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17/05/2019  

Secretariado Executivo comemora 25 anos de atividades

Pedro Livoratti

"Defendemos que o aluno possa vivenciar novas experiências. O profissional de Secretariado precisa conhecer profundamente outras culturas afim de compreender a sua própria", afirma a professora Maria da Conceição Oliveira

O curso de Secretariado Executivo da UEL completou 25 anos de atividades em 2019 se consolidando como alternativa de graduação e registrando alta empregabilidade em empresas públicas e privadas de vários setores a partir do perfil de um profissional voltado para a gestão e ao assessoramento de executivos. O curso, ligado academicamente ao Departamento de Administração do Centro de Estudos Sociais Aplicados, já entregou ao mercado 669 profissionais.

No Paraná há 10 graduações da área, sendo que no Brasil são 89 faculdades que oferecem o curso segundo informações da Federação Nacional das Secretárias (FENASSEC). Segundo a coordenadora do Colegiado do curso de Secretariado, professora Maria da Conceição Oliveira, nos últimos anos, grandes empresas sediadas em Londrina captaram profissionais formados na UEL, comprovando que o perfil do aluno desperta o interesse das organizações.

De acordo com a professora, o curso dispõe de uma grade curricular de mais de 30 disciplinas que vão do planejamento estratégico, matemática financeira e contabilidade a psicologia e organização de eventos. A graduação está estruturada em três eixos - formação básica; formação específica/profissionalizante e eixo teórico prático/ formação complementar. Há no curso também, a Empresa Júnior Monsec, que presta serviços à comunidade interna e externa completando 6 anos em 2019.

A coordenadora do Colegiado explica ainda que é imprescindível o domínio de idiomas estrangeiros, além do conhecimento de informática e novas tecnologias de informação e comunicação presentes nas rotinas do Secretário Executivo. O profissional precisa ainda dominar gestão de negócios, redação comercial, arquivamento e ter iniciativa para dar respostas rápidas e efetivas, se consolidando como um profissional proativo.

As disciplinas buscam oferecer um aparato profissional aos estudantes para capacitá-los ao assessoramento de executivos e das organizações. Entre as atribuições do profissional destaca-se o desenvolvimento de ações para garantir a sustentabilidade econômica, social e ambiental, com foco na ética profissional.

O intercâmbio é uma iniciativa do curso com realização anual de programas de intercâmbio para promover a inserção cultural e proporcionar o aprimoramento do idioma estrangeiro. Pelo programa proposto pelo curso, o professor responsável oferece uma experiência internacional de 1 ou 2 semanas aos alunos participantes em países de língua inglesa ou espanhola. A programação prevê hospedagem dos estudantes em residências de famílias com o objetivo de proporcionar a imersão no idioma e o contato com a cultura do país visitado.

"Defendemos que o aluno possa vivenciar novas experiências. O profissional de Secretariado precisa conhecer profundamente outras culturas a fim de compreender a sua própria", afirma a professora.

Além desta imersão, durante a viagem, os alunos participam de atividades acadêmicas em Universidades e escolas que ofertam cursos para estrangeiros, com direito a certificados. Outra atividade prevê a participação em roteiros culturais como complementação do aprendizado. Os custos da viagem são de responsabilidade dos próprios estudantes.                       
      
O programa corrobora com a proposta de internacionalização da UEL, proporcionando uma vivência mais abrangente no que diz respeito à cultura, às línguas estrangeiras e à convivência com outros povos
      

Com esta iniciativa, o curso de Secretariado Executivo da UEL fortalece sua formação bilíngue. Desde 2015, os estudantes já visitaram Cape Town na África do Sul, Santiago do Chile no Chile, Londres na Inglaterra, Montevideu no Uruguai e este ano irão para Valência na Espanha nos dias de 21 de outubro a 1º de novembro, sob a coordenação da Debora Souza Xavier, responsável pela Disciplina de Espanhol. 

Ainda de acordo com a coordenadora, o programa corrobora com a proposta de internacionalização da UEL, proporcionando uma vivência mais abrangente no que diz respeito à cultura, às línguas estrangeiras e à convivência com outros povos.

Uma das conquistas do Secretariado Executivo foi a regulamentação da profissão pelas Leis 7.377/85 e 9.261/96, que dispõem sobre o exercício da profissão estabelecendo as atribuições específicas, como planejamento, organização e direção de serviços de secretaria; assistência e assessoramento direto a executivos; redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro.

Outra importante conquista da área se deu em 1988 com a criação da Federação Nacional das Secretárias e Secretários (FENASSEC), em 31 de agosto de 1988, em Curitiba, entidade sindical com atuação em todo o território nacional, reconhecida pelo Ministério do Trabalho. A entidade é composta por vinte e quatro sindicatos, com escritórios em Brasília (DF) e em Recife (PE).

AGRONEGÓCIO

Com apenas 22 anos e aproveitando a base ofertada pelo curso, Tatiane Tiemi Yamada acumulou experiências que alavancaram sua carreira na Adama Brasil, multinacional de capital chinês, com sede em Londrina, considerada uma das grandes indústrias do segmento agroquímico, presente em mais de 120 países. Fluente em inglês e espanhol, Tatiane retorna ao trabalho no próximo mês, depois de cumprir a licença maternidade, reassumindo o cargo de assistente de gestão de recursos humanos, subordinada diretamente a uma gerente do setor.

Formada no ano passado, a rápida trajetória profissional é resultado da determinação e preparo obtido durante a graduação. Ela conta que entrou na UEL em 2014, com apenas 17 anos, convencida de que tinha feito a escolha certa. Tatiane conta que sempre gostou de idiomas e que tinha facilidade para comunicação.

"Entrei de cabeça para vivenciar todas as experiências. Logo no primeiro ano fiz questão de participar da empresa júnior do curso e em fevereiro já estava estagiando na área", recorda. O primeiro estágio foi no Instituto Agronômico do Paraná, onde participou da estruturação da Secretaria de Pós-graduação. Foram cerca de dois anos de uma experiência que considerou fundamental para a carreira e o aprendizado. Foi aí que entendeu que poderia se consolidar no segmento do agronegócio.

O segundo estágio foi na própria Adama, como assistente da secretaria da diretoria. Nesta função ela se reportava às cinco secretárias executivas dos diretores presidente, de operações e logística, financeiro, e de recursos humanos e marketing. Neste tempo teve uma vivência importante cobrindo as férias das secretárias, quando pôde trafegar pelos vários setores da empresa. Foi aí que surgiu uma oportunidade no chamado Programa de Fidelização de Clientes, ligado à diretoria de recursos humanos e marketing.

Ela passou pelo processo de transição e acabou contratada pela empresa, aproveitando o suporte que a organização oferece aos colaboradores. Atualmente ela está estudando Engenharia Agronômica, com foco em continuar o crescimento profissional na empresa. Para Tatiane, a rápida progressão se deve não só à capacidade de absorver e se adaptar, mas a uma característica que aprendeu ainda nas salas de aula na graduação. Foi lá que ela conheceu o termo profissional multifacetado, que reúne diversos talentos, somando várias habilidades e a capacidade de exercer atividades plurais, não ficando vedado a apenas uma função.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.393. Confira a edição completa:




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