Agência UEL de Notícias
    Londrina, Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
22/04/2019  

Parâmetros Visuais para escritórios de Design

José de Arimathéia

Professora Cristiane Affonso: "Observamos uma grande lacuna, uma falta de publicações direcionadas a este campo, tanto no Brasil quanto fora"

Desde seu terceiro ano de faculdade, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a professora Cristiane Affonso de Almeida (Departamento de Design) se encantou com a Ergonomia, o estudo das relações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema (máquinas, mobiliário, etc.) com o objetivo de lhes proporcionar conforto e segurança.

Em seu Mestrado, na Universidade Estadual Paulista (Bauru), concluído em 2003, analisou aspectos ergonômicos e da usabilidade das pegas e empunhaduras das embalagens alimentícias. No Doutorado, também na Unesp (Botucatu), defendido em 2007, elaborou um Guia de Parâmetros Ergonômicos para indústrias fabricantes de embalagens plásticas para agrotóxicos, levando em conta aspectos como usabilidade e sustentabilidade.

Esta foi parte da trajetória que culminou na criação do projeto "Guia de Parâmetros Ergonômicos Visuais para Escritórios de Design", coordenado por ela, e que conta com a participação de estudantes de graduação do curso de Design Gráfico da UEL. O projeto vem sendo executado há quase dois anos e tem como objetivo geral oferecer, com o Guia, uma referência bibliográfica prática e aplicável, de fácil consulta, para profissionais de Design, Arquitetura e quaisquer outros que atuam em áreas afins ou se interessem pelo tema. "Observamos uma grande lacuna, uma falta de publicações direcionadas a este campo, tanto no Brasil quanto fora. Encontramos materiais 'pulverizados'", expõe a professora.

Todo o levantamento teórico proposto pelo projeto foi realizado e, depois dele, a professora foi a campo: entrevistou profissionais de mais de 10 escritórios de Design de Londrina para saber deles o que se espera de um Guia desta natureza. Toda a pesquisa de campo já está tabulada. O público principal prefere formato digital (e-book ou aplicativo, por exemplo) e que contenha informações sobre acuidade visual, cores, legibilidade e leiturabilidade (fontes, entrelinhamentos, disposição em colunas), entre outros pontos. A experiência da professora no mercado, segundo ela, foi de grande ajuda nesta fase.

Cristiane informa que existem fórmulas, regras e até uma hierarquia, que levam em conta - por exemplo - o tamanho das letras em razão da distância da leitura. Cada trabalho, ou seja, cada contexto, pede um tratamento específico. Assim, de uma apresentação em Powerpoint até uma sinalização em hospital; de um cartaz de cinema até outdoors, ou mesmo mídias digitais, há muitas questões técnicas e funcionais a considerar no uso de fontes, cores, programação visual. Num material dirigido a idosos, por exemplo: deve-se saber que, com a idade, as pessoas começam a enxergar mais amarelado, por isso cores contrárias (como o azul) devem ser evitadas. Num outdoor, deve-se sempre lembrar de que, se bem concebido, pode ser lido tanto durante o dia quanto à noite - afinal, o anúncio que só é visto metade do tempo não é tão eficiente. Já as sinalizações de trânsito devem ficar a uma dada altura, e levar em conta que são lidos em velocidade, para também alcançar máxima eficiência. Os exemplos são inúmeros.                       
      
De uma apresentação em Power Point até uma sinalização em hospital; de um cartaz de cinema até outdoors, ou mesmo mídias digitais, há muitas questões técnicas e funcionais a considerar no uso de fontes, cores, programação visual
      
Vale a pena lembrar que, embora haja todo um conjunto de regras, visando conforto e segurança, há muito espaço para o belo nas criações. Nem sempre se pensa nisso - aqueles quadrados vermelhos abaixo dos extintores ou as tarjas amarelas que indicam risco de choque elétrico são mais funcionais do que estéticos - mas, como afirma Cristiane, "a Ergonomia não perde o belo. Ajuda-o. Mas é preciso lembrar que o belo pode não ser legível à noite, na penumbra, ou sob luzes de um farol de automóvel". Então, também há espaço para mais pesquisa, diz a professora.

MACROERGONOMIA

A professora explica que adota os princípios da Macroergonomia, vertente surgida décadas atrás e de visão mais ampliada, que considera aspectos físicos, ambientais, cognitivos e organizacionais. "É uma perspectiva mais sistêmica, observa as causas e não só as consequências", acrescenta. No Brasil, atualmente vige a Norma Regulamentadora 17, que "estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente". A NR 17 vem continuamente sendo atualizada e melhorada, mas ainda há o que avançar.

RESULTADOS

Segundo Cristiane, o formato final do Guia ainda não está definido, mas ele está sendo preparado tanto para consulta pelos profissionais quanto para pesquisadores e uso didático, em sala de aula. Além disso, os participantes do projeto estão produzindo artigos para publicação. E a professora estará, no final de maio, no XIX Congresso Brasileiro de Ergonomia e XII Fórum de Certificação do Ergonomista, promovido pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), e que será realizado em Curitiba. Lá, ela participará de uma mesa redonda.


rodapé da notícia

  15h52 Universidade necessita da liberação da carga horária para contratação de professores
  16h40 Concluintes de especializações Ead apresentam trabalhos finais
  16h12 Prefeitura do Campus finaliza estrutura para instalação de usina fotovoltaica
  12h56 Pronto-Socorro da Clínica Odontológica suspende atendimento noturno
  15h52 Especialistas debatem gestão de resíduos sólidos no Brasil
  11h18 Grupo de Percussão da UFP faz apresentação no Teatro Ouro Verde
  09h46 Abertas inscrições para aluno especial em duas especializações
  08h46 Colóquio discute os temas organização e informação do conhecimento
  18h46 Administração da UEL toma medidas para manter Carga Horária de Professores Temporários
  17h05 Pronto Socorro Odontológico suspende atendimento emergencial noturno
  15h29 Ouro Verde recebe programação diversificada do Festival Internacional de Música
  14h27 Projeto desenvolve raciocínio lógico com uso de jogos de tabuleiros
  17h45 ENADE avalia 13 cursos de graduação da Universidade
  16h15 Cinco estudantes da UEL integram o Parlamento Universitário 2019
  15h59 Programa oferta bolsas de intercâmbio para 19 instituições de seis países
  14h28 Equipamentos médicos no valor de R$ 700 mil são furtados do HU
  17h44 Inscrições abertas: aluno especial para 61 programas
  10h55 Inscrições para isenção ou desconto da taxa do Vestibular via NIS/CadÚNICO terminam sexta (19)
  11h12 Água de Moringa é atração do Festival Internacional de Música
  17h02 Servidores da UEL retomam atividades administrativas nesta quinta-feira (18)
  16h18 Museu de Ciência e Tecnologia/UEL reserva espaço para a ciência "show" e interativa
  15h55 CNPq lança chamada de bolsas no país e exterior para apoiar pesquisas
  11h14 Pesquisa aponta evasão populacional em 150 distritos do Paraná
  17h51 Programas de IC e Iniciação Tecnológica somam 475 bolsas
  16h08 Professores do curso de Odontologia lançam livro sobre saúde bucal no PR
  15h37 Curso incentiva diálogo sobre educação sexual na educação básica
  15h35 Festival de Dança de Londrina abre inscrições para espetáculos
D
DESTAQUES ::.

Especialistas debatem gestão de resíduos sólidos no

Especialistas da UEL desatam os nós da Reforma da Pr

Pesquisa conclui maior vulnerabilidade das aves do P

Pesquisa compara sistemas de cultivo do tomate
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br