Londrina, Domingo, 19 de Maio de 2019 -  Busca

22/04/2019

Parâmetros Visuais para escritórios de Design

José de Arimathéia

Professora Cristiane Affonso: "Observamos uma grande lacuna, uma falta de publicações direcionadas a este campo, tanto no Brasil quanto fora"

Desde seu terceiro ano de faculdade, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a professora Cristiane Affonso de Almeida (Departamento de Design) se encantou com a Ergonomia, o estudo das relações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema (máquinas, mobiliário, etc.) com o objetivo de lhes proporcionar conforto e segurança.

Em seu Mestrado, na Universidade Estadual Paulista (Bauru), concluído em 2003, analisou aspectos ergonômicos e da usabilidade das pegas e empunhaduras das embalagens alimentícias. No Doutorado, também na Unesp (Botucatu), defendido em 2007, elaborou um Guia de Parâmetros Ergonômicos para indústrias fabricantes de embalagens plásticas para agrotóxicos, levando em conta aspectos como usabilidade e sustentabilidade.

Esta foi parte da trajetória que culminou na criação do projeto "Guia de Parâmetros Ergonômicos Visuais para Escritórios de Design", coordenado por ela, e que conta com a participação de estudantes de graduação do curso de Design Gráfico da UEL. O projeto vem sendo executado há quase dois anos e tem como objetivo geral oferecer, com o Guia, uma referência bibliográfica prática e aplicável, de fácil consulta, para profissionais de Design, Arquitetura e quaisquer outros que atuam em áreas afins ou se interessem pelo tema. "Observamos uma grande lacuna, uma falta de publicações direcionadas a este campo, tanto no Brasil quanto fora. Encontramos materiais 'pulverizados'", expõe a professora.

Todo o levantamento teórico proposto pelo projeto foi realizado e, depois dele, a professora foi a campo: entrevistou profissionais de mais de 10 escritórios de Design de Londrina para saber deles o que se espera de um Guia desta natureza. Toda a pesquisa de campo já está tabulada. O público principal prefere formato digital (e-book ou aplicativo, por exemplo) e que contenha informações sobre acuidade visual, cores, legibilidade e leiturabilidade (fontes, entrelinhamentos, disposição em colunas), entre outros pontos. A experiência da professora no mercado, segundo ela, foi de grande ajuda nesta fase.

Cristiane informa que existem fórmulas, regras e até uma hierarquia, que levam em conta - por exemplo - o tamanho das letras em razão da distância da leitura. Cada trabalho, ou seja, cada contexto, pede um tratamento específico. Assim, de uma apresentação em Powerpoint até uma sinalização em hospital; de um cartaz de cinema até outdoors, ou mesmo mídias digitais, há muitas questões técnicas e funcionais a considerar no uso de fontes, cores, programação visual. Num material dirigido a idosos, por exemplo: deve-se saber que, com a idade, as pessoas começam a enxergar mais amarelado, por isso cores contrárias (como o azul) devem ser evitadas. Num outdoor, deve-se sempre lembrar de que, se bem concebido, pode ser lido tanto durante o dia quanto à noite - afinal, o anúncio que só é visto metade do tempo não é tão eficiente. Já as sinalizações de trânsito devem ficar a uma dada altura, e levar em conta que são lidos em velocidade, para também alcançar máxima eficiência. Os exemplos são inúmeros.

De uma apresentação em Power Point até uma sinalização em hospital; de um cartaz de cinema até outdoors, ou mesmo mídias digitais, há muitas questões técnicas e funcionais a considerar no uso de fontes, cores, programação visual

Vale a pena lembrar que, embora haja todo um conjunto de regras, visando conforto e segurança, há muito espaço para o belo nas criações. Nem sempre se pensa nisso - aqueles quadrados vermelhos abaixo dos extintores ou as tarjas amarelas que indicam risco de choque elétrico são mais funcionais do que estéticos - mas, como afirma Cristiane, "a Ergonomia não perde o belo. Ajuda-o. Mas é preciso lembrar que o belo pode não ser legível à noite, na penumbra, ou sob luzes de um farol de automóvel". Então, também há espaço para mais pesquisa, diz a professora.

MACROERGONOMIA

A professora explica que adota os princípios da Macroergonomia, vertente surgida décadas atrás e de visão mais ampliada, que considera aspectos físicos, ambientais, cognitivos e organizacionais. "É uma perspectiva mais sistêmica, observa as causas e não só as consequências", acrescenta. No Brasil, atualmente vige a Norma Regulamentadora 17, que "estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente". A NR 17 vem continuamente sendo atualizada e melhorada, mas ainda há o que avançar.

RESULTADOS

Segundo Cristiane, o formato final do Guia ainda não está definido, mas ele está sendo preparado tanto para consulta pelos profissionais quanto para pesquisadores e uso didático, em sala de aula. Além disso, os participantes do projeto estão produzindo artigos para publicação. E a professora estará, no final de maio, no XIX Congresso Brasileiro de Ergonomia e XII Fórum de Certificação do Ergonomista, promovido pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), e que será realizado em Curitiba. Lá, ela participará de uma mesa redonda.

17h07 Pró-reitores discutem ações colegiadas de apoio ao ensino de Espanhol
  16h38 Prorh divulga curso sobre trabalho em equipe e gerenciamento de conflitos
  16h15 Mostra de Pesquisa em Saúde tem submissão de trabalhos até dia 31
  15h32 Curso trata das ameaças na preservação de peixes da região