Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

08/08/2019

Estão abertas inscrições para provas do Celpe-Bras

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), do segundo semestre de 2019. A UEL é um polo aplicador da prova. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 18 de agosto, no Portal do Celpe-Bras - Inscrições/CELPE-BRAS. Outras informações pelo e-mail celpebras.uel@gmail.com

As provas serão aplicadas entre 16 e 18 de outubro em 107 postos aplicadores credenciados no Brasil e no exterior. O Celpe-Bras é um exame para certificar proficiência em português para estrangeiros, uma iniciativa pelo Ministério da Educação, por meio do Inep, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

UEL - A UEL é um posto aplicador do Exame Celpe-Bras desde 2008. Segundo a professora Viviane Aparecida Bagio Furtoso, coordenadora do Projeto de Extensão Be UEL, desenvolvido pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), e responsável pela aplicação do teste, ao ser credenciada como posto aplicador, a UEL, juntamente com as demais Universidade brasileiras, projeta-se internacionalmente como uma instituição que produz conhecimento. No estado do Paraná, apenas três instituições são postos aplicadores do exame - a UFPR, a Unila, além da UEL.

"Paralelamente temos outros ganhos institucionais como a possibilidade de atrair discentes e docentes para intercâmbio e a produção de conhecimento em nível internacional", comenta a professora. Em 2008, primeiro ano de aplicação do teste, a UEL recebeu 15 participantes. Em maio desse ano, quando foi realizada a última prova, 140 estrangeiros se inscreveram para realizar a prova aqui. De acordo com a professora, a expectativa é que 300 estrangeiros se inscrevam para a segunda edição deste ano.

Provas - Ainda de acordo com a professora, o Celpe-Bras é composto por uma parte escrita e uma oral. A etapa escrita, aplicada a todos os participantes, está marcada para 16 de outubro, no período da manhã. São quatro tarefas de produção de texto escrito, que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da Língua, exigindo do participante registro escrito em Língua Portuguesa, a partir de compreensão de textos orais e escritos. A prova tem duração de três horas.

Já a etapa oral, a ser agendada entre os dias 16 e 18 de outubro pelo posto aplicador, é uma interação "face a face" entre o participante e dois avaliadores, com duração de 20 minutos. A interação consiste em uma conversa a partir das informações registradas pelo participante no momento da inscrição e em três momentos de conversas sobre textos de variados gêneros, que mesclam linguagem verbal e não verbal, denominados elementos provocadores.