Londrina, Domingo, 22 de Setembro de 2019 -  Busca

24/05/2019

Produções japonesas: fantástico, maravilhoso e estranho

José de Arimathéia

Satoshi Kon

Em 2017, o professor Marcelo Castro Andreo (Departamento de Design) defendeu sua tese de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Letras (Estudos Literários) da UEL, intitulada "A narrativa insólita de A viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki". Como ocorre com todo pesquisador, o mergulho no objeto de pesquisa é uma viagem só de ida. Mais ainda quando a viagem é como a de Chihiro - por um universo fantástico.

Andreo coordena o projeto de pesquisa - "O fantástico no cinema de animação de Hayao Miyazaki e Satoshi Kon" - que ampliou a pesquisa do Doutorado. O projeto conta com participação de alunos de graduação e Iniciação Científica e deverá ser concluído ainda este mês, mas a renovação já está prevista. O projeto transita nas disciplinas ministradas pelo docente no curso de Design: Animação 2D e Design Transmídia (2o ano) e Design em Movimento (3D), do 3o ano.

De acordo com o professor, o projeto é uma oportunidade de ir além da técnica da animação, das experimentações técnicas feitas nas disciplinas. A pesquisa permite explorar narrativas, personagens, cenários, entre tantos outros elementos. As produções japonesas são muito ricas em referências culturais e os personagens apresentam grande complexidade.

Para analisar os longa-metragens, o professor se fundamenta, entre outros, nos teóricos literários russos Vladimir Propp, Maria Nikolajeva Tzvetan Todorov. É deste último a classificação que distingue, na Literatura, o fantástico (insólito, incerto, imaginário), o maravilhoso (não pertence ao mundo natural mas é aceito no mundo fantástico: fadas, árvores e animais falantes) e o estranho (explicável racionalmente - exemplo: foi um sonho). Ainda que alvo de críticas, Todorov é inegável referência nos Estudos Literários.

Hayao Miyazaki

Dois são os cineastas responsáveis pelas animações estudadas: Hayao Miyazaki, o mesmo do Doutorado, e Satoshi Kon. Outras produções do primeiro foram "O castelo animado" (2004) e "Princesa Mononoke" (1997). De Kon, "Páprika" (2006) e "Perfect Blue" (1997), entre outros. Uma das características de Miyazaki é retratar a cultura japonesa como parte de uma cultura panasiática. Já Kon é, segundo Andreo, mestre em misturar sonho e realidade, especialmente com técnicas de edição. Para o professor, este cineasta é um exemplo de como as categorizações de Todorov não dão conta e é preciso extrapolar. Tanto que é uma expectativa do projeto observar as múltiplas leituras que podem ser extraídas das narrativas dos desenhos animados sem se ater a uma distinção reducionista de realidade x fantasia, aproveitando as modalidades narrativas como o fator que proporciona a movimentação entre as interpretações da obra.

CULTURA E RELIGIOSIDADE

Embora muitas vezes ambientadas na Europa, Estados Unidos e outros países ocidentais, as animações japonesas mostram claramente o estilo oriental. Isso aparece, por exemplo, na religiosidade do povo japonês, que pode ser implícita em algumas produções, mas é enraizada na cultura do país do sol nascente, assim como é frequentemente apropriada pela cultura pop. Por isso o fantástico é tão forte nas animações japonesas. A espiritualidade xintoísta é uma das tônicas. O Xintoísmo (que significa "Caminho dos deuses") cultua a Natureza e os antepassados. Animista, fala da existência de espíritos ligados ao mundo natural - espíritos elementais, das montanhas, das florestas, etc. Assim, bem e mal, heróis e vilões, não são tão claros nas animações. "Os heróis normalmente são mais rasos, mas os vilões sempre são muito complexos", explica o professor Andreo.

Projeto é uma oportunidade de ir além da técnica da animação, das experimentações técnicas feitas nas disciplinas.

Uma das alunas participantes do projeto foi mais fundo e pesquisou, nas obras de Miyazaki, aspectos xintoístas, apesar de o cineasta não seguir a religião. Ainda assim, lá está a sacralização da Natureza, entre outros pontos.

Andreo informa que, a partir das disciplinas ministradas por ele, vários alunos desenvolveram trabalhos de conclusão de curso ligados ao objeto de pesquisa. Além disso, o projeto vem produzindo artigos que, segundo o professor, deverão ser encaminhados para apresentação em eventos científicos e publicação.

18h27 Solenidade de colação de grau reúne formandos de nove cursos
  17h47 COPS disponibiliza cartão de inscrição da Prova de Habilidades Específicas
  17h29 Laboratório faz oficinas sobre produtos derivados do mel de abelhas nativas
  17h25 Medicina, Biomedicina e Psicologia são os mais concorridos do Vestibular 2020