Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 18 de Agosto de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
15/05/2019  

Calçadão da Extensão mostra impacto dos projetos da UEL

Agência UEL

Alunos do curso de Enfermagem, do CCS: aferição da pressão arterial no Calçadão

Integrantes de cerca de 55 projetos da UEL participaram nesta quarta-feira (15) do 2º Calçadão da Extensão e da Cultura, realizado em frente ao Cine Teatro Universitário Ouro Verde, no Centro de Londrina, como estratégia para melhorar a visibilidade dos serviços prestados nas várias áreas do conhecimento. Os projetos foram expostos em estandes montados no Calçadão para que estudantes e professores pudessem fazer um corpo a corpo com a população.

Além dos projetos, equipes dos órgãos de suplementares e de apoio também participaram da iniciativa, demonstrando parte das atividades que impactam a saúde, cultura e atendimento judiciário. O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, explicou que o Calçadão da Extensão foi definido antes do protesto marcado pelas entidades sindicais que representam professores e servidores das Universidades Federais, que agendaram uma manifestação pela educação nesta quarta-feira.

"A UEL está mobilizada com o país para defender o ensino, a pesquisa e a extensão, e estamos aqui propondo e mostrando a contribuição relevante que fazemos", reforçou o reitor. Segundo o reitor, a Universidade foi criada nos anos 70 para atender uma demanda social de formação de mão de obra especializada. Ele explica que a UEL ganhou força e estrutura nas últimas décadas e que hoje é importante demonstrar parte desta estrutura.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, professora Mara Solange Gomes Dellaroza, destacou que os projetos apresentados nesta quinta-feira destacam temas de interesse da sociedade como defesa dos direitos humanos, prevenção do câncer, esporte e inclusão social, pequena produção agrícola. De acordo com a pró-reitora, a Universidade mantém órgãos bastante conhecidos, como o Hospital Universitário (HU).

Alunos e professores dos nove Centros de Estudos divulgaram atividades de projetos de pesquisa e extensão da Universidade

"Estamos mostrando vários serviços realizados em diferentes locais. Podem não ser conhecidos pela cidade toda, mas atuam em lugares específicos, como escolas, distritos e até assentamentos. É uma oportunidade para mostrar para a cidade a grande quantidade de ações que desenvolvemos, mostrando o potencial de transformação que a universidade tem e quanto pode ajudar a sociedade a ter uma vida melhor, e como ela também aprende junto", definiu.

Projetos - Esta quarta-feira foi um dia diferente para a equipe do projeto "Novos Talentos", coordenado pelo professor Fábio Goulart de Andrade, do Departamento de Histologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). A proposta é levar alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Londrina e região para participar de atividades de Ciências e Biologia dentro da UEL.

A atividade consiste em apresentar conteúdos diferentes do que os estudantes tem na escola, proporcionando contato com microscópio, peças anatômicas e peças do Museu de Zoologia. O professor conta que eles fazem também atividades didáticas e brincadeiras, com o foco na aprendizagem e no contato desses alunos com a vida universitária.

O Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) também esteve presente no Calçadão da Extensão. Com mais de seis anos de atuação, o projeto atende mulheres que sofrem violência doméstica, proporcionando atendimento nos âmbitos jurídico e psicológico. A coordenadora, professora Claudete Canezin, do Departamento de Direito Privado, explica que no campo jurídico são oferecidos meios para a mulher ter segurança, afastando o agressor do lar.

Além disso, são oferecidos atendimentos psicológicos em parceria com o curso de Psicologia. "A quantidade de mulheres que já conseguimos impedir o feminicídio é muito grande. As mulheres resgatam ou ganham a sua dignidade. Elas podem viver e trabalhar dignamente", afirma.

Equipe do projeto "ABC do jogo" divulga ações e atividades

Outro projeto presente na ação foi o "ABC do jogo", que apresentou diversos jogos de tabuleiros. Segundo a professora Gisele Franco dos Santos, do Departamento de Estudos do Movimento Humano, alguns deles tiveram origem no Egito, anos antes de Cristo, como o Senet, Yote, Faborona e Mancala. Ela afirma que objetivo do projeto é retomar o contato humano com o lúdico, em jogos que fazem o resgate histórico e estimulam o conhecimento. "Brincar não é só coisa de criança. Todo ser humano tem que ter contato com o lúdico e possibilitamos isso por meio dos jogos". Segundo ela, brincar favorece a saúde mental e emocional.

As intervenções do projeto são presenciais ou por meio do ambiente virtual. A primeira é realizada com jogos e brincadeiras em instituições de ensino. A segunda opção é realizada pelo canal no Youtube, a partir da disponibilização de jogos e dinâmicas em grupo de forma didática para que sejam aplicados para qualquer área, não só na Educação Física. Segundo a professora, já são 11 mil inscritos, inclusive com acesso de pessoas de outros países, que solicitam legendas dos vídeos em inglês e espanhol.

