se trata de solo, sempre há solução
  15h07 Sociedade civil discute projeto de Hub de Inovação da UEL
  16h34 Curso Pré-Vestibular da UEL abre inscrições no dia 8 de janeiro
  14h42 HU moderniza compras e consegue economia de RS 3 milhões em 2019
  08h02 Coletânea aborda propostas pedagógicas para formação de professores
  16h50 Novo projeto do Atletismo Londrina deverá envolver Rede Municipal de Ensino
  15h39 Índice Geral de Cursos coloca UEL entre as 21 melhores Universidades Públicas
  10h01 ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?
  08h57 OSUEL encerra Temporada Ouro Verde 2019 nesta quinta (12)
  08h26 Documentário aborda militância de travestis e trans de Londrina
  16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses
  16h35 Prograd lança novo serviço de comunicação on line para estudante de graduação
  17h15 Aniversário de Londrina suspende atividades na UEL
  17h10 Inscrições para Residência Técnica em Gestão Pública abrem nesta terça (10)
  16h03 Estudante indígena apresenta trabalho de conclusão na Reserva Apucaraninha
  14h22 Cine Com-Tour/UEL apresenta dois longas esta semana
  14h59 HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
  14h55 Professor defende educação como direito humano e sinônimo de humanização
  17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  22h00 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população
  10h21 Inscrições abertas: Curso de Psicologia Hospitalar 2020
  10h29 Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL
  15h07 Pesquisador desenvolve insumo que controla pragas e melhora produção agrícola
  09h08 Museu Histórico de Londrina promove Bazar Solidário no sábado (7)
  08h26 Manutenção em rede suspende atendimento do Pronto Socorro odontológico, domingo (8)
  17h51 Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades rurais

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades

Jornal Notícia - 1.404