Londrina, Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019 -  Busca

14/06/2019

CAPES divulga editais e seleciona 65 projetos para França e Alemanha

Em continuidade à política de internacionalização da educação superior brasileira, a CAPES publicou, na última terça-feira (11), três novos editais de cooperação com instituições estrangeiras. As iniciativas preveem a concessão de bolsas de apoio a projetos realizados em conjunto com entidades alemãs, por meio do programa Probral e francesas, por intermédio do Brafitec e do Cofecub.

Ao todo, serão concedidas bolsas a até 65 projetos por meio desses três programas, sendo 25 para os aprovados no edital do Probral, 25 no do Cofecub, e as outras 15 no processo seletivo do Brafitec. "A avaliação que temos feito dessas ações é extremamente positiva. Temos acolhido propostas de excelente qualidade nessas cooperações Brasil-França e Brasil-Alemanha, e temos certeza de que este ano não vai ser diferente. A nossa comunidade vai apresentar projetos de altíssimo nível para melhorarmos, cada vez mais, a qualidade da educação superior brasileira", ressaltou Mauro Rabelo, diretor de Relações Internacionais da Coordenação.

Confira abaixo as principais informações sobre os editais abertos pela CAPES.

Probral - Resultado de uma parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o Programa Probral tem como objetivo fomentar a pesquisa por meio de intercâmbio científico e mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior ou de Pesquisa brasileiras - tanto públicas quanto privadas sem fins lucrativos - e entidades similares sediadas na Alemanha.

O recurso anual destinado pela CAPES ao programa é de R$ 10,7 milhões, sendo que cada projeto aprovado poderá ser apoiado com um valor máximo de R$ 430,9 mil por ano. A ação concede bolsas para doutorado-sanduíche (com duração que vai de 6 a 12 meses), pós-doutorado e professores visitantes júnior e sênior (nestes casos, entre 3 e 12 meses). Os interessados têm até dia 26 de julho para realizar a inscrição - Probral.

Cofecub - Mais antigo acordo de cooperação acadêmica da CAPES, com 40 anos de existência, o Cofecub seleciona projetos conjuntos de pesquisa feitos por Instituições de Ensino Superior ou Institutos e Centros de Pesquisa brasileiros e entidades similares sediadas na França.

Além do custeio, o programa financia missões de trabalho e estudo. As missões de estudo são para doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral. As propostas aprovadas serão apoiadas com recursos no valor anual de R$ 6,9 milhões. Estudantes de todas as áreas do conhecimento podem participar. O prazo para inscrição vai até dia 25 de julho - Cofecub

Brafitec - O programa seleciona projetos de parcerias universitárias de graduação entre o Brasil e a França na área de Engenharia. A iniciativa incentiva a formação de recursos humanos e pesquisa por meio da mobilidade acadêmica e do intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) com bolsas e aporte financeiro.

Para participar do processo seletivo, é necessário seguir os critérios do edital, como ter vínculo empregatício permanente com Instituições de Ensino Superior brasileiras, ser docente de programa de pós-graduação com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal 2017 e ser detentor do título de doutor há pelo menos quatro anos. Os aprovados serão financiados com recursos no valor anual de R$ 14,8 milhões, para os três primeiros anos de projeto, e R$ 712,8 mil, para o último ano de vigência. As inscrições devem ser feitas até dia 16 de setembro - Brafitec.

(Com informações da CCS/CAPES - Brasília).

15h58 Professores e alunos de licenciaturas divulgam resultados do PIBID
  15h49 Integrantes do projeto OBMEP participam de Encontro Regional sobre IC
  15h38 Cursinho da UEL aprova 258 estudantes na 1ª fase do Vestibular 2020
  09h58 Ciclo Hannah Arendt 2019 tem inscrições abertas para ouvintes