Agência UEL de Notícias
    Londrina, Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
13/05/2019  

Pesquisa sobre artrite ganha espaço em jornal britânico

Patrícia Zanin*

Professores Isaias e Andréa Simão, atuaram também com intervenção nutricional com óleo de peixe, azeite de oliva, soja eprobióticos

Resultado de pesquisa realizado dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UEL foi tema de uma reportagem no jornal britânico Daily Mail, na edição do último dia 18 de fevereiro, com o título Cranberry juice could help toeasearthri-tispain (Suco de cranberry poderia ajudar a atenuar a dor na artrite). A matéria é assinada pela correspondente, Victoria Allen, que fez entrevista por e-mail com o professor e pesquisador do Departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, Isaias Dichi, sobre o estudo que sugere que meio litro/dia de suco de cranberry de baixa caloria pode ajudar mulheres com artrite reumatoide. O cranberry é uma fruta vermelha, também conhecida por oxicoco, que vem se tornando famosa no Brasil por seus benefícios à saúde.

Estima-se que a doença atinja cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil. Sem causas definidas, a artrite reumatoide é doença autoimune, crônica e afeta as articulações, principalmente das mãos e dos pés. Com incidência maior em mulheres, tende a se manifestar entre os 30 e os 50 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrite reumatoide (AR) é uma doença sistêmica que não se restringe somente às articulações, mas atinge também órgãos internos como pulmão e coração. A disseminação para outros órgãos se deve à própria característica inflamatória da AR e os medicamentos usados no tratamento, quando utilizados em doses altas e por muito tempo.

De acordo com a pesquisa realizada, pacientes do sexo feminino que tomaram o suco de cranberry por três meses mostraram menores níveis de anticorpos que atacam o sistema imune e danificam as articulações. Elas relataram menos inchaço e sensibilidade à dor. Os antioxidantes presentes no cranberry previnem algumas das reações que causam dor e rigidez matinal nas pacientes com artrite reumatoide.

As doenças do sistema osteomuscular (que inclui a artrite reumatoide) e do tecido conjuntivo são a segunda causa de gastos com auxílio-saúde no País, com 19,1% dos casos. Em primeiro lugar, com 31%, estão as lesões. Transtornos mentais e comportamentais respondem pela terceira causa, com 8,9% dos gastos. Os dados são da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda e estão no 1º Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade de 2017. O boletim analisou a concessão de auxílio-saúde de 2012 a 2016.

O texto do Daily Mail que remete à pesquisa de Londrina relata parte da tese de doutorado de Nataly Simões Bandiera Thimoteo, com orientação do professor Isaias e coorientação da professora Andréa Name Colado Simões. As pesquisas com suco de cranberry na UEL começaram em 2010 e têm trazido resultados também ligados à Síndrome Metabólica.

Um dos estudos, de Tathiana Name Colado Simão (in memorian), em 2012, demonstrou que o consumo do suco por 60 dias, além de bem tolerado pelos pacientes, foi capaz de melhorar alguns fatores de risco cardiovascular. A Síndrome Metabólica é um transtorno patológico complexo que inclui resistência à insulina, hipertensão arterial, adiposidade visceral e dislipidemia, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.                       
      
Pacientes do sexo feminino que tomaram o suco de cranberry por três meses mostraram menores níveis de anticorpos que atacam o sistema imune e danificam as articulações
      

O grupo de pesquisa coordenado pelos Professores Isaias (Departamento de Clínica Médica) e Andréa Simão (Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas) atua também com intervenção nutricional com óleo de peixe, azeite de oliva, soja eprobióticos.

Desde que as pesquisas iniciaram, o trabalho multiprofissional conta com os seguintes especialistas: Nataly Simões BandieraThimóteo e Elis Fatel (nutricionistas), Tatiana Mayumi Veiga Iryioda e Isaias Dichi (médicos); Daniela Frizon Alfieri, BrunnaEmanuella França Rego, Bruna MiglioranzaScavuzzi, Marcel Alysson BatistiLozovoy e Andréa Name.

