Londrina, Domingo, 15 de Dezembro de 2019 -  Busca

19/07/2019

ENADE avalia 13 cursos de graduação da Universidade

A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) informa que 13 cursos de graduação da UEL serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O Enade 2019 será aplicado em 24 de novembro, às 13h30.

Todos os estudantes com expectativa de conclusão de curso até julho de 2020 deverão fazer o exame. Os cursos avaliados serão os seguintes: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Zootecnia.

De acordo com a diretora de Assuntos Acadêmicos da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Maria Elisa Wotzasek Cestari, o Enade é obrigatório para a colação de grau do aluno. Ela informa que caso ele não faça a prova, fica inadimplente por um ano até conseguir fazer a colação. "A prova faz parte da vida escolar do aluno, enquanto componente curricular obrigatório", afirma.

Outro ponto importante, segundo a diretora, é que o Enade é uma forma de avaliação dos cursos de graduação da Universidade, além de um importante indicador de qualidade do Ensino Superior do país. Portanto, o empenho do estudante na prova ajuda a demonstrar a qualidade do curso em rankings oficiais nacionais. "É um conceito que torna transparente a qualidade do curso que o aluno faz, por isso é importante que ele faça a prova com seriedade", defende Maria Elisa Cestari.

Objetivo - Segundo o Inep, o objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes.

Mais informações sobre o Enade 2019 nos sites ENADE e PROGRAD.

17h18 Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil
  15h52 Quando se trata de solo, sempre há solução
  15h07 Sociedade civil discute projeto de Hub de Inovação da UEL
  16h34 Curso Pré-Vestibular da UEL abre inscrições no dia 8 de janeiro
  14h42 HU moderniza compras e consegue economia de RS 3 milhões em 2019
  08h02 Coletânea aborda propostas pedagógicas para formação de professores
  16h50 Novo projeto do Atletismo Londrina deverá envolver Rede Municipal de Ensino
  15h39 Índice Geral de Cursos coloca UEL entre as 21 melhores Universidades Públicas
  10h01 ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?
  08h57 OSUEL encerra Temporada Ouro Verde 2019 nesta quinta (12)
  08h26 Documentário aborda militância de travestis e trans de Londrina
  16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses
  16h35 Prograd lança novo serviço de comunicação on line para estudante de graduação
  17h15 Aniversário de Londrina suspende atividades na UEL
  17h10 Inscrições para Residência Técnica em Gestão Pública abrem nesta terça (10)
  16h03 Estudante indígena apresenta trabalho de conclusão na Reserva Apucaraninha
  14h22 Cine Com-Tour/UEL apresenta dois longas esta semana
  14h59 HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
  14h55 Professor defende educação como direito humano e sinônimo de humanização
  17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  22h00 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população
  10h21 Inscrições abertas: Curso de Psicologia Hospitalar 2020
  10h29 Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL
  15h07 Pesquisador desenvolve insumo que controla pragas e melhora produção agrícola
  09h08 Museu Histórico de Londrina promove Bazar Solidário no sábado (7)
  08h26 Manutenção em rede suspende atendimento do Pronto Socorro odontológico, domingo (8)
  17h51 Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades rurais

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades

Jornal Notícia - 1.404