Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

24/07/2007

Ator do Grupo Lume ministra palestra em Londrina

Será realizada ma segunda-feira, dia 30 de julho, às 19h30, no SESC Londrina (Rua Fernando de Noronha-Centro), a palestra Corpo em Arte: um Corpo-subjétil em micropercepções, ministrada por Renato Ferracini, doutor pela UNICAMP e ator pesquisador do grupo LUME.

A promoção é da Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL, curso de Artes Cênicas do Departamento de Música e Teatro e SESC Londrina.

A palestra tem como objetivo discutir e refletir um suposto e possível corpo-em-arte-de-ator que gera, em si mesmo, pensamentos independentes, pois é um pensamento de cunho poético. Assim sendo um corpo-subjétil, corpo-em-arte gera um discurso conceitual com esse pensamento poético e não sobre ele. E será na tentativa de abrir espaços e fissuras para essa questão, dentro de vários níveis dimensionais, que buscarei um possível corpo-em-arte-de-ator - corpo-subjétil - enquanto expansão e borda de seu próprio corpo com comportamento cotidiano, ou seja, um corpo em estado cênico gerado por entre linhas de fuga e como potência intensiva dele mesmo, nele mesmo e para ele mesmo. E sobre essa borda procurarei destrinçar seus elementos constituintes: a busca de sua construção através de treinamentos pré-expressivos, as recriações de matrizes e ações físicas e vocais codificadas, as inter-relações instáveis dessas recriações em relação ao outro ator e ao público e uma breve discussão sobre elementos mais pontuais como "presença" e "organicidade".

Também haverá lançamento dos livros Café com queijo - Corpos em Criação, da Editora HUCITEC e FAPESP e Corpos em Fuga, Corpos em Arte (ORG), da Editora HUCITEC e FAPESP.