Além da UEL, por meio do Laboratório de Pesquisa emImunologia Aplicada; Departamento de Clínica Médica e Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicologia, os pesquisadores são ligados ao Departamento de Reumatologia e Imunologia da Universidade de Michigan (EUA) e Departamento de Nutrição da Universidade Federal Fronteira Sul (Brasil).

NUTRIÇÃO DA UEL

O professor Isaias Dichi é um dos responsáveis pelo projeto do curso de Nutrição da UEL, aprovado na universidade em 2010 e autorizado pelo governo do Estado em dezembro de 2018. A primeira turma será ofertada a partir de 2020, junto com o novo curso de Biotecnologia. O projeto de criação de Nutrição também é assinado por Jane Bandeira Dichi, Clísia Mara Carreira e Lucia Miglioranza.

O decreto que autoriza oficialmente o curso foi assinado dia 12 de dezembro pela então governadora Cida Borghetti. A nova graduação atenderá 40 alunos, em período integral e duração de quatro anos. De acordo com o reitor Sérgio Carvalho, o curso causará baixo impacto financeiro, uma vez que será possível utilizar parte da infraestrutura que a Universidade já dispõe.

O profissional de Nutrição tem atuação relacionada à área de saúde, indústria, prestação de serviços, agricultura e pesquisa. O curso será ligado academicamente ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL. As matérias específicas de Nutrição no vestibular serão Biologia, Química e Português.

*Jornalista da Rádio UEL FM

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.393. Confira a edição completa:




rodapé da notícia

  12h56 Pronto-Socorro da Clínica Odontológica suspende atendimento noturno
  11h18 Grupo de Percussão da UFP faz apresentação no Teatro Ouro Verde
  09h46 Abertas inscrições para aluno especial em duas especializações
  08h46 Colóquio discute os temas organização e informação do conhecimento
  18h46 Administração da UEL toma medidas para manter Carga Horária de Professores Temporários
  17h05 Pronto Socorro Odontológico suspende atendimento emergencial noturno
  15h29 Ouro Verde recebe programação diversificada do Festival Internacional de Música
  14h27 Projeto desenvolve raciocínio lógico com uso de jogos de tabuleiros
  09h59 Exame de Desempenho dos Estudantes avalia 13 cursos de graduação da Universidade
  16h15 Cinco estudantes da UEL integram o Parlamento Universitário 2019
  15h59 Programa oferta bolsas de intercâmbio para 19 instituições de seis países
  14h28 Equipamentos médicos no valor de R$ 700 mil são furtados do HU
  11h41 Abertas inscrições para aluno especial em 61 programas de mestrado e doutorado
  10h55 Inscrições para isenção ou desconto da taxa do Vestibular via NIS/CadÚNICO terminam sexta (19)
  11h12 Água de Moringa é atração do Festival Internacional de Música
  17h02 Servidores da UEL retomam atividades administrativas nesta quinta-feira (18)
  16h18 Museu de Ciência e Tecnologia/UEL reserva espaço para a ciência "show" e interativa
  15h55 CNPq lança chamada de bolsas no país e exterior para apoiar pesquisas
  11h14 Pesquisa aponta evasão populacional em 150 distritos do Paraná
  17h51 Programas de IC e Iniciação Tecnológica somam 475 bolsas
  16h08 Professores do curso de Odontologia lançam livro sobre saúde bucal no PR
  15h37 Curso incentiva diálogo sobre educação sexual na educação básica
  15h35 Festival de Dança de Londrina abre inscrições para espetáculos
D
DESTAQUES ::.

Especialistas da UEL desatam os nós da Reforma da Pr

Pesquisa conclui maior vulnerabilidade das aves do P

Pesquisa compara sistemas de cultivo do tomate

Jornal Notícia - 1.396
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br