Calçadão da Extensão movimentou o Centro de Londrina

Depoimentos - Antônio Marcos de Oliveira Almeida, servidor do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL, estava acompanhado da filha, que também brincava com os jogos do projeto. Ele se diz muito feliz em poder rever a Universidade em contato com a população. "É por meio dos projetos de extensão que se estabelece essa relação", testemunhou.

Já Fabian Bordon Trelha, diretor de Ciência e Tecnologia da CODEL, também acompanhou o evento. Ele conta que se graduou pela Universidade e afirma "o que me fez ficar em Londrina foi a UEL". Além disso, ele destaca que o evento é uma oportunidade da população conhecer em detalhes as dezenas de ações, atividades e projetos desenvolvidos por professores e alunos em Londrina e região. 

A nutricionista Jade Coltri e a mãe Terezinha de Oliveira estavam no stand da Divisão e Dietética do Hospital Universitário (HU/UEL). Eles informavam a população sobre o consumo excessivo de sódio. "É importante mostrar à população que é preciso valorizar os estudos desenvolvidos pelas universidades, inclusive com relação aos impactos positivos que a UEL traz para Londrina e região", afirmou Jade.

"Foi uma verdadeira aula. É muito bom e importante ver a quantidade de trabalhos e pesquisas que a UEL desenvolve e oferece", reforçou Terezinha Oliveira.


rodapé da notícia

  20h26 Mobilização garante crédito de R$ 8,4 milhões para pagamento de residentes
  16h27 Simpósio de Assistência Integral ao Idoso dias 12 e 13 de setembro
  16h24 Simpósio de História Militar de 27 a 30 de agosto
  15h54 CEFE recebe 5ª edição do Torneio da Federação de Atletismo do Paraná
  15h26 Fórum de Curadores debate novo olhar sobre edição 2020 do FILO
  13h05 Pró-reitor em exercício comenta prejuízos à UEL de novo corte do CNPq
  11h05 Pesquisadores da UEL e Iapar avaliam transformações da cultura cafeeira brasileira
  11h01 UEL deve perder 476 bolsas de pesquisadores do CNPq
  10h09 Sessão solene reúne 105 formandos do curso de Pedagogia
  09h01 Filo: Jovens das Artes Cênicas revisitam clássicos de Samuel Beckett
  16h43 Pró-reitoria de Recursos Humanos divulga curso sobre comunicação
  16h13 Reunião discute pagamentos de residentes das Universidades do PR
  15h47 UEL integra projeto nacional que busca antecipar riscos à saúde
  11h35 Simpósio conta com minicursos sobre Filosofia Antiga e Medieval
  10h38 Abertas inscrições de curso intensivo sobre Odontologia para Bebês
  10h05 Formandos de três cursos de graduação colam grau, no Vicente Rijo
  17h58 Professor Appoloni abre 80º Ciclo de Seminários sobre Física Nuclear
  16h08 Série 'Quem Estamos Formando?' - Ciência da Computação
  16h02 População recebe orientações sobre economia doméstica e consumo consciente
  11h10 Feirinha da Cidadania traz opções de produtos alimentícios e artesanatos
  10h16 Pesquisadores recrutam pessoas com hipersensibilidade nos dentes
  09h14 Cia. Do Tilojo abre Festival Internacional de Londrina, no Teatro Ouro Verde
  08h54 Primeiro Ano entra em cartaz no Cine Com-Tour/UEL
  08h54 Dap: Exposição Arte Londrina 7/Precipitações
  17h39 UEL forma mais de 170 profissionais em dois dias de colação de grau
  17h53 Inscrições para 4º Robolon terminam nesta quarta-feira (14)
  18h32 Projeto posiciona a Língua Inglesa como estratégia de internacionalização
  15h48 Simpósio de Assistência Integral ao Idoso está com inscrições abertas
  14h45 Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL inova em projeto pedagógico
  11h30 Mostra reforça importância e função dos insetos no meio ambiente
  11h38 Veja publicações recentes sobre proposta da Lei Geral das Universidades
  08h53 Simpósio debate Psicanálise e Prática Multidisciplinar na Saúde
  08h44 Alunos e professores levam orientação financeira à população
  17h51 SETI encaminha nova versão da Lei Geral das Universidades
  09h13 Pró-reitorias e Sebec recebem 131 bolsistas de inclusão social
  15h57 Projeto Estação Londrina promove lançamento de livro
  15h21 Série 'Quem estamos formando?' - Biotecnologia
  11h44 Obra resgata história e dramaturgia de Bodas de Café, do grupo Proteu
  11h14 Edital da Capes fomenta projetos conjuntos entre Brasil e Japão
  15h45 Teatro Ouro Verde é palco da abertura oficial do FILO 2019, dia 15
  09h41 Livro traz resultados de parceria entre UEL e Instituto Estadual de Educação
D
DESTAQUES ::.

Especialista fala de riscos globais e segurança tran

Pesquisa aponta evasão populacional em 150 distritos

Especialistas debatem gestão de resíduos sólidos no

Especialistas da UEL desatam os nós da Reforma da Pr
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br