Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

11/02/2019

Departamento promove em agosto Simpósio Nacional de História Militar

Estão abertas as inscrições do IV Simpósio Nacional de História Militar, que será realizado de 27 a 30 de agosto deste ano, no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). Inscrições até 23 de agosto no endereço Simpósio Nacional/História Militar . A programação prevê simpósios temáticos, minicursos e mesas-redondas, que abordarão temas como História das Guerras, Militares na Política e Teoria, Metodologia e Fontes de Pesquisa em História Militar.

O objetivo é reunir profissionais da área das ciências humanas e ciências sociais dedicados à pesquisa e à docência da História Militar em suas diversas abordagens, incluindo investigadores de diferentes origens civis e militares e de distintas instituições, interessados em apresentar e discutir os seus trabalhos de pesquisa.

O Simpósio também pretende estimular a participação de estudantes de graduação e pós-graduação. Eles irão discutir trabalhos e conhecer perspectivas e possibilidades teóricas e metodológicas da História Militar. Desse modo, também serão discutidos novos caminhos e novas abordagens da História Militar, bem como as dimensões no presente e discutir o papel dos militares e das forças armadas na política, na cultura e na sociedade.

O Simpósio é organizado pelo Departamento de História do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), sob a coordenação do professor de História Moderna e Contemporânea, José Miguel Arias Neto, com apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX), Programa de Pós-Graduação em História Social da UEL e os Grupos de Trabalhos da Associação Nacional de História (ANPUH) dos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Mais informações pelo e-mail ivsnhm@gmail.com.